Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu
terrazzo veneziano

Descubra o que é terrazzo veneziano e como usar na sua casa

Tendências de Decoração
Autor: Pointer - Data:

O terrazzo veneziano não é uma invenção recente. Algumas variações do revestimento datam do final da Grécia Antiga. 

Com sua influência no Império Romano e adoção por outros povos, tornou-se uma técnica arquitetônica artesanal amplamente utilizada ao longo dos séculos. 

A atual popularidade do revestimento vem desde sua aplicação no piso de grandes palácios inconfundíveis das cidades de Veneza e Verona, na Itália. 

Por suas características marcantes, o terrazzo veneziano costuma despertar extremos: ou é amado ou odiado! No entanto, tem sido mais amado e se firmado como grande tendência de decoração este ano. 

Quer saber mais sobre o terrazzo veneziano e como usá-lo na sua casa? Continue conosco! 

 terrazzo veneziano
O revestimento cerâmico Quasar Sol, da linha Quasar, é inspirado no terrazzo veneziano 

O que é terrazzo veneziano?

É um tipo de revestimento formado por diversas rochas e mármore, que são ligadas por uma pasta de cimento e cal. Caso não esteja reconhecendo pelo nome, não se preocupe. No Brasil, é também chamado de marmorite e granilite. 

Apesar de estar intimamente ligado à própria história da Itália, a origem do terrazzo veneziano é muito anterior à unificação do país. A técnica vem desde a Grécia Antiga, passou por toda a Idade Romana e eras seguintes, chegando aos dias atuais. 

Mas foi reconhecidamente na Itália renascentista do século XV que ganhou o prestígio que mantém até hoje. 

O mais provável é que tenha sido inventado como uma forma de reciclar os materiais excedentes ou oriundos de demolições, para evitar desperdícios e ser uma alternativa econômica para várias aplicações construtivas. 

Ganhou popularidade entre as classes mais altas da época e hoje é valorizado por sua alta durabilidade e até mesmo pela sustentabilidade, já que reaproveita resíduos. 

Para a maioria dos italianos, o terrazzo tem grande valor afetivo. Apesar de o estilo ter perdido força entre algumas gerações, ele ainda remete a construções antigas, como as casas de infância e cozinhas de avós. 

Terrazzo veneziano no Brasil 

Já no Brasil, depois de ter sido tendência forte durante a década de 1940, ele também perdeu força nas décadas seguintes. Atualmente, o terrazzo veneziano tem sofrido uma redescoberta de seu valor construtivo e beleza casual. 

Boa parte desse movimento se deve aos avanços tecnológicos que buscaram reproduzir a estética do terrazzo com o máximo de fidelidade possível em materiais modernos, ainda que sem utilizar as técnicas originais de fabricação.

revestimento terrazo veneziano
O terrazzo veneziano pode ser colorido ou monocromático, como ocorre com San Marco Grigio, da linha Lazer  

Quais as principais características do terrazzo veneziano? 

Você já deve ter se deparado com o granilite em pisos, paredes ou mobiliário, ainda que não o conhecesse pelo nome original. Para se apaixonar de vez, é importante conhecer mais sobre a história e os traços singulares do terrazzo veneziano. 

Composição 

O terrazzo veneziano é um tipo de mosaico cujo padrão se forma ao acaso — característica que torna cada peça única. 

As composições contemporâneas do terrazzo são variadas. Algumas permanecem misturando os vários fragmentos de materiais diferentes, enquanto outras linhas trabalham com a predominância de apenas um tipo. 

Quartzo, conchas e vidro, por exemplo, são algumas das preferidas e conferem um estilo notável a edificações em vários lugares e climas do mundo. 

Outra diferença significativa é a dimensão. Se antes eram comercializados em tamanhos modestos, de cerca de 20x20cm, hoje em dia chegam até os grandes formatos com facilidade, de 60x60cm ou até maiores, dependendo da fabricante. 

Originalmente, o terrazzo veneziano conta com um acabamento de aspecto acetinado discreto quando finalizado. A maioria dos modelos dá continuidade a isso. Algumas fabricantes, no entanto, contam com linhas de alto brilho, que unem a estética moderna à antiga.

terrazo venezziano
O revestimento Spark Gray, da linha Spark, foi usado nas paredes da cozinha 

Como usar o terrazzo veneziano em casa? 

Como são criados e fabricados atualmente em diversas cores, tamanhos e componentes, os pisos em terrazzo veneziano podem ser tanto os líderes da decoração de um ambiente quanto um plano de fundo neutro para receber qualquer estilo. 

