Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu
piso antiderrapante

Piso antiderrapante: o que você precisa saber para ter segurança em casa

Dicas Pointer
Autor: Pointer - Data:

Popularmente conhecido como piso antiderrapante, o revestimento com resistência ao escorregamento é indicado para áreas externas ou molhadas, como banheiro. Esse cuidado é necessário para prevenir possíveis acidentes, como escorregões e quedas. Conhecer detalhes sobre o assunto ajuda a escolher o revestimento cerâmico correto para cada ambiente da sua casa.

Mas você realmente sabe o que garante essa qualidade a determinados revestimentos? O que deixa a cerâmica antiderrapante é o acabamento. Tanto o brilhante (BR) quanto o polido (POL) possuem uma superfície extremamente lisa e, portanto, tornam-se escorregadios quando molhados. Por sua vez, existem outros dois acabamentos que são antiderrapantes, um para áreas externas, outro para ambientes internos. Confira a seguir:

Acabamento EXT

área externa com revestimento EXT antiderrapante

Jardim Mix, da linha Lazer, tem acabamento EXT, ideal para áreas externas

Com a superfície mais rugosa, o externo (EXT) é o acabamento com maior resistência ao escorregamento e às variações climáticas. Esse revestimento oferece segurança maior ao usuário em um espaço exposto a chuva e outras intempéries. Essas cerâmicas são indicadas inclusive para decks de piscinas. 

A Pointer possui cinco linhas com acabamento EXT: Tropicália, Lenho, Lazer, Pietra di Basalto e Ouro Preto. Aliás, preparamos um conteúdo especial para desvendar os mitos e verdades sobre revestimento cerâmico na área externa

Atenção: o acabamento EXT não é indicado para áreas internas.

Acabamento MATE

cozinha

Com acabamento MATE, o Tijuca Mix é ideal para ambientes molhados internos, como essa cozinha

Por outro lado, MATE é o acabamento indicado para ambientes internos molhados, por ser pouco escorregadio. É recomendado para pisos de banheiros e lavanderias. Esse produto também diminui o risco de quedas em locais com um contato maior com gordura, como a cozinha.

Praticamente quase todas as linhas da Pointer possuem produtos com esse acabamento: Clássica, Ibérica, Tropicália, Mediterrânea, Lenho, C-Motion, Urbana, Alchimia, Metropolitan, Cimento, Bellini, Oxide, Pietra di Basalto, Summer, Pedras Brasileiras, Piasentina, Neutra, Decora Branco, Decora Design, Mônaco e Singular.

Os revestimentos MATE são foscos e, portanto, ideais para representar superfícies como pedra, madeira e cimento. Os concretos da nova linha Zeppelin, por exemplo, são MATE. 

Apesar de ótimo para pisos de ambientes molhados, nada impede utilizar o acabamento MATE nas paredes e em áreas internas secas, como salas e quartos. Nesse caso, a escolha é mais estética do que uma necessidade técnica. Porém, o acabamento MATE não pode ser usado em áreas externas descobertas.

Inspirações para banheiros

banheiro com revestimento que representa mármore

Banheiro todo revestido com Bianco Gioia, uma das reproduções de mármore em cerâmica com acabamento MATE

Nos banheiros, é fundamental optar por cerâmica antiderrapante, com acabamento MATE, para o piso. Para quem não abre mão de mármore no banheiro, a Pointer oferece alguns revestimentos da linha Clássica com acabamento MATE: Bianco Gioia e Carrara Statuario. Além de criarem um ambiente elegante, as peças claras promovem a sensação de amplitude, ideal para espaços com medidas mais reduzidas.

banheiro com reproducões de concreto em cerâmica antiderrapante

As reproducões de concreto em cerâmica pedem pelo acabamento MATE. Assim, Zeppelin Gray se torna uma ótima opção para o piso do banheiro

Também tem acabamento MATE antiderrapante a linha Zeppelin. A reprodução de concreto de grande formato é uma ótima opção para o banheiro. O cinza Zeppelin Gray é claro e versátil, um tom que permite múltiplas combinações. Nesse banheiro contemporâneo e sofisticado, a composição inclui mobiliário preto e relevo com degradê, Vitoria Gris Ombre, da linha Decora Design. Lembrando que a parede não precisa ser antiderrapante, pois não pisamos nela.

