Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

Cozinha americana: saiba tudo para você ter uma

Tendências de Decoração
Autor: Pointer - Data:

Quem tem uma rotina agitada precisa de uma casa que se adeque ao dia a dia, mas sem abrir mão de um ambiente acolhedor. Nesse contexto, a cozinha americana é uma mão na roda.

Além de ser superprático, esse estilo integra os ambientes e também as pessoas, levando o aconchego e o afeto da cozinha para outros espaços da casa.

Sem falar que a cozinha americana é charmosa, podendo se adequar a diferentes estilos de decoração. E o melhor: ainda traz a sensação de amplitude dentro de casa!

O ambiente aberto conquistou de vez os brasileiros e promete ficar em alta por bastante tempo, já que mistura muito bem estilo, conforto e praticidade.

Você tem ou pretende ter uma cozinha americana? Continue lendo para saber mais sobre o assunto e descobrir como montar a sua!

O que tem uma cozinha americana?

Cozinha americana mistura piso marmorizado Vizcaya, da linha Classica, com frontão em Ondina Cinza, da linha Ondina

A principal característica da cozinha americana é o balcão que divide o ambiente destinado ao preparo dos alimentos de outros, como sala de estar ou de jantar.

Ou seja, em vez de uma parede como divisória, na cozinha americana há uma meia parede, bancada ou mesa.

Essa é uma opção muito comum, principalmente em casas e apartamentos pequenos. Isso porque a integração dos ambientes faz com que o imóvel pareça maior.

Mas a cozinha americana também pode estar presente em projetos de maior metragem, como o projeto em destaque.

Nesse caso, a escolha pode ser motivada pela integração que a cozinha americana proporciona entre as pessoas que estão na cozinha e quem está em outros espaços.

Quem não gosta de convidar os amigos para uma reunião e ter um local que permite conversar com todos enquanto prepara os pratos do jantar?

Ainda mais em um ambiente cheio de charme, como com o piso que reproduz mármore Viscaya, da linha Classica. Ele combina perfeitamente com a rodabanca neutra em Ondina Cinza, da linha Ondina.

As principais vantagens da cozinha americana

Em resumo, as principais vantagens da cozinha americana são:

  • Permite a personalização do balcão com azulejos e revestimentos diversos, ideais para uma cozinha criativa
  • Pode ter armários embutidos no balcão ou prateleiras acima dele, aproveitando melhor o espaço
  • Integração da cozinha com ambientes como a sala de estar e de jantar
  • Balcão serve como opção de superfície para o preparo dos alimentos
  • Bancada pode ser usada também como mesa para refeições rápidas.
  • Otimiza espaços pequenos, ajudando a dar amplitude
  • Visual moderno, que nunca sai de moda

8 dicas para montar uma cozinha americana simples

Se você já decidiu que quer uma cozinha americana na sua casa, aqui vão algumas dicas para conquistar a cozinha dos sonhos!

1. Considere a planta original do imóvel em primeiro lugar

Nem toda casa ou apartamento tem a estrutura ideal para criar um ambiente nesse formato. Se a cozinha for fechada, será necessário quebrar ao menos uma parede para inserir o balcão.

Nesse caso, você vai precisar consultar um profissional para avaliar se é possível derrubar essa parede, ou se ela é estrutural. Portanto, antes de fazer qualquer obra ou reforma, fale com um arquiteto ou engenheiro.

2. Escolha um belo balcão para ser a peça central da cozinha

Balcão revestido com Vintage, da linha Cimento, se destaca em cozinha com piso Cimento Cinza, da mesma linha

O formato americano integra sala e cozinha por um balcão, que ganha evidência no projeto. Daí a necessidade de ter muito critério na escolha.

Ele pode ser de mármore, concreto ou madeira, por exemplo. Uma excelente ideia é usar pastilhas ou revestimentos para balcão. Essa alternativa vai facilitar muito a limpeza, pois a cerâmica não tem frestas que acumulam poeira ou gordura.

