Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

Telhado branco: conforto térmico e sustentabilidade

Dicas Pointer
Autor: Pointer - Data:

As cores da nossa casa refletem nosso humor e personalidade. Porém, elas também ajudam a manter o ambiente mais fresco ou aquecido. Você sabia que um telhado branco pode deixar sua casa muito mais fresca, inclusive no verão? Consequentemente, terá uma influência positiva nas construções ao redor. 

Neste post, você vai entender por que um telhado branco é mais econômico e sustentável. Confira! 

Por que ter um telhado branco? 

telhado branco

O telhado branco alivia a formação de ilhas de calor (Foto: Left side of fashion) 

Traz conforto térmico 

Sim, pode acreditar: ter um telhado branco traz muito mais conforto térmico quando comparado a outros de cores mais escuras. Isso porque ele segue o princípio da física: cores claras refletem a luz (calor) e cores escuras a absorvem. 

A cor branca do telhado reflete por volta de 80% da luz solar, enquanto a maior parte dos outros tons reflete menos de 50% — o preto reflete apenas 2%. Dessa forma, diminui consideravelmente o calor dentro de casa. 

É sustentável 

Justamente esse fator reflexivo faz com que o telhado branco seja mais sustentável. Ele evita as ilhas de calor — nome dado a um fenômeno de alta climática que ocorre em áreas urbanizadas e de alta atividade humana. Uma região urbana pode chegar a ter de 3 a 7 graus a mais de temperatura quando comparada a uma zona rural. 

Outro fator importante é que uma superfície aquecida também aquece o ar ao redor. Portanto, se o seu telhado estiver muito quente, esse calor vai ser transmitido aos telhados e paredes mais próximos, o que aumenta a ilha de calor. Ao refletir a luz do sol, o telhado branco minimiza essa cadeia. 

Reduz o consumo de energia

telhado branco

Um ambiente mais fresco necessita de menos refrigeração (Foto: PxHere) 

Como o telhado branco absorve muito menos calor, a casa fica mais fresca e sem necessidade de refrigeração constante. Com isso, é possível reduzir consideravelmente a conta de luz. 

Aumenta a vida útil do telhado 

Um telhado precisa ser novamente pintado a cada dois ou três anos, pois o calor e a luz solar intensa acabam degradando a superfície exposta. O telhado branco, porém, sofre menos com isso, já que a reflexão da luz diminui o estresse térmico. 

Com qual tinta pintar um telhado branco? 

telhado branco

A tinta branca precisa ser adequada a ambientes externos (Foto: Classic Metal Roofs) 

A tinta precisa ser adequada ao ambiente externo, senão vai se desgastar com facilidade.  

Para pintar seu telhado de branco, você vai precisar da tinta adequada, primer e lixas. O ideal é que a tinta seja térmica pois, além de trazer mais durabilidade, ela também funciona como isolante térmico.  

Antes de passar a tinta, o telhado precisa ser lavado e lixado, pois as impurezas podem prejudicar a fixação, provocar ranhuras e piorar a proliferação de microrganismos. Após o processo, aí sim você poderá aplicar o primer e, depois, a tinta branca.  

O ideal é contar com mão de obra especializada

E se o telhado branco deixa a sua casa mais fresca, as cores claras também podem ser empregadas nos ambientes internos. Veja como usar o tom areia na sua residência! 

(Foto de capa: Uta Scholl)