Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu
Supercerâmicos criam decoração harmônica na cozinha com tons neutros. Zeppelin Gray, no piso, lembra concreto e compõe visual contemporâneo junto ao Graphic, na parede acima da pia, e ao E-motion, da linha Tropicália, na ilha

Cerâmica para cozinha: como escolher o revestimento certo?

Dicas Pointer
Autor: Pointer - Data:

A cozinha é um ambiente fundamental da casa. É onde preparamos deliciosos pratos e, em muitos lares, onde fazemos as refeições. Onde a família e os amigos se reúnem, atraídos pela boa comida e bebida. Por ser um ambiente ao mesmo tempo social e de serviço, a escolha dos materiais é muito importante, tanto do ponto de vista estético, quanto técnico.

Nós da Pointer, claro, acreditamos fortemente que os revestimentos cerâmicos são os melhores para a cozinha. Porém, qual cerâmica? É importante levar alguns critérios em consideração para escolher a melhor. Afinal, uma decisão errada impede que você aproveite todas as vantagens desse material e pode até causar acidentes domésticos.

Neste conteúdo, você vai conhecer as características que tornam a cerâmica a melhor opção de revestimento para cozinha e saber tudo o que é preciso antes de comprar o produto perfeito para esse ambiente.

Quais são as vantagens da cerâmica na cozinha?

Primeiramente, vamos conferir algumas propriedades da cerâmica que fazem dela uma boa alternativa de revestimento para a cozinha. Todas contribuem para a criação de um ambiente mais bonito e funcional.

Versatilidade

Atualmente, existe uma grande variedade de cerâmicas disponível no mercado de revestimentos. São muitas as opções adequadas para pisos e paredes de cozinhas.

Artesanal Mescla, da linha Cimento, apresenta visual arrojado com ícones do Nordeste estampados sobre fundo cimentício

Artesanal Mescla, da linha Cimento, apresenta ícones do Nordeste estampados sobre fundo cimentício. Uma escolha muito popular para cozinhas, copas e espaços gourmet

Para o piso, são populares para cozinhas as cerâmicas que reproduzem materiais naturais, como madeiras, pedras e cimento. Já para as paredes, são tradicionais os azulejos estampados, como Artesanal Mescla, da linha Cimento. Quem quer apostar em uma tendência, pode buiscar um relevo 3D. Todas essas opções permitem criar decorações únicas.

Facilidade de limpar

Outro aspecto favorável do uso de cerâmicas em cozinhas é a facilidade de limpeza. As cerâmicas têm superfície impermeável, o que significa que nenhum resíduo vai penetrar e grudar nela. Dependendo do tipo de sujeira, muitas vezes só é necessário passar uma mistura de água e detergente com um pano.

Vale ressaltar que as cerâmicas brancas deixam a limpeza mais eficiente por evidenciarem as sujidades. Nesse sentido, uma sugestão de revestimento é o Clássico Branco, da linha Neutra.

Outra dica é investir nos Supercerâmicos, que têm acabamento retificado. Eles apresentam grandes formatos e exigem uma linha mínima de rejunte, apenas 1,5mm. Por isso, diminuem o acúmulo de sujeira.

Resistência a manchas

A cerâmica tem resistência a manchas. Isso a diferencia de outros materiais, como os mármores, que, apesar de serem muito desejados em cozinhas, mancham com facilidade quando expostos a agentes como vinho, tomate e café.

Durabilidade

Diferentemente de outros revestimentos, como a madeira, as cerâmicas duram muitas décadas, inclusive em contato constante com a água. Isso se deve, entre outros fatores, a sua impermeabilidade. Essa característica faz dela ideal para áreas como cozinhas, que molham com certa facilidade.

Outra característica que torna as cerâmicas mais duráveis é a resistência ao peso. Os Supercerâmicos da Pointer, por exemplo, suportam até quatro toneladas por metro quadrado. Eles também são bastante resistentes a riscos.

Como escolher a cerâmica para cozinha?

Ibérica Natural, na parede, é inspirado nas árvores da Península Ibérica e traz um ar mais elegante à cozinha, ressaltado pela iluminação natural

Ibérica Natural, na parede, é inspirado nas árvores da Península Ibérica e traz um ar mais aconchegante à cozinha, ressaltado pela iluminação natural

Atualmente, a cozinha é um dos ambientes mais aconchegantes da casa, onde moradores e visitantes passam um bom tempo. Assim, entender a dinâmica das pessoas nesse espaço é essencial para escolher o melhor revestimento cerâmico.

Analise a superfície onde ela será aplicada

Alguns revestimentos da Pointer contam com versões para piso e parede, o que facilita a escolha para a cozinha. 

