Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu
Tijolinhos industriais: a tendência que você precisa conhecer

Tijolinhos industriais: a tendência que você precisa conhecer

Tendências de Decoração
Autor: Pointer - Data:

Desde os anos 50, a decoração com tijolinhos industriais vem ganhando popularidade em diferentes tipos de ambientes, devido à sua versatilidade. Afinal, além de ter um toque do rústico ao natural, eles também combinam muito bem com pinturas e revestimentos em geral.

Você provavelmente já deve ter visto casas, ou até mesmo projetos no Pinterest e Instagram, decoradas com tijolinhos industriais de estilos diversificados. E se está pensando em usá-los em seu lar, você precisa conhecer nossas dicas! Assim, será possível entender melhor onde surgiu essa tendência e como combiná-la com diferentes espaços.

Onde surgiu a tendência dos tijolinhos industriais?

Essa tendência decorativa começou a partir dos anos 50. Isso porque, nessa década, muitos artistas e estudantes exploravam sua criatividade em espaços industriais, os quais eram usados como ateliê ou moradia. Como esses ambientes tinham sido construídos muito antes, para abrigar fábricas e indústrias, eles eram formados por tijolinhos, que cobriam as fundações de ferro e concreto — estruturas muito comuns na Inglaterra e nos EUA.

Devido às novas ocupações desses espaços, os tijolinhos deixaram de ser algo para o exterior desses edifícios específicos e também passaram a ser tendência dentro das casas. Hoje em dia, com as diferentes opções no mercado, eles estão mais populares do que nunca e com muitas variedades de cores e modelos.

Por que usá-los na decoração da casa?

Os tijolinhos são capazes de trazer mais textura e profundidade para as paredes de uma casa. A aplicação desse material quebra a monotonia de uma parede lisa e imprime maior personalidade aos cômodos da casa.

Além da sua capacidade de modificar um ambiente, os tijolinhos industriais ainda se destacam pela versatilidade. Muitos estilos de decoração podem incorporar essa tendência, às vezes sendo necessárias apenas algumas adaptações.

Por exemplo, para uma sala minimalista e decorada em tons mais fortes, uma parede de tijolinhos brancos seria interessante para suavizar o ambiente com estilo. Para quem deseja trazer mais modernidade para a casa, é possível investir nos tijolinhos em sua cor natural. Assim, você cria um espaço mais rústico, que combina muito bem com detalhes em vidro e tons terrosos, por exemplo. Essa versatilidade é uma das razões para a tendência ter se popularizado tanto nos últimos anos.

Qual o cômodo certo para aplicar esse revestimento?

tijolinhos-industriais

Área externa gourmet com parede revestida com tijolinhos 

Existem excelentes exemplos de tijolinhos aplicados em praticamente todos os cômodos da casa, seja no banheiro, cozinha, quarto, sala de estar e jantar ou mesmo na parte externa da residência.

Tradicionalmente, esse revestimento era utilizado mais na sala de estar e jantar, além do quarto. Isso porque essas áreas ganham bastante com o aspecto rústico, mas confortável, dos tijolinhos.

Ultimamente, porém, essa tendência tem mudado um pouco e tornou-se comum ver projetos com tijolinhos industriais na cozinha. Os modelos em cor branca são mais populares nessa área, mas alguns em tons naturais dão um aspecto de fazenda gourmet muito interessante. Além disso, essa tendência também pode aparecer nos banheiros, quartos e áreas exteriores, de diferenciadas maneiras.

Como inserir os tijolinhos industriais na minha decoração?

Existem várias maneiras de alcançar o efeito de tijolinhos industriais na decoração da sua casa. A mais natural é remover a massa corrida e o acabamento da parede, para fixar os tijolos e deixá-los expostos. A parte negativa é que, além de essa técnica ser mais trabalhosa e requerer reformas maiores, a porosidade dos tijolos dificulta sua manutenção.

O ideal para ter bons resultados é usar algum tipo de revestimento. Uma das opções é o papel de parede. Contudo, apesar de ser mais em conta, ele não é tão interessante, devido à falta de textura e, também, por ser visualmente menos atraente.

Outra opção são as plaquetas de tijolinhos, pois oferecem textura e visual agradáveis, como a do poliuretano, e sua aplicação é bastante prática. Um dos seus pontos negativos é a baixa resistência a temperaturas elevadas e ambientes úmidos, que prejudicam a vida útil da peça.

Em cômodos assim, como a cozinha ou o banheiro, o ideal é usar cerâmicas que reproduzem os tijolinhos, já que esse material tem resistência térmica e à umidade. Além disso, contam com um excelente design, textura e são peças resistentes e fáceis de limpar.

Como combinar os tijolinhos com a sua decoração?

tijolinhos-industriais

Escolher bem o revestimento é essencial para conseguir o efeito desejado na sua casa. Um dos elementos a ter em conta é a porosidade dos tijolos reais, que acumula poeira e bactérias. Outro é o design do material e como ele combina com o restante da residência. Se você ainda não sabe como harmonizar o tijolinho no seu lar, siga lendo!

Iluminação

Um ponto que pode dar mais destaque à sua decoração é a iluminação do ambiente, especialmente se harmonizada com as cores dos tijolinhos. Se o revestimento for em tons de terra, opte por lâmpadas amareladas, para que o local fique mais aconchegante. Caso os tijolos sejam brancos ou pretos, o ideal é usar uma luz fria, branca, para valorizar o acabamento.

Móveis

Normalmente, móveis de madeira combinam muito bem com os tijolinhos aparentes. O resultado fica excelente se tudo for harmonizado com tapetes e outros itens decorativos em cores mais sóbrias, como cinza ou grafite. Além disso, o mais importante a ser levado em consideração em relação aos móveis é a quantidade de detalhes que eles têm e se isso causa ou não excesso de informação, quando conjugados com a parede.

Se você decidir aplicar os tijolinhos industriais no estilo espinha de peixe, por exemplo, o ideal é evitar móveis com muitos detalhes ou pisos estampados. Assim, a décor do local não ficará sobrecarregada de informação e os tijolos ganharão mais destaque.

Piso

Existem opções bem populares para combinar com os tijolinhos aparentes. A primeira são os pisos que reproduzem madeira. Alguns revestimentos nesse estilo combinam bem com a tendência na parede e deixam o cômodo muito aconchegante, ideal para uma sala de estar ou um quarto.

Outra opção são os pisos que reproduzem pedras, especialmente os mais claros. Esses dão um ar despojado ao ambiente e podem ser complementados com móveis em cores vibrantes, como turquesa ou amarelo, para deixar o espaço mais vivo.

Usar os tijolinhos industriais na decoração é uma ótima maneira de transmitir personalidade à sua casa. A tendência está em alta e esse é o melhor momento para aproveitá-la! Para isso, você pode escolher entre uma linha de revestimentos em cerâmica que reproduzem os tijolinhos industriais e são ideais para decorar a sua casa com uma atmosfera rústica, pessoal e aconchegante!

Quer começar a repaginar sua casa com os tijolinhos industriais? Então entre em contato conosco e escolha o ideal para complementar sua decoração agora mesmo!