Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

Reprodução de azulejo: conheça e aposte nessa opção

Dicas Pointer
Autor: Pointer - Data:

O tradicional azulejo é um revestimento com história. Parte de sua fama se justifica pela beleza da peça, que costuma combinar brilho a uma variedade de cores e estampas. O gosto pelo produto é tanto que as características da azulejaria portuguesa e holandesa estão presentes em diversos monumentos e obras arquitetônicas brasileiras.

Atualmente, uma excelente opção para quem quer investir no material é apostar na reprodução de azulejo. A solução pode ser obtida a partir do uso de revestimentos cerâmicos ou porcelanatos estampados.

Ficou com vontade de testar? Então, acompanhe o nosso post para conferir os benefícios dessa escolha e as possibilidades que ela traz à decoração!

Motivos para investir na reprodução de azulejo

O azulejo comum é uma peça de cerâmica com uma face esmaltada e de pouca espessura. Trata-se de um material frágil, que não suporta peso ou atrito e, por isso, não pode ser aplicado nos pisos. Devido a essa característica e ao fato de que o azulejo não é mais produzido nas fábricas brasileiras, a saída é apostar em alternativas que reproduzem a sua aparência.

Na lista abaixo, você confere os melhores motivos para investir em revestimentos cerâmicos ou porcelanatos com estampa de azulejo.

Melhor acabamento

O acabamento do azulejo é esmaltado, o que deixa a superfície da peça extremamente lisa. Tal característica, somada à delicadeza do material, não permite a sua utilização em pisos.

Por outro lado, cerâmicas e porcelanatos que reproduzem a aparência do azulejo podem ser encontrados com uma grande variedade de acabamentos. Assim, é possível adequar o revestimento ao uso e tipo do ambiente e, inclusive, aplicá-lo nos pisos.

Longa durabilidade

A principal desvantagem técnica do azulejo tradicional é a baixa resistência. Isso deixa a peça suscetível a danos que prejudicam o acabamento esmaltado — responsável por tornar o azulejo impermeável e brilhante.

Felizmente, a alta resistência é uma característica comum entre peças de porcelanato ou cerâmica. Ao optar por esses materiais na hora de decorar sua casa, você vai garantir um revestimento de longa durabilidade e que estará sempre em ótimas condições.

Cabe destacar que a cerâmica só se torna muito resistente depois de instalada. Antes disso, é necessário ter cuidado com o transporte e manuseio do produto, pois ele pode quebrar caso sofra quedas e/ou impactos fortes.

Ótimo custo-benefício

Os azulejos que estão fora de linha ou os antigos modelos artesanais (linha colonial) são muito difíceis de achar. Quando são encontrados, costumam estar disponíveis em pouca quantidade, a um preço bem salgado.

Nesse sentido, a escolha de revestimentos que reproduzem azulejo se torna uma opção com ótimo custo-benefício para o consumidor. Existem vários modelos de cerâmicas e porcelanatos acessíveis no mercado. A grande vantagem é que, mesmo sendo mais econômicos, ambos os materiais não deixam a qualidade e durabilidade de lado.

Variedade de estampas

As estampas presentes nos azulejos produzidos artesanalmente encantam qualquer um. A beleza é tanta que é impossível não desejar o material tradicional, concorda? Mas pode ficar tranquilo, afinal, as peças que reproduzem o azulejo também trazem uma ampla variedade de cores e desenhos.

Cerâmicas e porcelanatos podem apresentar diferentes padrões, alguns com aparência mais natural e outros com estética elaborada. Tudo vai depender do seu gosto na hora de compor o ambiente e criar uma bela decoração com estampas de azulejo. Além da diversidade de figuras, muitas peças também apresentam diferentes modelos de borda, o que permite a personalização.

Facilidade de instalação

Por causa de suas pequenas dimensões, o azulejo tradicional é mais difícil de instalar quando comparado com os revestimentos cerâmicos e porcelanatos (que são comercializados em placas maiores). Isso gera mais trabalho à equipe responsável pela mão de obra, que precisa assentar peça por peça na superfície.

Além das vantagens na instalação, os revestimentos grandes garantem um serviço de manutenção mais simples. Assim, fica fácil substituir uma peça, quando necessário.

Praticidade na limpeza

A praticidade na limpeza é um dos pontos positivos de revestir uma parede com azulejo. A boa notícia é que porcelanatos e cerâmicas também garantem o benefício. Para limpá-los, basta passar um pano úmido com um pouco de sabão ou detergente neutro.

Se a reprodução de azulejo for utilizada no piso, o ideal é varrer toda a superfície antes de limpar com água. De qualquer maneira, não é comum surgirem manchas ou marcas nas peças de cerâmica ou porcelanato. Você também não precisa se preocupar tanto com a limpeza do rejunte, já que ele não acumula muito resíduo quando aplicado da forma correta.

Possibilidades de uso da reprodução de azulejo

São várias as possibilidades de uso da reprodução de azulejo, até porque, nesse caso, você também pode incluir os desenhos no piso da residência. Há quem prefira peças que alternam desenhos rebuscados e superfícies lisas, enquanto outras pessoas não abrem mão de opções que resgatam a clássica combinação do azul e branco.

Para os minimalistas, uma ótima alternativa é apostar em azulejos discretos e trabalhados com linhas simples. Seguindo essa ideia, algumas marcas oferecem peças em padrões que lembram elementos naturais, como o céu e as nuvens, o mar e as ondas, e a terra.

Existem, ainda, modelos especiais para quem deseja um toque contemporâneo na decoração. Nesse caso, a dica é escolher azulejos que fazem referências aos murais modernistas. Muitos deles, inclusive, podem ser encontrados em tons variados, como areiacinza e grafite.

Lembre-se: é importante adequar a reprodução de azulejo ao estilo e elementos já presentes no ambiente. Pensando nisso, listamos algumas ideias e soluções que podem ser criadas em cada área da casa:

  • sala: as peças que reproduzem azulejo ficam interessantes como revestimento de um detalhe, que pode ser uma coluna no centro do cômodo ou um grande painel para a TV;
  • cozinha: uma faixa horizontal de azulejos atrás da pia e do fogão decora enquanto protege a parede de manchas, facilitando a limpeza da poeira e gordura. As peças também podem ser usadas como revestimento da base ou tampo da bancada;
  • quarto: aproveite os azulejos para revestir uma parede inteira ou montar uma cabeceira para a cama. A solução traz destaque, principalmente para dormitórios brancos;
  • banheiro ou lavabo: os azulejos podem ser usados na criação de faixas horizontais ou verticais. Experimente cobrir o piso com as peças ou, pelo menos, a área interna do box;
  • varandas: um piso de azulejo pode criar e delimitar diferentes áreas na varanda. Se preferir, utilize o material como revestimento da área de serviços, que costuma conter pia e churrasqueira.

Viu só como a reprodução de azulejo é democrática? Analise o máximo de modelos que puder e, então, escolha as peças que vão transformar o visual da sua residência.

Agora, para inspirar você nas composições, recomendamos a leitura do nosso artigo que traz quatro estilos de decoração para conhecer antes de reformar. Aproveite!

#VivaSuaCasa #DesignDemocrático #DicaPointer #Decoração #MaisDesignEmSuaVida