Inspirações para cozinhas 

cozinha com revestimento estampado na parede

Urbana Cinza, com acabamento MATE, foi escolhido para o piso dessa cozinha, para evitar escorregões no ambiente de uso intenso

As reproduções de concreto em cerâmica também fazem bonito na cozinha. Urbana Cinza tem acabamento MATE, o que faz dele um piso antiderrapante. Ótimo para cozinhas de uso intenso, que precisam ser lavadas com frequência. O cinza neutro ajuda a compor um estilo moderno. Por outro lado, a parede traz um toque de charme com Mônaco Blu.

cozinha com revestimento cerâmico

Ibérica Design é uma representação de madeira com personalidade marcante, com acabamento MATE, o que a torna antiderrapante

Outra alternativa que vem ganhando espaço nas cozinhas é a cerâmica que reproduz madeira. Com acabamento MATE, esse revestimento é antiderrapante em ambientes internos molhados. A cozinha nunca pode receber piso de madeira natural por sua vulnerabilidade ao contato constante com água. Agora, essa estética pode ser alcançada com a cerâmica, que ainda traz praticidade.

Lançamento da coleção Match!, Ibérica Design é uma reprodução de madeira com veios bem desenhados e tons contrastantes, uma tendência de decoração em 2020. Traz aconchego e um toque rústico para a cozinha, ao mesmo tempo que oferece segurança.

Inspirações para varandas cobertas

varanda com revestimento antiderrapante

Cimento Branco tem acabamento MATE, o que o torna uma opção antiderrapante para o piso de uma varanda coberta

Para varandas cobertas e mais protegidas, é possível optar pelo acabamento MATE para o piso. Por exemplo, Cimento Branco, que trouxe uma superfície rústica ao ambiente. Na área gourmet, o mobiliário de madeira de demolição completa a decoração, que conta ainda com o revestimento Artesanal na parede.  

varanda com revestimento cerâmico

Assis Relevo na parede completa o visual dessa varanda com Assis no piso. Ambos têm acabamento MATE, antiderrapante

Outra linda opção para a varanda são revestimentos com textura de pedra. Com acabamento MATE, o Assis é uma proposta interessante, inspirado nas Pedras Brasileiras

Essas duas opções de revestimentos cerâmicos possuem acabamento MATE. Portanto, só podem ser aplicadas em pisos de varandas cobertas e protegidas. Lembre-se de trabalhar com acabamento EXT caso a varanda não possua cobertura.

Inspirações para áreas externas

área externa de lazer

Lançamento da linha Lazer, Trastevere é uma cerâmica antiderrapante, com acabamento EXT

A utilização da cerâmica em áreas externas é praticamente uma unanimidade devido aos benefícios técnicos e estéticos. Até por isso existem produtos com um acabamento desenvolvido exclusivamente para o ar livre, o EXT, extremamente antiderrapante. Lançamento da coleção Match!, Trastevere representa os calçamentos com pedras típicas das antigas das cidades italianas. O produto faz parte da linha Lazer, toda dedicada a áreas externas.

área externa de piscina com piso antiderrapante

Deck Ilhéus Cedro é uma cerâmica antiderrapante, com acabamento EXT. Não escorrega nem na beira da piscina

Outro material que combina com área externa é madeira. Os decks fazem sucesso à beira da piscina. A reprodução em cerâmica é mais prática e acessível, além de completamente antiderrapante com o acabamento EXT. Uma linda opção da Pointer é o Deck Ilhéus Cedro, da linha Tropicália.

Segurança em primeiro lugar

De modo geral, escolher pisos antiderrapantes para as áreas molhadas da casa, internas ou externas, é uma excelente medida para evitar acidentes. Por outro lado, não é preciso se preocupar com os pisos com acabamento POL ou BR em ambientes internos secos, como salas e quartos. Isso porque eles também garantem a segurança quando não estão em contato com a água.

Caso você more em um condomínio e perceba que algum local apresenta riscos devido ao piso, converse com a administração e sugira a troca dos revestimentos. Afinal, é um investimento fundamental para manter a integridade física de todos os condôminos.

A Pointer oferece lindas opções de pisos antiderrapantes, que fazem bonito na decoração, reproduzindo matérias-primas como madeiras e pedras, assim como peças estampadas e também lisas. Com tantas opções disponíveis, é possível aliar estética e segurança à sua casa. Para saber mais sobre os materiais, acesse nosso blog e aproveite para entrar em contato conosco!