Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

Cerâmica amadeirada: use essa tendência em casa

Dicas Pointer
Autor: Pointer - Data:

No Dia do Ceramista (28/5), preparamos um post bem especial sobre cerâmica, do tipo que reproduz madeiras.

madeira sempre foi um material utilizado em abundância nos projetos arquitetônicos. No entanto, o crescimento da conscientização quanto à sustentabilidade e à responsabilidade ambiental levou a tecnologia em revestimentos a buscar outras formas de reproduzir essa estética. Hoje em dia, uma das melhores soluções do mercado é o modelo comumente chamado de “cerâmica amadeirada”.

Essas peças oferecem alta qualidade estética e funcionalidade para diversos ambientes, tanto internos quanto externos, com grande riqueza de detalhes, e vem ganhando cada vez mais espaço em projetos arquitetônicos de vários estilos e finalidades.

Acompanhe o nosso post e entenda o que é essa tendência e como aproveitar o seu grande potencial!

Entenda o que são as cerâmicas que reproduzem madeira

Há algum tempo os pisos de madeira maciça têm entrado em desuso, por representarem uma solução projetual de pouca consciência ambiental e de alto custo para a construção ou reforma. Além disso, ao longo de sua vida útil, é muito comum que a manutenção e a limpeza fiquem comprometidas.

A releitura da madeira em cerâmica decorre de amplos estudos de estilo voltados a reproduzir, com grande fidelidade, as variações de coloração e as linhas marcantes características do material natural.

Além disso, houve a preocupação em fazer peças com dimensões e formatos similares às antigas tábuas de madeira, de forma a se aproximar mais ainda do efeito original, unindo a estética a todas as vantagens técnicas oferecidas pela cerâmica.

Até alguns anos atrás, essa reprodução não tinha tanta qualidade. Mas, devido a esses estudos, em muitos projetos atuais é praticamente impossível distinguir, apenas de olhar, se o material usado é madeira natural ou cerâmica.

Uma das características principais de um piso de madeira convencional, por exemplo, é a imprevisibilidade: uma vez que cada planta é única, as placas se diferenciam em termos de coloração ou padrão de ranhuras.

Os estudos de estilo para desenvolver as cerâmicas atentaram inclusive a esse fato, o que proporciona estabilidade no acabamento, tendo a variação de características sob controle. Para o projeto, essa é uma vantagem especial, pois o arquiteto ou designer sabe exatamente qual será o aspecto a ser atingido na conclusão da obra.

Conheça as vantagens de usar cerâmica amadeirada

Revestimentos que replicam a madeira oferecem diversos benefícios técnicos e estéticos, proporcionando atmosferas únicas a diferentes ambientes. Além disso, as peças contam com um viés ambiental importante, uma vez que pretendem contribuir para a diminuição tanto da exploração predatória das espécies vegetais quanto dos resíduos gerados pela produção.

Resistência à água

Como as demais cerâmicas, a fabricação do modelo de releitura da madeira incorpora processos de queima e impermeabilização que impedem que o material seja suscetível à ação da água. Dessa forma, o revestimento evita infiltrações e não é danificado pelo contato ocasional ou constante com água.

Aliás, um dos principais usos dos modelos que aparenta madeira é em decks de áreas de lazer. À medida que a popularidade aumentou, a releitura cerâmica da madeira chegou aos demais ambientes residenciais e comerciais.

Não inflamabilidade

É uma das maiores vantagens das cerâmicas que reproduzem madeira, pois o fato de o material não ser vulnerável a incêndios oferece maior segurança aos moradores, especialmente quando aplicado em abundância.

A resistência a altas temperaturas também impede que os revestimentos desse tipo escureçam ou emitam gases ou substâncias tóxicas caso entrem em contato com objetos muito quentes. Essa característica favorece o uso das peças em espaços como churrasqueiras ou cozinhas, em paredes, pisos ou sobre bancadas.

Versatilidade

É possível compor várias decorações de interiores com revestimentos que reproduzem madeira, explorando seu potencial aos mais diversos cômodos: salas de estar, quartos, banheiros, cozinhas, academias, áreas externas.