Escolha a área da casa 

A estética do terrazzo veneziano é reproduzida nos materiais mais resistentes que a tecnologia tem à sua disposição nos dias atuais, como a cerâmica e o porcelanato. 

Dessa maneira, tornou-se extremamente versátil e acessível, podendo ser aplicado tanto nos ambientes internos quanto nos externos. 

Os modelos nos quais predominam as cores neutras, tais como cinzas e marrons, podem ser utilizados em grandes superfícies de qualquer ambiente. 

Vale desde quartos e salas de estar até áreas gourmet e calçadas externas. Isso porque eles harmonizam muito bem com qualquer estilo decorativo. 

Já as linhas mais coloridas, assim como no caso de outros revestimentos de tonalidades marcantes, é recomendado que sejam aplicadas com moderação. Considere isso principalmente em espaços compactos, a fim de evitar visuais confusos. 

Assim, bons exemplos são aplicação no backsplash ou em toda a superfície de fundo de pia e armários, na meia parede que divide a cozinha americana da sala, dentre outros. 

Defina a superfície para aplicação 

terrazo veneziano
O piso Quasar Sol, da linha Quasar, trouxe cor ao ambiente p&b 

O uso mais clássico de todos é no chão. A reprodução fiel também busca a enorme durabilidade e resistência ao desgaste

Isso transforma o material em um dos pisos ideais para locais de alta circulação de pessoas, como lojas, restaurantes e bancos, além do uso residencial. 

Atenção: para superfícies com contato ocasional ou constante com água, é importante que o piso tenha resistência ao escorregamento, para evitar escorregões e acidentes. 

Há também os projetos que aplicam o revestimento nas paredes. Tanto em fachadas quanto em espaços internos, úmidos ou não, o terrazzo confere a impermeabilidade necessária à superfície. Além disso, dá um efeito estético único quando presente à altura do observador. 

Use a criatividade 

O terrazzo veneziano é um revestimento criativo por si só, já que sua composição faz com que ele se torne único. Portanto, use sua imaginação para decorar com ele. 

Uma boa ideia é aproveitar um modelo colorido para compor o painel de TV em substituição à marcenaria. Uma alternativa para mobiliário é aplicar o revestimento sobre bancadas de áreas gourmet, cozinhas e até mesas, sejam de jantar, sejam de centro ou de canto. 

Nos últimos anos, a padronagem do terrazzo veneziano tem chegado a peças decorativas como vasos, luminárias, pendentes, suportes para velas, louças. Assim, não tem desculpa para não trazer essa beleza clássica para o cotidiano. A sua criatividade é que manda! 

Conheça os revestimentos Pointer 

terrazo
Spark Blush, da linha Spark, traz o tom terracota para o revestimento inspirado no terrazzo veneziano 

Para alcançar o resultado desejado, é imprescindível que o projeto priorize o uso de revestimentos de alta qualidade. 

É importante ainda reproduzir a aparência do terrazzo veneziano com resistência e durabilidade satisfatórias, e o mais compatível possível com o que se esperaria do material original. 

Sempre atenta às tendências em arquitetura e revestimentos, a Pointer traduz o terrazzo veneziano em diversas linhas da suas coleções. 

Spark 

Um dos destaques entre os lançamentos de 2023 da Pointer é a linha Spark, inspirada no granilite. O revestimento está disponível nas cores Blush, Green e Gray, além dos formatos 60 x 120 cm (para uso interno) e 80 x 80 (externo, apenas na cor Blush). 

Quasar Sol 

Quasar Sol, da linha Quasar, conta com fundo branco pintado por diversos resíduos coloridos de rochas, como uma reinvenção do chão de cacos. O revestimento está disponível no formato 80 x 80 cm e pode ser usado tanto em pisos quanto em paredes. 

Trastevere 

Reproduzindo pedras, o revestimento Trastevere, da linha Lazer, tem acabamento EXT, ideal para ambientes externos com contato com a água. O revestimento está disponível no formato 60 x 60 cm e também pode ser usado em pisos e paredes. 

San Marco Grigio  

Assim como o Trastevere, San Marco Grigio, da linha Lazer, também tem formato 60 × 60 cm e acabamento externo, que oferece resistência ao escorregamento. Sua tonalidade grafite, semelhante ao de uma pedra natural, combina perfeitamente com jardins e quintais. 

Gostou da beleza e da versatilidade do terrazzo veneziano? Que tal investir nessa tendência para a reforma da sua casa? 

Caso ainda não tenha certeza se vai gostar do resultado, visite nosso simulador de ambientes e confira alternativas para mandar bem nas combinações e ter sua casa dos sonhos!