Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu
revestimento para a varanda

8 dicas para escolher o revestimento ideal para a varanda

Dicas Pointer
Autor: Pointer - Data:

Escolher o revestimento do piso para a varanda de uma casa é uma tarefa muito importante. Afinal, essa área externa é bastante versátil — podendo ser um lugar com plantas, uma região para descanso ou até mesmo uma parte gourmet da residência — e, por isso, requer harmonia na combinação de todos esses elementos. Além disso, selecionar o material errado para revestir a sua varanda pode prejudicar o projeto e até mesmo causar acidentes.

A fim de ajudá-lo a tomar as decisões corretas, evitando desgastes e dores de cabeça, apresentaremos 8 dicas de como escolher o revestimento certo para a sua varanda!

1. Determine qual será a função da varanda

 revestimento para varanda

Varanda elegante revestida com porcelanato que reproduz madeira

Antes de mais nada, o aspecto determinante é a funcionalidade da varanda. Será um ambiente relax ou de trabalho? Os planos envolvem cozinhar e fazer churrascos? Crianças ou animais de estimação também vão usufruir do espaço? Tudo isso deve ser considerado na escolha, a fim de equilibrar estética, segurança, facilidade de limpeza, manutenção e durabilidade da sua decoração.

Em uma varanda que seja mais aconchegante — com uma boa poltrona para descansar depois do trabalho — pede um piso que seja mais acolhedor, como a cerâmica que reproduz madeira. Esse revestimento combina muito bem com uma decoração composta por uma poltrona confortável e uma parede com um jardim vertical. Outra opção é harmonizar esse piso com um ambiente de vidro, para garantir um ar mais moderno ao ambiente.

Já a opção de montar uma varanda gourmet, para alguns churrascos de fim de semana ou lanches da tarde, exige outra configuração. Pela utilização do espaço, há o risco de o ambiente ficar engordurado ou que líquidos caiam no chão. Nesse caso, é recomendável optar por um revestimento impermeável, como alguns tipos de cerâmica ou porcelanato.

Uma boa maneira de decorar uma varanda gourmet é colocar tijolinhos aparentes na parede e harmonizar com um piso escuro, preferencialmente com alguma textura que reproduza a pedra. Uma boa opção é o Atacama Grafite, por exemplo. Essa combinação dá um ar rústico e, ao mesmo tempo, aconchegante para um ambiente de confraternização e refeições.

2. Avalie as opções de acordo com o uso

Decisão tomada, é hora de saber quais tipos de materiais vão atender melhor ao seu projeto. Mas, independentemente disso, não se esqueça de que a varanda, na maior parte das vezes, é um lugar exposto ao sol e à umidade. Pensando nesse critério, as cerâmicas e porcelanatos impermeáveis são boas opções.

Em primeiro lugar, porque esses revestimentos são produzidos com fornos que chegam a 1.300ºC, então não são afetados pelo calor como outros materiais. Em segundo lugar, porque a impermeabilidade deles é uma ótima maneira de lidar com a água da chuva. Além disso, esses pisos são frios e têm boa capacidade de dissipação de calor, ideais para locais de muita incidência da luz solar.

Outro elemento a ser considerado é a quantidade de tráfego na varanda e a resistência do revestimento em relação a isso. Quanto mais móveis, mais gente andando pelo espaço e maior frequência de uso, maior será a exigência em cima do piso.

Por causa disso, é essencial que o revestimento escolhido para sua varanda tenha resistência adequada à demanda que será exigida. As cerâmicas e porcelanatos são classificados em relação a resistência ao impacto pelo índice PEI. Se for escolher um desses materiais, procure antecipar qual o nível de exigência para a sua varanda e adquira peças que cumprem os requisitos para o seu projeto.

3. Considere os fatores mais importantes

Há alguns pontos fundamentais ao definir o revestimento para varanda. A decisão precisa observar a segurança, a durabilidade, o conforto, a manutenção, a drenagem e as condições climáticas. No quesito segurança, é muito importante pensar em pisos com resistência ao escorregamento, principalmente por causa de crianças, animais de estimação ou pessoas idosas circulando no local.

Um porcelanato polido, por exemplo, não é uma opção interessante para a varanda, pois fica muito escorregadio quando está molhado. A mesma coisa para pedras naturais. Outro material que não funciona muito bem na varanda é a madeira natural, pois ela absorva a água da chuva e pode empenar.

Nesse caso, opte por algum material impermeável com acabamento fosco, para não absorver a água e nem ser escorregadio. Algumas opções são o Cimento Cinza, Falésia Platina ou o Neo Barroco Azul. O legal é que cada uma dessas opções combina com uma decoração diferente.

O Cimento Cinza, por exemplo, é um piso neutro e muito versátil. Tanto a varanda ao estilo industrial (com tijolinhos aparentes na parede), como uma mais contemporânea (com azulejos nos muros e plantas pelo ambiente), harmonizam bem com essa peça. Já a Falésia Platina tem uma textura e aparência mais características e, por isso, se beneficiaria de uma decoração mais escura, que desse destaque à sua estética.

Já o Neo Barroco Azul é uma opção muito interessante. Aplicado nas paredes, é uma escolha ao mesmo tempo conservadora e moderna: ao mesmo tempo que traz cor e uma estética atualizada, ainda assim é inspirado nos azulejos portugueses. É como uma modernização do clássico. Funciona muito bem em ambientes de refeições, como uma varanda gourmet.