Magic Platinum, da linha Decora Design, aplicado na parede, garante movimento e modernidade, harmonizando com os itens em aço inox do ambiente

Magic Platinum, da linha Decora Design, aplicado na parede, garante movimento e modernidade, harmonizando com os itens em aço inox do ambiente

No entanto, nem toda cerâmica para a parede é adequada para o piso, pois algumas não contam com resistência suficiente para suportar o tráfego de pessoas e/ou trazem relevos 3D que podem dificultar o caminhar. Consulte a indicação de uso da Pointer. Se for apenas RI, significa que é um revestimento exclusivo para paredes.

É muito importante revestir com cerâmica principalmente as paredes das bancadas e do fogão, que estão expostas diretamente a água e gordura. Porém, recomendamos mesmo revestir todas as paredes, se possível, garantindo um ambiente todo impermeável.

No piso, evite acabamento polido ou brilhante em ambientes molhados como a cozinha, pois eles podem causar escorregões. Dê preferência a produtos com superfície mate, que oferecem mais segurança.

Pense nas cores e estampas disponíveis

Resolvida a questão técnica, vamos falar agora da estética. A variedade de cores e estampas das cerâmicas nos permite criar ambientes exclusivos. Como passamos muito tempo na cozinha, é natural querermos que ela expresse nossa personalidade.

Na parede, revestimento Ninho, da linha Decora Design, reforça a atmosfera de aconchego característica das cozinhas, com elementos e cores que transmitem essa energia de acolhimento

Um painel Ninho, da linha Decora Design, reforça a atmosfera de aconchego característica das cozinhas, com elementos e cores que transmitem essa energia de acolhimento. As outras paredes levam Ibérica Natural e o piso, Nirvana, da linha Graphic

As cerâmicas em cores claras funcionam bem para cozinhas, pois dão um ar clean e amplo ao ambiente. No entanto, revestimentos desse tipo tendem a exigir uma limpeza mais frequente, já que qualquer sujeira fica evidente neles.

Por outro lado, cores escuras deixam a cozinha refinada. Nessa perspectiva, vale destacar o Grid Navy, da linha Zeppelin, que traz a modernidade do azul escuro. Porém, é interessante providenciar uma iluminação potente, para que o ambiente não pareça menor. 

Grid Navy, da linha Zeppelin, na parede, reforça a sofisticação da cozinha com itens em metal. Ibérica Platina, no piso, traz toda a elegância das madeiras claras europeias

Grid Navy, da linha Zeppelin, na parede, reforça a sofisticação da cozinha com itens em metal. Ibérica Platina, no piso, traz toda a elegância das madeiras claras europeias

Aliás, se a ideia for compor um ambiente sofisticado, cerâmicas que recriam madeira são ótimas opções para cozinhas. Elas proporcionam aconchego, não esquentam o ambiente e nem se desgastam com a água, como um piso no material natural. Um exemplo é a Ibérica Platina.

Revestimentos cerâmicos que reproduzem mármore e pedras também transmitem requinte. Além disso, são opções mais sustentáveis e duradouras que os materiais naturais. Vale destacar nessa proposta os produtos das linhas Clássica, Pietra di Basalto, Summer e Piasentina.

Summer Gold, aplicado no piso dessa cozinha, reproduz a pedra natural Slate, que se forma em camadas

Summer Gold, aplicado no piso dessa cozinha, reproduz a pedra natural Slate, que se forma em camadas

Agora, se você deseja ter uma cozinha retrô, aposte em cerâmicas que interpretam ladrilhos hidráulicos. Uma boa alternativa é a Urbana Retrô Mix. Só tome cuidado ao revestir todas as superfícies com esse tipo de produto. O ideal é combiná-lo com outro mais neutro, para suavizar a composição.

Urbana Retrô Mix traz a beleza tradicional dos ladrilhos hidráulicos para a cozinha

Urbana Retrô Mix traz a beleza tradicional dos ladrilhos hidráulicos para a cozinha

Considere os diferentes formatos

Os vários tamanhos de cerâmica também podem causar efeitos visuais diversos em uma cozinha. Certamente, os formatos 30×30 e 40×40 são os mais conhecidos do mercado de revestimentos.

Porém, o avanço da tecnologia permite hoje a fabricação de cerâmicas de grandes formatos, como 80×80, 45×90 e 15×90. Aliás, elas são tendência, pois ajudam a ampliar visualmente e dão modernidade aos espaços. Vale a pena conhecer!

Acesse o site da Pointer para conferir nossas opções de cerâmica para cozinha, descobrir onde encontrá-las e simular a aplicação delas, entre outras informações!