Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

Decoração afetiva e o que ela representa em um lar

Dicas Pointer
Autor: Pointer - Data:

A nossa casa é o abrigo das nossas vivências, das memórias e de tudo o que experimentamos ao lado de pessoas especiais. E é justamente sobre isso que trata a decoração afetiva.

Na pandemia, quando passamos a ficar mais tempo em casa, notamos a importância do lar como refúgio e santuário. E decorações que tragam esse sentimento de pertencimento tornaram-se tendência. Quer entender melhor? Siga conosco!

A decoração afetiva é um mix de cores, objetos e estampas que ajudam a trazer boas memórias e uma sensação de pertencimento. Como este ambiente composto com revestimento Urbana Retrô Mix, que recria ladrilhos hidráulicos

O que é decoração afetiva?

A decoração afetiva é aquela que busca resgatar e reafirmar nossas memórias e nosso jeito de ser. Durante a nossa vida, colecionamos objetos, cheiros, detalhes e lembranças que nos fazem ser quem somos. E todos esses itens podem estar presentes na decoração da sua casa, tornando o lar um verdadeiro refúgio e um reflexo de quem você é.

Mais do que apenas objetos e móveis de família, a decoração afetiva busca trazer para o espaço cores, cheiros e sensações que nos fazem recordar de determinados momentos ou que trazem um sentimento especial para a nossa casa. É algo muito mais sensorial do que objetivo.

Por que investir na decoração afetiva?

A decoração afetiva é uma tendência. Mas, mais do que um estilo decorativo, é uma maneira de transformar a sua casa em um lugar ainda mais aconchegante, no qual você possa sentir amor, carinho, acolhimento e segurança.

É uma maneira de conectar toda a família com aquele ambiente, trazendo memórias e despertando boas sensações em todos. Então, mais do que usar itens caros e refinados, a intenção é pensar em bons materiais, mas que tenham relação com a personalidade e a história de cada morador.

Dessa forma, o seu lar se torna um lugar único no mundo – para o qual é ainda mais gostoso retornar e permanecer. Justamente por esses pontos, a decoração com afeto não tem regras rígidas. A ideia é decorar com itens pessoais que tenham significado para você, despertando sensações e compondo um ambiente único.

Como decorar com afetividade?

Já está convencido de que a decoração afetiva é uma boa ideia? Veja algumas dicas que separamos para começar a praticá-la!

Defina a personalidade do ambiente (a partir da personalidade dos moradores)

Antes de começar a pensar em cores, estilos e objetos, é importante refletir sobre quais sensações você deseja trazer aos espaços. Escolha algumas peças-chave que ajudem a refletir melhor a personalidade e as memórias dos moradores.

São muitos os pontos que podem compor a decoração afetiva, como uma estampa que lembre a sua infância ou um lugar que você viveu. Na imagem, painel com Ninho, da linha Decora Design, e parede com Ibérica Natural

Por exemplo, uma estampa que lembre a sua casa de infância, algumas fotografias de viagens, cores que têm significado especial na vida dos moradores e assim por diante. Também valem referências ao seu país ou região de origem, como o revestimento Ninho, da linha Decora Design, que traz estampas da fauna e flora brasileira.

Use móveis antigos e objetos de família

Se você tiver algum móvel ou objeto de família, que passa de geração em geração, que tal incluir essa peça como ponto de destaque da sua decoração? Dependendo do estado do móvel, é possível investir em pequenos reparos ou uma restauração, trocando o estofado, os puxadores, com uma nova pintura e outros pequenos detalhes.

Tente deixar esse item como ponto focal do ambiente, compondo o restante da decoração ao redor dele. Para combinar móveis antigos e contemporâneos no mesmo espaço, procure alguma harmonia entre eles – como uma cor que se repete ou um material em comum, por exemplo a madeira.

Utilizar um móvel ou objeto de família é uma ótima maneira de trazer mais personalidade à sua decoração, assim como brincar com estampas e texturas diferenciadas. Na imagem, E-Motion Wood, da Linha Tropicália

Aposte em fotografias

As fotografias são ótimas para nos trazer uma série de lembranças e ficam incríveis decorando as paredes de casa. Você pode selecionar as melhores e emoldurá-las para criar um pequeno detalhe em uma parede, compondo com quadros, gravuras e peças artesanais.

Destaque seus souvenires de viagens

Quem ama viajar e conhecer novos lugares pode transmitir isso na sua decoração afetiva. Use os souvenires como objetos decorativos. Miniaturas de edificações, ilustrações, canecas e outros pequenos mimos que lhe ajudem a relembrar os bons momentos vividos e que reafirmem essa identidade de viajante.

Brinque com o “faça você mesmo”

Nada melhor para adicionar personalidade à decoração do que algo que você ou alguém da sua família fez. É possível usar peças artesanais e até os desenhos das crianças na decoração.

Atenção à escolha das cores

As cores têm a capacidade de nos transmitir uma série de sensações – e também de nos transportar para diferentes lugares. Pense na personalidade dos moradores e nos sentimentos que você deseja transmitir para a sua casa e escolha as cores que melhor se ajustem a isso.

As cores, quando mescladas podem transformar as sensações dos espaços. Como esta inspiração com o lançamento Catavento Azul. No piso, o neutro Zeppelin Steel

Pense nos revestimentos

Os revestimentos também devem ajudar a trazer essa sensação de acolhimento e pertencimento da decoração afetiva. E nada melhor para isso do que pensar em estampas que traduzam sensações relacionadas às memórias que você já vivenciou.

A Pointer conta com algumas opções muito interessantes. O lançamento Catavento é uma delas – brincando com a simbologia do catavento, que está ligado a infância de muitas pessoas, trazendo um ar nostálgico, lúdico e muito positivo.

Outra ideia bacana é o lançamento Mandala – um círculo que simboliza o universo, mostrando que todos estamos interligados e fazemos parte dos cosmos, trazendo essa sensação de pertencimento de forma ainda mais presente.

Com uma pegada semelhante, o lançamento Sacra, foi inspirado nas formas da geometria sagrada, especificamente a flor da vida, um desenho que simboliza a interconectividade da vida e de todos os seres. Todos esses lançamentos são ferramentas para uma decoração afetiva.

As estampas dos revestimentos são capazes de transmitir uma série de sensações, como essa parede com o lançamento Sacra, que simboliza a interconectividade de todos os seres

Outros revestimentos da Coleção Pointer também ajudam a trazer diferentes sensações e memórias. Como Urbana Retrô Mix, que recria os saudosos ladrilhos hidráulicos presentes nas casas de muitos dos nossos familiares mais antigos.

Como você viu, com alguns pequenos detalhes, é possível transformar a sua decoração, tornando-a mais afetiva e fazendo com que você se lembre de ótimos momentos e também reafirme suas raízes, transformando a casa em um verdadeiro refúgio de boas sensações.

Gostou de conhecer mais sobre a decoração afetiva? Visite o nosso site e descubra como a Pointer pode ajudar a transformar o seu décor!