Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

Reforma de quarto: 5 dicas para realizar o seu projeto

Dicas Pointer
Autor: Pointer - Data:

Fazer uma reforma de quarto pode ser a chave para ter um ambiente aconchegante e que reflita completamente seu estilo e personalidade.

Portanto, investir na reforma de quarto é a oportunidade perfeita para transformar esse espaço íntimo em um refúgio acolhedor e cheio de charme.

Contudo, se você ainda não sabe por onde começar, separamos algumas dicas práticas para renovar o ambiente sem estourar o orçamento da obra. Acompanhe!

Neste guia, vamos abordar desde o custo estimado para a reforma até dicas práticas para renovar o ambiente sem estourar o orçamento.

1. Saiba quanto custa para reformar um quarto

reforma de quarto

Preço da reforma de quarto varia de acordo com as mudanças planejadas. No projeto, parede em Web Blue, da linha Decora Design

A primeira pergunta que muitos se fazem ao considerar uma reforma é: quanto isso vai custar? Afinal, é essencial estabelecer um orçamento claro e realista antes de iniciar o processo.

Considere fatores como materiais, mão de obra e possíveis imprevistos. Realizar pesquisas de preços e consultar profissionais da área pode ajudar a ter uma estimativa mais precisa.

Isso porque uma reforma de quarto pode ter valores variados. Tudo vai depender do que você planeja para o ambiente. Inclusive, o preço dos profissionais e materiais varia de acordo com a sua região.

2. Faça um orçamento para a sua reforma de quarto

Depois de pesquisar detalhadamente os custos da sua reforma de quarto, é a hora de estabelecer um orçamento para esse projeto.

Entenda suas finanças e descubra quanto você tem disponível para investir na reforma de quarto.

Uma dica de ouro é ser o mais realista possível. Assim, você evita gastos desnecessários e consegue se manter dentro do orçamento estabelecido.

3. Entenda o que é necessário para reformar o quarto

reforma de quarto

Quarto tem piso Studio, da linha Select, e parede Hippie Wood Beige, da linha Decora Design

Antes de começar a escolher cores e móveis, é crucial compreender as necessidades específicas do seu quarto.

Avalie a estrutura e os possíveis reparos, como ajustes na fiação elétrica, correção de vazamentos, infiltrações nas paredes, entre outros. Essa etapa é fundamental para garantir que a reforma seja duradoura e eficiente.

4. Saiba como arrumar o quarto com pouco dinheiro

Sim, é possível fazer uma reforma de quarto com pouco dinheiro! Com criatividade e planejamento, é possível renovar o espaço sem gastar uma fortuna.

Portanto, considere opções como a pintura de móveis, a compra de móveis usados, um realce em uma parede com cores vibrantes ou com um revestimento texturizado ou geométrico, por exemplo.

Há ainda outras ideias simples, mas que podem fazer toda a diferença no ambiente. Por exemplo, criar uma cabeceira de cama ou um painel de televisão usando revestimento cerâmico.

Agora, se não quiser gastar dinheiro algum, uma boa ideia pode ser mudar totalmente a posição dos móveis.

Outra dica prática e barata é investir em roupas de camas novas. Mude o estilo, invista em cores e estampas que se destaquem ou leve mais aconchego por meio de mantas e colchas.

O que também pode fazer uma boa diferença se você não quiser investir na reforma de quarto é adicionar plantas à decoração. Elas ajudam a deixar o ar mais puro, além de contribuírem com o aconchego do ambiente.

5. Defina como transformar o quarto

reforma de quarto

Há várias maneiras de reformar o quarto, como trocando revestimentos. No piso, Tear Branco, da linha Tear, e parede preta Polaris, da linha Decora Design

Já se a ideia é transformar o quarto, saiba que você pode ir além, seguindo algumas dicas que vão deixar o espaço totalmente renovado.

A transformação do quarto vai além da estética; ela envolve a criação de um espaço que verdadeiramente reflete quem você é. Entenda como fazer:

  • Escolha um estilo: selecione aquele que mais lhe agrada. Pode ser desde o minimalista até o clássico, por exemplo. O importante é que você se identifique com o novo visual.
  • Defina uma paleta de cores: para ter uma ambiente harmonioso, é essencial que os tons conversem entre si. Escolha uma cor que te agrade e depois entenda como é possível combinar com outras. Tons terrosos, por exemplo, conferem mais aconchego. Já o azul leva tranquilidade, enquanto o verde aproxima da natureza e deixa o espaço mais fresco.
  • Avalie a troca de revestimentos: investir na reforma de quarto pode significar fazer a substituição da cerâmica. Seja ela no piso ou nas paredes, por exemplo. Confira a conservação e entenda se os revestimentos atuais combinam com o estilo que você escolheu para a decoração. Caso contrário, considere fazer a substituição.
  • Se necessário, troque móveis ou compre novos: a reforma de quarto também pode significar mexer na mobília. Entenda se está na hora de trocar o armário ou a cama, por exemplo. Então, escolha novas opções que sigam a estética que você definiu para o espaço. Outra ideia pode ser acrescentar novos móveis, como uma poltrona, uma penteadeira ou uma cômoda, por exemplo.
  • Crie um projeto de iluminação: a escolha da temperatura das lâmpadas, do local de instalação de spots, pendentes e abajures faz toda a diferença. Afinal, a iluminação do ambiente pode tornar o espaço mais propício ao relaxamento, ou ainda pode deixar você mais concentrado. Portanto, pense nesse ponto com carinho. Avalie ainda a contratação de um profissional para te ajudar nessa etapa da reforma de quarto.
  • Invista na decoração: escolha objetos que tenham a ver com a sua personalidade e que façam sentido com o estilo do seu novo quarto. Uma dica é adicionar itens pessoais como lembranças de viagens, fotos e outros itens que ajudem a deixar o ambiente mais personalizado e, consequentemente, mais acolhedor.

Ao embarcar nessa jornada de reforma de quarto, lembre-se de que a atenção aos detalhes e o planejamento cuidadoso são as chaves para o sucesso.

Transforme seu espaço pessoal em um refúgio único, onde o conforto e o estilo se encontram de maneira harmoniosa!

E para saber como a sua reforma de quarto vai ficar, use o simulador de ambientes da Pointer gratuitamente!