Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

Casa-refúgio ou chillhouse: ideias e tendências para um lar acolhedor

Dicas Pointer
Autor: Pointer - Data:

O isolamento social decorrente da pandemia mudou nossas vidas e hábitos, o que se refletiram também na decoração. Nesse sentido, ganhou protagonismo a ideia de ter uma casa-refúgio – ou chillhouse, em inglês.

Ao passar mais tempo em casa, muita gente descobriu (ou redescobriu) como é bom aproveitar o seu cantinho. Ao mesmo tempo, surgiu a necessidade de adaptar ou redecorar os espaços para que eles ficassem mais aconchegantes e acolhedores. Entenda mais a seguir e saiba como ter uma casa-refúgio.

O que é casa-refúgio?

Esse é um conceito novo, que surgiu da necessidade de transformar a casa em um espaço de autocuidado, acolhimento, segurança e conforto. Tudo isso para aliviar fatores externos que causaram estresse e ansiedade durante a pandemia.

Ter uma chillhouse envolve decorar e pensar em espaços que permitam aproveitar momentos para relaxar, mantendo a saúde mental. Isso inclui não só pausas para descontrair, como também uma boa noite de sono, por exemplo.

Sendo assim, uma casa-refúgio precisa reunir alguns elementos, como decoração simples, aconchegante e funcional. Tudo pensado para melhorar a qualidade de vida e garantir a harmonia do lar.

casa-refugio

Seguindo o piso Metropolitan Cinza, cores neutras, móveis minimalistas e plantas completam decoração estilo chillhouse

6 dicas para ter uma chillhouse com espaços aconchegantes

Pequenos momentos de prazer no dia têm o poder de recarregar as nossas energias. Por isso, é importante ter espaços que te permitam relaxar. Veja a seguir algumas dicas para a sua casa-refúgio.

1. Limpe e organize

Uma das premissas de uma chillhouse é ter ambientes funcionais, que ajudem nas tarefas do dia a dia. E se há um ponto de atenção é a bagunça. Ela te desconcentra e cria uma atmosfera que vai contra o aconchego que uma casa-refúgio precisa ter. O mesmo vale para a sujeira.

Por isso, doe, recicle ou se desfaça daquilo que não serve mais para abrir espaço e manter uma aparência clean. Por falar em limpeza, invista tempo em uma boa faxina antes de começar a decorar os ambientes.

2. Defina funções

É verdade que cada vez menos os ambientes da casa têm funções únicas e definidas. Temos home office no quarto, academia na sala e por aí vai. A multifuncionalidade é necessária e bem-vinda, porém definir funções é importante para quem quer ter uma chillhouse. Por exemplo, setorizar o trabalho em uma mesa no quarto, em vez de passar o dia mal acomodado em cima da cama. Isso ajuda tanto na hora de decorar, quanto para manter a organização, que é fundamental para um ambiente acolhedor.

Aliás, um ponto fundamental em uma chillhouse é ter espaços pensados não só no sentido visual, da decoração, mas também em como ele ajuda a tornar o dia a dia mais prático. Nessa etapa, é importante considerar a rotina da casa para saber o que é importante em cada espaço. Investir em móveis planejados ou modulados, que se adaptem ao dia a dia, pode ser uma boa solução. 

Apostar em revestimentos cerâmicos é uma boa nesse sentido. Além da praticidade, do bom custo-benefício e da variedade de estilos, a cerâmica tem propriedades que fazem dela uma aliada do bem-estar e da saúde.

3. Insira plantas na decoração

Estar perto da natureza é uma das maneiras de relaxar e se sentir bem. Por isso, usar plantas na decoração é uma das formas de aderir ao estilo chillhouse

São muitas as opções que você pode ter dentro de casa e são fáceis de cuidar, como a espada-de-são-jorge, as samambaias e os cactos. Isso sem falar que elas conseguem melhorar a qualidade do ar da sua casa ao remover gases tóxicos.

casa-refugio

Plantas combinam com concreto, como Zeppelin Steel

4. Na decoração, menos é mais

Prefira deixar por perto os itens e objetos que você mais usa. Aquilo que for excesso, guarde ou descarte. Ao escolher seus móveis, prefira os com curvas mais suaves, que imitem a natureza. 

Essa é uma forma de trazer mais tranquilidade para os ambientes, assim como a aposta em cores claras. Para dar mais vida, use tons escuros ou fortes em peças pontuais, como almofadas, mantas e tapetes.

5. Fique de olho na iluminação

O ideal para ter uma casa-refúgio é abusar da luz natural. Para controlar a luminosidade, você pode usar cortinas e luz artificial. Se quiser um clima aconchegante e intimista, luzes indiretas como a de abajures são uma boa pedida. Já em ambientes em que se precisa de mais claridade, como escritório ou cozinha, o ideal são luminárias e pendentes de teto.

6. Velas e difusores ajudam a criar o clima que você quer

Completando a experiência sensorial da casa-refúgio, temos os aromas. Alguns ajudam a acalmar, como alecrim e lavanda. Outros deixam a casa aconchegante, como os amadeirados. Para perfumar sua chillhouse, invista em velas e difusores que combinem com a decoração e te façam relaxar.

casa-refugio

Em Zebra Grafite, da linha Classica, aparência de mármore deixa ambiente natural, e vela completa o clima de aconchego

Gostou dessas dicas? Tem muito mais no Instagram da Pointer! Siga a página para ficar por dentro das tendências de decoração e saber dos nossos lançamentos.