Por falar nisso, as varandas para churrascos e outras refeições apresentam uma característica específica: presença de muitos elementos que sujam, como a gordura, carvão, poeira e comida.. Nesse caso, é imprescindível pensar em peças que não apresentem muita porosidade, já que quanto mais poroso for o revestimento, mais suscetível à manchas.

4. Pesquise os melhores revestimentos para varanda

As pedras naturais se destacam pela beleza e acabamento rústico. Nas varandas com muitas plantas, por exemplo, elas podem complementar o visual. Em contrapartida, esses revestimentos têm alta porosidade, fazendo com que sua limpeza e manutenção se torne mais difícil. Além disso, esse tipo de material não é muito versátil e está na lista dos revestimentos mais caros do mercado.

As cerâmicas são opções bem mais populares para os espaços externos, devido às suas características. Além de serem impermeáveis, elas podem ser encontradas em diferentes tipos de padrões, cores e designs. O preço em conta desse tipo de material também é outro atrativo que vale a pena ser analisado.

Você já viu alguns exemplos de cerâmicas nesse artigo, mas existem muitas outras opções a ressaltar. Existe um modelo para cada tipo de projeto: para quem gosta de estampas, por exemplo, pode se divertir bastante com a Linha Patchwork. Uma alternativa interessante é apostar no visual da madeira, com as linhas Lenho, Mediterranea e Tropicalia.

Quanto aos porcelanatos, eles são uma grande tendência no mercado, devido às novas tecnologias, que ampliaram a gama de opções dessas peças. Outras características positivas dos porcelanatos são: a boa resistência e durabilidade, aguentando bastante tráfego, o fato de ser encontrado em diferentes formatos e tamanhos, e a facilidade de manutenção, bastando uma vassoura e um pano úmido para realizar a limpeza diária do revestimento.

5. Harmonize a decoração da varanda

Depois de escolher a melhor opção de revestimento para varanda, é hora de deixar esse ambiente com a cara que você sempre sonhou! Por isso, confira algumas sugestões interessantes!

Em pequenos espaços

Seu lar é pequeno? Ainda assim ele pode ser charmoso e prático! Para isso, busque móveis dobráveis, monte um jardim vertical, pendure lanternas, instale prateleiras para abrigar velas e objetos de decoração.

Em varandas gourmet

Como será usado para cozinhar e comer, o ambiente vai pedir mesa, cadeiras, armários para guardar utensílios culinários, cooktop ou churrasqueira, além de uma geladeira ou frigobar. Além disso, como esse é um local para reunir pessoas, procure conciliar funcionalidade e beleza, sem esquecer de que a varanda deve dialogar com a decoração de toda a casa.

Em espaços relax ou home office

Nada melhor do que ter um cantinho em casa para se esquecer do mundo ou para trabalhar com tranquilidade, concorda? Se quiser relaxar, uma preguiçosa rede ou uma chaise com almofadas são convidativas para ouvir música, curtir um bom livro ou saborear uma taça de vinho. Se o ambiente é de trabalho, além de montar um espaço agradável e bonito, também é preciso se pensar na praticidade. Por isso, pontos de energia, nichos, prateleiras e uma boa iluminação serão fundamentais.

6. Considere a manutenção e limpeza da varanda

Sempre que falamos de escolher um bom revestimento para algum cômodo da casa, precisamos pensar a respeito de um aspecto importante do dia a dia: a limpeza e manutenção das peças. A chuva e o vento, por exemplo, trazem sujeiras para a varanda. Além disso, as refeições no ambiente também podem engordurar o piso.

Opções como madeira, pedras naturais e outros revestimentos de alta porosidade são definitivamente mais difíceis de limpar e exigem cuidados mais específicos. Os mais fáceis de manter são aqueles de baixa porosidade e alta impermeabilidade, como cerâmica ou porcelanato. O processo envolve normalmente uma vassoura com cerdas macias, para não riscar, e um pano úmido em uma solução de 5 litros de água com uma colher de sopa de sabão ou detergente neutro é o suficiente.

 revestimento para varanda

Área externa clean decorada com mini jardim vertical

7. Atente para o tamanho da varanda e das peças do piso

Existem pisos para varanda em diferentes tamanhos e formatos — retangulares, quadrados e até mesmo com formatos geométricos mais diferenciados. Por isso, na hora de escolher o piso para a varanda, é preciso analisar o tamanho da sua área e qual o tipo de piso mais adequado, a fim de evitar retalhamentos na peça e gastos desnecessários.

8. Leve em conta a resistência do piso ao escolher

Imagine que você terminou a sua varanda. O tempo passa e a luz do Sol começa a afetar o revestimento. Quando o piso não é muito resistente para essas situações, ele vai soltar da argamassa e poderá trincar. Desse modo, poucos meses depois da reforma, você precisará trocar o piso, podendo procurar uma peça semelhante para comprar, sem ter sucesso. Decepcionante, concorda? Por isso, considere a resistência do revestimento, verificando as condições do fabricante.

Deu para ver que escolher o piso para varanda é muito importante, não é mesmo? Afinal, o revestimento selecionado pode impactar no conforto dos moradores e na beleza do lugar!

Agora que você já está mais preparado para escolher o piso certo para sua varanda, que tal entrar em contato com a gente para saber como podemos ajudar nessa tarefa?