Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

6 dicas de decoração para quem tem animal de estimação em casa

Dicas Pointer
Autor: Pointer - Data:

Ter um animal de estimação em casa com certeza deixa tudo mais alegre. No entanto, olhando pelo lado prático, sabemos que o pet pode ser um vilão da mobília e da decoração de um ambiente, não é mesmo?

Trouxemos o artigo de hoje justamente para mostrar alguns dos cuidados extras necessários no momento de compor a decoração de um ambiente a fim de garantir a preservação dos itens colocados pela casa e, é claro, o conforto do seu pet. Vamos lá?

1. Invista em pisos mais fáceis de limpar

Tutores de cães e gatos sabem que a limpeza do ambiente é um assunto delicado. Além de soltar pelos e trazer sujeira nas patinhas depois de passear, alguns pets ainda têm a mania de arranhar e morder o carpete ou de  marcar território, fazendo xixi por toda a casa.

Sabendo disso, é importante avaliar se vale a pena a colocação de carpetes ou aquisição de tapetes com tecidos nobres em algumas partes da casa. Em vez disso, é interessante investir em pisos cerâmicos de fácil limpeza.

Existem no mercado linhas de pisos ideais para cada ambiente da casa, e que permitem o uso de desinfetantes e outros produtos de limpeza sem provocar o desgaste do material. Assim, você não perde em elegância e não sofre na hora da faxina. É a união perfeita entre praticidade e sofisticação.

2. Opte por móveis que facilitem a circulação do animal

Se você tem uma casa pequena ou animais grandes — ou as duas coisas —, é interessante comprar a mobília pensando na circulação do pet pelo ambiente, de modo a contribuir para o seu bem-estar.

Quanto a estofados, se possível, escolha tecidos com tramas estreitas, que evitem o acúmulo de pelos ou o desfilamento dos fios, e prefira materiais de fácil limpeza, como o couro sintético, a microfibra ou o poliéster.

3. Deixe objetos fora do alcance do seu pet

Não é necessário abrir mão dos itens decorativos se você tiver cães ou gatos em casa, mas uma dica importante é procurar colocá-los longe do alcance do seu amiguinho.

Invista em prateleiras altas ou estantes com portas de vidro para dispor os objetos pontiagudos, que quebram facilmente ou de grande valor sentimental. Assim você evita acidentes e mantém a casa bem decorada.

4. Escolha plantas que não prejudiquem o animal de estimação em casa

Algumas pessoas ainda não sabem, mas existem algumas espécies de plantas que, apesar de muito comuns nas residências, são tóxicas aos animais de estimação. Alguns exemplos são o lírio-da-paz, a espada-de-são-jorge e a azaleia.

Por isso, se você também tem um bichinho curioso, que adora comer folhas e flores, pesquise antes de cultivar qualquer tipo de planta, seja para decorar a área externa, o jardim de inverno ou o hall de entrada de sua casa.

5. Dê atenção à pintura do ambiente

Quem tem animal de estimação em casa sabe que nem as paredes estão imunes. Seja por pular com as patas na parede para pedir algo, por marcar território com xixi ou por sacudir os pelos sujos com alguma coisa, os bichinhos acabam manchando as paredes.

Para que você não precise se limitar a pintar as paredes dos ambientes com cores que camuflem a sujeira, escolha fazer a pintura com tinta superlavável e antimanchas. Assim, não importa a cor que você escolha, a limpeza pode ser feita com um pano úmido ou uma esponjinha, sem danificar a pintura.

6. Crie uma área para o animal

Já pensou em fazer da presença do seu animal de estimação parte da decoração do ambiente? Em vez de tirar o comedouro e a caminha de seu cão ou gato da vista dos convidados, escondendo-os no quintal ou na lavanderia, abrace esses itens e componha a decoração.

É possível combinar cores, estampas e materiais da caminha do seu pet com o restante da mobília, e o mesmo acontece com mantinhas, comedouros e brinquedos. Além de deixar sua casa charmosa, você ajuda o seu animal a se sentir mais feliz e tranquilo, tendo um cantinho só seu.

E então, o que achou das nossas dicas de decoração para quem tem animal de estimação? Conhece mais alguma ideia interessante? Compartilhe com a gente nos comentários!