Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

Alerta tendência: madeira na cozinha

Dicas Pointer
Autor: Pointer - Data:

Uma das tendências em 2022 é o aconchego e o bem-estar na decoração. Para isso, tem crescido a procura por materiais naturais. Foi aí que o uso da madeira na cozinha ganhou destaque. É que esse é um material que, literalmente, traz a natureza para perto. Os tons quentes e as texturas ajudam a deixar o ambiente mais acolhedor.

Como por muitos anos a cozinha foi mais considerada um ambiente de serviço, não era comum ver a textura de madeira – predominava mais o branco frio. Porém, as cozinhas têm cada vez mais se tornado ambientes sociais, inclusive integradas. Nesse contexto, a madeira faz todo sentido. 

Continue com a gente para inspirações de madeira na cozinha e opções de revestimentos cerâmicos que reproduzem esse material.

4 inspirações de madeira na cozinha

Além de trazer calor e aconchego, a madeira ainda é super versátil, podendo compor de diferentes estilos, desde o rústico até o moderno. Veja algumas inspirações:

Revestimento de madeira no piso e na parede

Iberica Natural é boa opção de revestimento de madeira para áreas molhadas, como cozinhas

Mergulhamos de cabeça na tendência da madeira na cozinha. No projeto acima, temos no piso e na parede. A cozinha é totalmente integrada, então apresenta o mesmo piso de madeira de toda a área social. E para acentuar esse acabamento, a madeira também ocupa o frontão – ou seja, a parede atrás da bancada. 

No caso, não estamos falando de madeira natural, mas sim do revestimento cerâmico Iberica Natural, que reproduz a madeira da Oliveira. O material é mais resistente e durável, podendo entrar em contato direto com a água sem maiores cuidados. Muito prático para a cozinha.

A madeira também aparece no acabamento dos armários, porém mais discreta em tonalidade acinzentada. Os armários em serralheria e a geladeira em inox equilibram o rústico da madeira, deixando o ambiente mais contemporâneo.

Madeira no piso e revestimento decorado na parede

Piso que reproduz madeira Iberica Natural também é opção para cozinha aconchegante. Na parede, Blossom Beach, da linha Decora Design

Agora, para quem prefere menos madeira na cozinha, uma alternativa é apostar apenas no piso. Como a aplicação é uma área extensa, também causa impacto e gera o aconchego que esse estilo pede. Porém, por não ficar na altura dos olhos, é mais discreto.

Na cozinha que destacamos acima, o piso Iberica Natural foi combinado com uma parede com cerâmica decorada, nesse caso Blossom Beach, da linha Decora Design. O revestimento também traz tonalidade bege e remete ao aconhego, fazendo um par perfeito com a madeira.

Piso de madeira e tons terrosos

Móveis em diferentes cores combinam com piso Iberica Natural, com aspecto de madeira. No frontão, Piquet Blanc

A cor natural da madeira é muito bonita e combina facilmente com outros tons. Por isso é uma ótima escolha para o piso, podendo receber outros revestimentos nas paredes e móveis coloridos. Na cozinha acima, a marcenaria explora cinza e um marrom avermelhado. Uma ótima maneira de embarcar na tendência dos tons terrosos.

Mais uma vez aqui utilizamos a madeira Iberica Natural – já deu pra perceber que essa é uma ótima escolha para cozinhas, certo?! Já para o frontão, a neutralidade aparece por meio de Piquet Blanc.

Painel ripado de madeira nas prateleiras e na ilha

Madeira na cozinha em locais inusitados com o revestimento E-Motion Wood, da linha Tropicalia. Para o piso, escolha foi Zebra Cinza, da linha Classica

Saindo um pouco do piso de madeira, aqui temos um uso inusitado de madeira na cozinha. No projeto acima, apostamos na tendência do painel ripado de madeira E-Motion Wood, da linha Tropicalia. O revestimento cerâmico tem relevo 3D e reproduz com perfeição a estética das ripas.

E-Motion Wood reveste o corpo da ilha de alvenaria e também a parede que recebeu prateleiras, formando praticamente uma estante. Ótima solução para uma cozinha gourmet com estilo de bar. Uma cozinha para receber e estar, porém com a praticidade do revestimento cerâmico.

Para completar a elegância dessa cozinha, o piso Zebra Cinza, da linha Classica, reproduz mármore. Madeira clara e mármore claro com veios cinzas constituem uma combinação inusitada, mas certeira.

Madeiras Pointer para a cozinha

Os revestimentos cerâmicos Pointer são capazes de reproduzir a madeira com perfeição, graças ao seu design. E são tecnicamente mais adequados a esse ambiente do que a madeira natural. Isso porque são totalmente impermeáveis, podendo receber água e gorudura sem danificar o material. Por essa característica, são muito fáceis de limpar e duram muito mais. 

Além disso, a madeira natural tem valor bastante elevado. Com revestimentos cerâmicos, a tendência da madeira na cozinha se democratiza.

Confira a seguir as linhas da Pointer que reproduzem madeira:

Linha Ibérica

São Supercerâmicos inspirados nas árvores de oliva da Península Ibérica. Elas têm como característica os veios bem desenhados e em tons contrastantes. O formato é de tábua 15×90, sempre com bordas retificadas e acabamento mate, sem brilho, que não escorrega quando molhado.

Além de Ibérica Natural, que mostramos nas cozinhas acima, a linha também conta com tonalidades que vão da madeira bem escura, quase preta (Iberica Pop), até a mais clarinha, próxima ao branco (Iberica Planina).

Linha Tropicalia

Já a linha Tropicalia é composta de revestimentos que reproduzem espécies das florestas tropicais brasileiras. Elas variam entre as tonalidades de castanho e vermelho, aumentando o leque de opções de revestimento em madeira para a cozinha.

A linha Tropicália conta com revestimentos decorativos para paredes (E-Motion Wood e Intársia) e pisos para áreas externas (Deck Amazônia, Ilhéus Canela, Deck Ilhéus Cedro e Deck Ilhéus Grigio).

Linha Lenho

Outra opção de revestimento que reproduz madeiras brasileiras é a linha Lenho. Nesse caso, são espécies como Parquet Acacia e Nativa Aroeira. E a linha Lenho traz produtos mais acessíveis, no formato básico 60×60 e com bordas BOLD – boa opção para obras com orçamento apertado.

Linha Mediterrânea

Passando para outra parte do globo terrestre, chegamos ao clima mediterrâneo, com verão quente e seco, inverno ameno e chuvoso. O ambiente ideal para espécies de cor clara e veios suaves.

São essas árvores que a linha Mediterrânea reproduz muito bem, com destaque para Avelana, em quatro tonalidades: Avelana Champagne, Avelana Ambar, Avelana Malbec e Avelana Castanho.

A cozinha é um dos lugares mais importantes da casa, onde se criam memórias e acontecem momentos especiais. Para tornar o ambiente ainda mais cheio de significado, veja as dicas para uma decoração afetiva!