A atmosfera pode ir do rústico ao sofisticado, dependendo da cor, do tamanho e da harmonização com peças de outros tipos. No entanto, a sensação de aconchego é uma constante, tornando os locais mais leves e convidativos. Confira o nosso simulador de ambientes para visualizar várias composições incríveis!

Resistência a riscos

Como as peças não contam com o esmalte que dá alto polimento, elas se tornam mais resistentes a riscos do que placas com essa característica. Dessa maneira, têm excelente adaptação a ambientes nos quais há expressiva circulação de pessoas ou até mesmo locais cujo layout precise ser redefinido com certa frequência.

A suscetibilidade a arranhões também é uma desvantagem percebida na madeira original, exigindo tratamentos auxiliares para manter o piso esteticamente agradável, como ceras ou óleos. Mais um ponto para a releitura da madeira em peças cerâmicas: depois de concluído o assentamento e rejuntamento, nenhum processo adicional é necessário.

Estabilidade frente ao clima

Os revestimentos cerâmicos em geral tendem a ser mais frescos, e sofrem pouca variação de temperatura de acordo com o clima. A madeira, por outro lado, sempre foi um piso usado em locais com temperaturas baixas, por ser confortável ao tato.

A cerâmica permite que seu uso seja ampliado a climas quentes, uma vez que não se aquece de fato com a elevação da temperatura ambiente e oferece o mesmo conforto visual e tátil.

Resistência a manchas

A baixíssima porosidade das cerâmicas que replicam madeira impede que o contato com a maioria dos produtos químicos gere manchas, independentemente do tipo de estampa de madeira replicada. Ainda que esse contato aconteça, o produto é mantido apenas sobre a superfície do revestimento.

A remoção de qualquer substância deve ser feita depois que estiver seca, de preferência. A limpeza, então, é como a de qualquer outra placa cerâmica: com água e detergente neutro ou produtos não abrasivos.

Alta durabilidade

Peças de madeira original são bem mais suscetíveis aos danos do tempo, motivo pelo qual seu uso era quase restrito a interiores residenciais sem umidade. Já os pisos de cerâmica que reproduzem madeira não sofrem nenhuma mudança — de brilho, de cor ou de aspecto de maneira geral — ao longo de sua vida útil.

Assim, são uma solução bastante durável e definitiva e, caso permaneçam no mesmo imóvel por muitos anos, é provável que os usuários “enjoem” do material antes mesmo que ele sofra alguma mudança ou dano em seu aspecto.

Atente à finalização

Para manter a fidelidade ao visual de madeira maciça, é importante considerar fatores como o tamanho das peças e o assentamento. O formato 15×90cm é uma excelente opção e tem acabamento bastante realista, principalmente quando as réguas são instaladas em um padrão transpassado.

Tanto as peças claras quanto as escuras ficam elegantes em qualquer ambiente. No entanto, para que os espaços não fiquem visualmente carregados, é importante que não haja excesso de informações nas cores e padrões das demais superfícies — em especial as que contam com outros tipos de revestimentos cerâmicos.

As bordas retificadas também merecem destaque. Elas foram pensadas para que a cerâmica pudesse ser assentada utilizando a menor junta possível (cerca de 1,5mm), o que contribui para a sensação de elegância. As linhas TropicáliaTijuca MixOlivier ChocolateIlhéus e Castanheira, por exemplo, contam com bordas retificadas.

Uma arquitetura mais clean, baseada em cores neutras e com detalhes e objetos de decoração em tons vibrantes, dificilmente sai de moda. Desse modo, apostar nessa solução é uma estratégia com grandes chances de sucesso.

A Pointer conta com uma linha incrível de revestimentos que reproduzem madeira, em diversas tonalidades e tamanhos, que vão deixar a sua casa ainda mais linda, sustentável e na moda. Agora que você já conhece os benefícios de adotar a cerâmica amadeirada em seus projetos, entre em contato conosco e saiba tudo sobre nossos produtos!

#VivaSuaCasa #DesignDemocrático #DicaPointer #Decoração #MaisDesignEmSuaVida