No projeto em destaque, a escolha foi Vintage. Cheio de estampas e aspecto de concreto, o revestimento se sobressai na decoração com piso Cimento Cinza, também da linha Cimento.

3. Decore com criatividade, sem deixar a funcionalidade de lado

Já que vai ter um balcão separando os ambientes, escolha bem a decoração desse elemento. As ideias são inúmeras: fazer um cantinho do café sobre o balcão, colocar vasos de flores, pendurar luminárias divertidas no teto, e por aí vai.

Outra boa maneira de deixar a cozinha divertida e bonita é apostar em cores chamativas, que podem estar presentes no azulejo de cozinha.

4. Adquira uma coifa ou depurador para facilitar a limpeza

Ao integrar os espaços, existe um risco enorme de haver sujeira entre os dois ambientes.

Além de decorar e modernizar o espaço, coifa e depurador purificam o ar e minimizam as sujeiras deixadas por frituras.

A instalação pode ser feita no teto ou na parede. Basta escolher o tipo que fica melhor na sua cozinha e que seja compatível com o tamanho do fogão.

5. Invista em móveis claros para acompanhar a cozinha americana

Piso Tear Avelã, da linha Tear, e revestimento de parede Ondina Bege, da linha Ondina, compõem cozinha americana neutra

Um dos trunfos da cozinha americana é a sensação de amplitude que ela oferece. Para explorar ao máximo esse recurso, priorize móveis claros na cozinha americana.

Se possível, opte por armários planejados, para aproveitar cada centímetro do ambiente.

Agora, para quem prefere um visual com mais cor, dá para optar por eletrodomésticos e utensílios de tonalidades vivas, além de revestimentos que deem um toque de alegria.

Para potencializar o efeito de amplitude, opte pode revestimentos claros. É o caso de Tear Avelã, da linha Tear, e Ondina Bege, da linha Ondina.

6. Economize espaço e tenha praticidade com os utensílios na parede

A decoração pode acompanhar a praticidade que uma cozinha americana simples oferece.

Instalar uma barra perto do fogão e pendurar ali os utensílios que você mais usa vai trazer um charme incrível para a cozinha — e ainda facilita sua vida enquanto prepara os alimentos.

Se tiver uma ilha, é possível colocar ganchos no teto e pendurar panelas. Outra ideia interessante é usar prateleiras finas para armazenar potes de tempero e outros objetos.

7. Aposte em cerâmica para balcão bonita e prática

Já mencionamos antes, mas vale separar um tópico para falar exclusivamente sobre o revestimento para balcão da sua cozinha americana. Afinal, ele ajuda a embelezar o espaço.

O tipo mais indicado na maioria dos casos é a cerâmica. Ela é fácil de limpar e tem diversos estilos e cores, contribuindo para a decoração.

Tem cerâmica que reproduz mármore, para tornar o espaço elegante, e até revestimento amadeirado para a cozinha, deixando a casa super aconchegante.

8. Capriche na escolha do azulejo da cozinha

Revestimento ganha destaque na cozinha americana. Sacra Bianco, da linha Decora Design, é opção discreta e cheia de personalidade

A cozinha americana tende a ficar em evidência na casa, justamente pela integração com outros espaços.

Nesse caso, um dos elementos mais usados para trabalhar a decoração é o azulejo da cozinha. Há diversos tipos de revestimentos que combinam com qualquer estilo.

Os lisos e com textura discreta são indicados para quem tem armários coloridos ou uma decoração que chame a atenção, dando contraste de maneira equilibrada. É o caso de Sacra Bianco, da linha Decora Design.

Já os azulejos estampados ou que misturam cores ficam perfeitos em cozinhas com móveis e peças neutras.

A dica é sempre usar a criatividade aliada à funcionalidade, apostando na cerâmica como seus principais recursos práticos e estéticos.

E por falar em revestimento, você sabe qual o modelo ideal para a sua casa? Continue no blog e descubra como escolher a cerâmica para cozinha!