Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

Argamassa Polimérica: conheça a argamassa com pegada ecológica

Dicas Pointer
Autor: Pointer - Data:

Se você está construindo, reformando, ou simplesmente tem curiosidade por esse universo, deve ter ouvido falar na argamassa polimérica.

Esse é um material de construção que surgiu para trazer mais benefícios com relação à argamassa comum, além de ter uma pegada sustentável.

Quer entender mais sobre esse tema? Acompanhe a leitura e tire suas dúvidas!

O que é argamassa polimérica?

A argamassa polimérica é, na prática, muito semelhante ao material comum. No entanto, ela reúne uma mistura de polímeros, cimentos e agregados minerais, resultando em um composto altamente aderente e resistente.

Esses polímeros são derivados de biomassas. Ou seja, de compostos de restos de plantas e outros insumos que antes seriam descartados. Portanto, a argamassa polimérica ajuda a reduzir o lixo produzido pelo agronegócio.

Sua formulação específica confere propriedades singulares, tornando o material ideal para diversas aplicações na construção civil.

Vantagens

argamassa polimérica

Material pode ser usado em piscinas, como no projeto com Atol Patacho, da linha Atol, e Iberica Design Deck, da linha Iberica

  • Alta aderência: a argamassa polimérica adere facilmente a uma variedade de superfícies. Incluindo concreto e cerâmica. Isso garante uma fixação sólida e durável, reduzindo o risco de desprendimento ou descolamento.
  • Flexibilidade: devido à presença de polímeros em sua formulação, a argamassa polimérica tem uma certa flexibilidade. Isso permite que ela acompanhe eventuais movimentações estruturais, sem que haja rachaduras ou fissuras. Portanto, é ideal para áreas sujeitas a vibrações ou variações térmicas.
  • Impermeabilidade: a capacidade de repelir a água é uma característica fundamental da argamassa polimérica. Sua formulação impermeável protege as superfícies contra infiltrações, umidade e bolor. Sendo assim, é especialmente indicada para áreas molhadas, como banheiros, cozinhas e piscinas.
  • Resistência química: graças aos aditivos especiais, a argamassa polimérica é altamente resistente a produtos químicos agressivos, como ácidos, solventes e produtos de limpeza abrasivos. Isso a torna uma escolha ideal para ambientes sujeitos a exposição a substâncias corrosivas.
  • Facilidade de aplicação: é de fácil preparo e aplicação, podendo ser utilizada tanto em obras de grande porte quanto em pequenos reparos ou projetos de DIY (faça você mesmo). Sua consistência homogênea e maleável permite um manuseio simplificado e uma aplicação uniforme.
  • Secagem rápida: em comparação com as argamassas convencionais, a versão polimérica tem um tempo de secagem significativamente mais rápido. Isso agiliza o processo de construção ou reforma, permitindo que as áreas trabalhadas sejam utilizadas em menos tempo.
  • Durabilidade: por ser resistente a diversos fatores como umidade, variações climáticas e agentes químicos, a argamassa polimérica oferece uma excelente durabilidade, garantindo uma aparência estética e funcional por longos períodos sem a necessidade de manutenção frequente.

Desvantagens

  • Custo: em geral, a argamassa polimérica tende a ser mais cara do que as argamassas convencionais à base de cimento. Entretanto, como tem maior rendimento, pode não impactar no orçamento da obra.
  • Compatibilidade: Em alguns casos, a argamassa polimérica pode não ser indicada com todos os tipos de materiais ou superfícies, como é o caso da alvenaria estrutural.
  • Resistência mecânica e aos raios solares: embora a flexibilidade da argamassa polimérica seja uma vantagem em muitos casos, em algumas situações, como em áreas expostas ao sol ou com alto tráfego, o material pode desgastar mais rapidamente.
  • Experiência necessária: a aplicação correta da argamassa polimérica pode exigir habilidades específicas e experiência por parte do aplicador. Erros na preparação ou aplicação podem comprometer a eficácia e a durabilidade do material.

Para que serve a massa polimérica?

As aplicações da argamassa polimérica são vastas. É possível usar tanto em pisos quanto em paredes.

Isso vale desde que a superfície receba uma proteção física ou mecânica, como um revestimento cerâmico. Isso vale, inclusive, para áreas como banheiros e piscinas de alvenaria.

Onde utilizar argamassa polimérica?

Como vimos, a versatilidade da argamassa polimérica permite sua utilização em uma variedade de cenários.

Ela é especialmente recomendada para assentamento de cerâmicas, mármores e granitos, garantindo uma aplicação uniforme e segura.

Além disso, é uma escolha frequente em áreas sujeitas a variações climáticas e umidade, como banheiros, cozinhas e áreas externas.

Qual rendimento da massa polimérica?

O rendimento da argamassa polimérica varia de acordo com o tipo de aplicação e as características da superfície.

Geralmente, é indicado consultar as instruções do fabricante para obter informações precisas sobre o consumo estimado por metro quadrado.

No entanto, é importante considerar que, em comparação com argamassas convencionais, a polimérica tende a render mais devido à sua maior aderência e capacidade de preenchimento.

Gostou de entender mais sobre esse material? Se você está em busca de durabilidade, conheça ainda 6 tipos de cerâmica que nunca saem de moda!