Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

Você sabe o que é PEI?

Dicas Pointer
Autor: Pointer - Data:

Ao começar a escolher revestimentos para sua obra ou reforma, você já deve ter se deparado com a sigla PEI e com o Local de Uso, seja na embalagem das peças, no expositor de uma loja ou mesmo mencionado por seu projetista de confiança. Mas você sabe o que é PEI e como esse valor influencia o resultado do seu projeto? E qual é a relação entre PEI e Local de Uso?

Acompanhe nosso post para entender como a classificação PEI e o Local de Uso influenciam a vida útil dos ambientes e por que você deve entender sobre as características técnicas das cerâmicas!

Afinal, o que é PEI?

PEI é uma sigla que significa “Porcelain Enamel Institute”, que em português significa algo como “Instituto do Esmalte para Porcelana”. Esse é o nome do instituto, localizado nos Estados Unidos, que inventou um teste para medir a resistência à abrasão superficial dos revestimentos cerâmicos esmaltados e classificá-los de acordo com seu desempenho no teste.

A ideia do ensaio de PEI é simular a degradação do esmalte da cerâmica ao longo do tempo, geralmente causado pelo atrito entre o piso, partículas de sujeira e calçados, equipamentos, rodinhas etc.

O teste funciona assim: colocam-se pequenas esferas de aço (de 1 a 5mm de diâmetro) em cima do esmalte da peça, e então uma tampa que impeça essas esferas de saírem de lá. A seguir, o conjunto é colocado em uma máquina que fica girando em círculos e marcando quantos giros foram dados. Quanto mais giros o esmalte aguentar sem que os riscos fiquem aparentes, maior é o número de sua classificação PEI.

Abrasão superficial, por sua vez, é o quanto o esmalte desgasta, ou seja, quantos riscos e arranhões são causados na superfície da peça cerâmica esmaltada durante o ensaio. Quanto maior a classificação PEI da cerâmica, maior é a resistência do seu esmalte medida no teste.

É essencial destacar que a classificação PEI é exclusiva para revestimentos cerâmicos esmaltados, isto é, os produtos que possuem uma camada decorativa – o esmalte – e uma da camada de suporte – o biscoito. Essas duas camadas são separadas por uma terceira camada chamada engobe. Ela serve para preparar a superfície da base para receber a decoração (geralmente branca e opaca).

As cerâmicas não esmaltadas, por sua vez, possuem um corpo único. Ou seja, toda a camada de suporte é decorada, não apenas sua superfície.

E Local de Uso, para que serve?

O Local de Uso é outra maneira de declarar a resistência à abrasão das cerâmicas esmaltadas. Além levar em consideração a classificação PEI, o fabricante analisa outras propriedades (físicas e químicas) da superfície da peça, como a  composição do esmalte ou sua durabilidade, para então declarar os locais em que ela pode ser assentada.

Uma das principais razões para a Pointer declarar o Local de Uso de seus produtos é o fato de que a classificação PEI ainda gera dúvidas entre os especificadores: “Para sala preciso de PEI 2, 3, 4 ou 5?”.

É bastante comum os especificadores saberem que produtos PEI 1 só podem ser usados na parede e que áreas de alto tráfego devem receber um produto PEI 5. Todas as outras possibilidades geram dúvidas e frequentemente desperdício, pois, para ter certeza que não haverá problemas, o projetista acaba especificando um produto muito mais resistente — e caro — do que o ambiente necessitava.

Além disso, muitos clientes e especificadores confundem o PEI do produto com sua qualidade, o que não é verdade: a classificação PEI refere-se apenas à abrasão superficial do esmalte. A qualidade da cerâmica depende de vários fatores, inclusive do local onde são aplicadas.

Outra questão que motivou a Pointer a declarar o Local de Uso foi o fato de que, em produtos claros, o PEI geralmente é alto e, em cerâmicas mais escuras, o PEI geralmente é baixo, uma vez que é mais fácil observar riscos e abrasões em produtos mais escuros.

É como nos automóveis: carros pretos aparentemente “riscam mais” que os brancos. Na verdade as duas tintas são igualmente boas (têm o mesmo desempenho) e, por consequência, uma risca tanto quanto a outra. A diferença é que nos carros pretos os riscos são mais visíveis, causando a impressão que eles riscam mais. No ensaio de PEI, esse fato acabava mascarando os resultados, que não refletiam a verdadeira qualidade ou resistência dos produtos.

