Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

4 tipos de pia de cozinha: entenda as diferenças e como escolher

Dicas Pointer
Autor: Pointer - Data:

Vai fazer uma reforma? Pois o coração da casa não pode ser esquecido! Na hora de pensar na decoração, um detalhe muito importante é observar os diferentes tipos de pia de cozinha. 

Apesar de o inox ser o material mais popular, o granito e a cerâmica fazem bonito e trazem um ar único ao ambiente. 

Neste post, você vai conhecer 4 tipos de pia de cozinha e o que considerar antes de comprar a sua. Confira! 

4 tipos de pia de cozinha para você escolher 

Conheça alguns materiais que vão deixar a sua cozinha mais charmosa: 

1. Aço inoxidável 

pia de aço inox

A bancada revestida com Vizcaya, da linha Classica, combina com a pia de aço inox 

Resistentes a manchas, calor e corrosão, os tipos de pia de cozinha de aço inoxidável já são obrigatórios nos lares brasileiros. 

A vantagem é que o material provavelmente vai combinar com diferentes tipos de eletrodoméstico da sua cozinha, como a coifa e a geladeira. 

Porém, é mais suscetível a arranhões e à perda do brilho — mas nada que não possa ser resolvido com uma boa limpeza. 

2. Granito 

Apesar de não ser homogêneo ou impermeável, o granito oferece excelente custo-benefício entre os tipos de pia de cozinha. 

Resistente a calor e manchas, ele não risca com facilidade, não acumula sujeira e mantém o acabamento bonito com o passar do tempo. O modelo está disponível tanto em pedra polida quanto rústica. 

3. Mármore 

Sinônimo de elegância, a pia de mármore deixa a cozinha mais refinada. A pedra é menos resistente que o granito, mas com o tratamento adequado, pode se tornar impermeável e duradoura. 

4. Cerâmica 

pia de cozinha

Over Cement Snow, da linha Over Cement, e Vizcaya, da linha Classica, deixam a cozinha mais charmosa 

Há tipos de pias de cozinha revestidos com superfícies cerâmicas. Suas placas são impermeáveis e evitam que haja proliferação de microrganismos. Além disso, são fáceis de limpar e mantêm o acabamento bonito por décadas. 

Na hora da instalação, conte com uma equipe especializada. 

Como escolher a pia da cozinha? 

Veja o que considerar antes de adquirir torneira, cuba e bancada: 

Meça o espaço 

Antes de escolher sua pia de cozinha, é fundamental saber qual o espaço em que ela será colocada. Assim, é possível escolher uma cuba que fique perfeitamente ajustada.  

Para saber o tamanho ideal entre os tipos de pia de cozinha, meça as dimensões do espaço onde pretende colocá-la.  

Faça a distribuição dos itens 

decoração de cozinha

Spark Gray, da linha Spark, e Punti Grigio, da linha Decora Design, deixam a cozinha com ar industrial 

Outro fator importante é que a pia esteja de acordo com a decoração de sua cozinha. Esse fator não conta apenas com o lado estético, mas também com o funcional

Se o seu armário suspenso for baixo, por exemplo, a pia localizada logo abaixo pode provocar acidentes na hora de lavar a louça. 

Antes de comprar a pia de cozinha, faça a distribuição dos itens que pretende colocar no espaço próximo a ela.  

Entenda suas necessidades na cozinha 

Acredite se quiser: o tamanho da pia de cozinha também está relacionada com o tempo que você passa no ambiente, se trabalha cozinhando e até mesmo com a quantidade de pessoas que moram no local. 

Veja bem: quem mora sozinho e trabalha fora suja muito menos louça e, consequentemente, não precisa de uma cuba muito grande. 

Já quem trabalha cozinhando suja panelas muito maiores, pois faz comida em grandes quantidades. Tudo isso precisa ser levado em conta na hora da compra. 

Considere a cor das bancadas 

pia de cozinha

A elegância da bancada branca contrasta com a vivacidade do Stamp Art Brown, da linha Decora Design

Bancadas brancas são elegantes, mas exigem mais da limpeza diária. Já as cinzas ou pretas conseguem disfarçar muito mais qualquer mancha, porém combinam mais com uma decoração industrial. Vale considerar não apenas a parte estética, mas também a sua rotina.  

Altura da torneira 

Para que o usuário tenha espaço em suas atividades, o ideal é que a torneira fique numa altura de 30 cm. Isso, claro, pode variar conforme a residência. Enquanto uma torneira muito baixa faz um jato muito forte, a alta provoca respingos desnecessários.  

Gostou de conhecer mais sobre os tipos de pia de cozinha? E para te ajudar a fazer escolhas mais interessantes na hora da reforma, conheça as tendências de arquitetura para 2024!