Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

Prateleiras e estantes: saiba como usá-las para decoração e organização

Tendências de Decoração
Autor: Pointer - Data:

Prateleiras e estantes são muito mais do que móveis que abrigam livros e guardam objetos. Elas podem ser protagonistas e trazer um charme especial para qualquer ambiente, por causa da enorme diversidade de cores e materiais disponíveis. E o arremate final ainda pode ficar por conta da escolha das peças que vão ajudar a compor a decoração.

Quer se surpreender com o potencial das prateleiras e estantes em deixar sua casa ainda mais bonita? Continue a leitura e veja como elas podem ser usadas de formas inteligentes e transformar os ambientes!

68394-prateleiras-e-estantes-saiba-como-usalas-para-decoracao-e-organizacao

Diversificando combinações

Seja a sua decoração minimalista, sóbria, sofisticada, alternativa, colorida ou suave, as prateleiras e estantes podem perfeitamente fazer parte da composição. É só saber como usá-las, escolhendo bem as cores, acabamentos e materiais.

No caso de um ambiente minimalista, por exemplo, a sofisticação pode estar na composição com objetos de cores neutras, como vasos e velas, distribuídos de forma harmoniosa.

Se a intenção é dar um toque mais alegre ao ambiente, objetos coloridos e divertidos podem trazer despojamento. Uma boa ideia é procurar criações de designers (surpreenda-se com o que os locais podem oferecer!) ou mesmo artigos vintage.

Por fim, o bom resultado vai nascer da combinação entre as prateleiras e estantes e aquilo que elas vão abrigar!

Contrastando

Aqui a ideia é jogar com as cores. A parede é branca? Experimente colocar prateleiras coloridas. As cores vibrantes como vermelho ou amarelo trazem alegria para o ambiente. Mesmo que a opção seja por sobriedade, uma parede clara com prateleiras ou estantes em cinza ou preto fazem um elegante contraste.

O contrário também funciona muito bem. Caso suas paredes sejam pintadas ou adesivadas, escolha contrapor com estantes e prateleiras neutras ou brancas.

Mãos francesas podem dar um show à parte

A diversidade de materiais, formas e cores nas quais elas são encontradas torna praticamente impossível não encontrar uma mão francesa que combine com sua decoração, seja ela moderna ou clássica.

Mãos francesas em ferro fundido são charmosíssimas e dão um ar mais retrô e romântico. Canos de ferro também podem fazer o papel de suporte para quem gosta do estilo industrial. Outros modelos mais simples podem ganhar um ar luxuoso com uma pintura dourada, por exemplo.

Outra boa dica é instalar as mãos francesas de forma invertida, seja como suporte de prateleiras, para pendurar vasos, placas ou ainda para servir como luminária!

Um charme a mais para os banheiros

Os banheiros também merecem ficar organizados e lindos. Há modelos de estantes e prateleiras de todos os tamanhos, que podem caber muito bem em qualquer espaço.

Só tome o cuidado de escolher materiais que sejam resistentes à água e umidade. As de vidro podem ser uma boa pedida: são fáceis de limpar e dão a sensação de amplitude e leveza.

Palco para belas louças e utensílios

Quem disse que só de armários é feita uma bela cozinha? Prateleiras e estantes podem fazer bonito no lugar mais querido da casa.

Suas louças favoritas merecem ficar expostas para serem admiradas. O mesmo vale para taças, utensílios com design e cores especiais, vidros de temperos ou ainda uma mini-horta.

Uma dica bacana é prender ganchos para pendurar xícaras, canecas e o que mais merecer ficar à mão e à vista.

Iluminando prateleiras e estantes

Além de cores, texturas, formatos e materiais diferentes, outra ótima ideia para valorizá-las ainda mais é instalar luzes nas prateleiras e estantes.

As possibilidades vão desde usar luzes dicroicas até fitas de LED. Um pisca-pisca pode ser facilmente colocado e dar uma graça toda especial.

Para que sua cozinha fique ainda mais funcional e bonita, a dica é instalar luzes nas prateleiras ou estantes. Além de darem aquela força para enxergar melhor seus livros de receitas, ainda conseguem destacar um belo revestimento, por exemplo.

Quer saber o que fazer para deixar sua casa sempre linda, com sua cara, sem perder a praticidade? Curta nossa página no Facebook e não perca nenhuma dica!