Na figura abaixo temos as siglas utilizadas para classificar os produtos da Pointer e o que cada uma significa:

Em que o PEI e o Local de Uso influenciam na escolha de pisos?

A classe de uso dos revestimentos é fundamental no momento de especificar pisos, independentemente do ambiente ser interno ou externo, com muito ou pouco tráfego. Afinal, uma escolha correta aumenta a durabilidade das placas cerâmicas, pois elas não sofrerão desgaste acelerado, prejudicando tanto a segurança quanto a estética do ambiente.

Além disso, quanto mais resistente à abrasão for o produto, mais caro ele será. Dessa forma, a especificação correta pode representar uma economia significativa no orçamento de uma obra. Um banheiro residencial, por exemplo, não precisa de um piso com resistência à abrasão igual ao piso de um vestiário público, escola ou academia.

Mas atenção! As indicações de uso (PEI ou Local de Uso) levam em conta apenas o desgaste superficial do revestimento. Para fazer uma especificação correta, o projetista deve considerar todas as características do produto em conjunto: Absorção, Expansão por Umidade, Atrito, Limpabilidade, Manchamento, Local de Uso.

Por isso recomendamos a utilização do Especificador Virtual, que pode ser acessado clicando aqui. Lembre-se de escolher a opção “Semigrês e Semiporoso (revestimento interno via seca)” para encontrar os produtos da Pointer indicados para o seu ambiente. Essa alternativa aparece na Etapa 3, relativa ao Material, a depender do local onde ele será aplicado.

Quais problemas podem surgir em caso de escolhas erradas?

Fique atento: um ambiente que precisa de um piso PEI 4, por exemplo, pode receber acabamentos PEI 4 ou PEI 5, mas nunca um produto PEI 3 ou inferior. O mesmo ocorre com o Local de Uso: um ambiente que necessita de um piso CL, por exemplo, pode receber produtos com Local de Uso CL ou CP, mas nunca um produto RE.

Caso um revestimento com classificação inferior ao exigido seja assentado no ambiente, haverá um desgaste prematuro da superfície do produto, ou seja, ele ficará bastante riscado, sem brilho, muitas vezes com aparência de sujo ou mais escorregadio etc.

Todos esses defeitos, decorrentes de uma especificação equivocada, afetam não só a estética do ambiente, mas também a segurança dos usuários. Os acidentes com usuários — especialmente os de mobilidade reduzida, como pessoas em cadeiras de rodas, crianças, gestantes e idosos — podem ser bastante graves.

Portanto, mesmo que um piso de alta resistência seja um pouco mais caro do que o previsto, a segurança deve vir em primeiro lugar: nunca modifique as especificações do projetista sem antes falar com ele, pois uma pequena economia na compra do produto pode gerar um grande gasto no futuro!

Onde é possível encontrar a informação sobre o PEI e o Local de Uso?

Os valores de classificação geralmente podem ser encontrados nas embalagens dos revestimentos cerâmicos, nos manuais de instalação e nos catálogos das fabricantes. No caso da Pointer, esses valores também estão disponíveis no site e nos Certificados de Produto, que podem ser solicitados pelo SAC da Pointer (sac@pointer.com.br).

Para garantir que o produto adquirido é de qualidade, verifique sempre se ele atende aos requisitos da NBR 13818 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e possui o selo de aprovação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO) em sua caixa.

Conhecer o que é PEI e Local de Uso, assim como as demais características técnicas dos revestimentos — como absorção de água, resistência à flexão, limpabilidade, manchamento etc. — é essencial para entender as especificações elaboradas pelos profissionais da área.

A Pointer conta com uma variedade incrível de linhas de pisos cerâmicos de design inovador e perfeitos para todos os ambientes da sua casa ou escritório.

Agora que você já aprendeu tudo sobre PEI e Local de Uso, como essa informação impacta na durabilidade dos acabamentos da sua obra e sua importância na segurança dos usuários, invista nos revestimentos de excelência da Pointer! Confira o ponto de revenda mais próximo de você!

#VivaSuaCasa #DesignDemocrático #DicaPointer #Decoração #MaisDesignEmSuaVida