Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

5 dicas de organização para aplicar em uma cozinha pequena

Tendências de Decoração
Autor: Pointer - Data:

Quem não quer ter uma cozinha prática, linda e funcional? Para isso, de nada adianta investir em um superprojeto se no fim das contas o que faz mesmo a diferença é a organização! Ainda mais quando se trata de uma cozinha pequena, que precisa do máximo de otimização e praticidade.

A boa notícia é que ter organização e beleza não é nenhum mistério, mesmo em espaços limitados.

Continue a leitura e conheça 5 dicas práticas para ter uma cozinha bonita e vencer o desafio de mantê-la sempre organizada!

1. Antes de mais nada, pratique o desapego!

É incrível como temos a capacidade de acumular coisas ao longo do tempo, não é mesmo? Atire a primeira pedra quem nunca fez uma faxina no armário e ficou impressionado com a quantidade de coisas que saíram de lá por não terem mais uso.

Com a cozinha é a mesma coisa! Antes de cuidar da organização, faça uma bela “limpa” nos armários e prateleiras. O que não vem sendo usado pode ser doado. Além de liberar um espaço precioso, ainda pode ser de grande ajuda para deixar  à mão o que precisa ser usado no dia a dia.

2. Verticalize

As versáteis prateleiras possibilitam ganhar espaços que você nem imaginava. Já pensou em colocar uma prateleira logo acima da porta da cozinha? Como é um lugar um pouco menos acessível, pode ser usado para guardar objetos que não são tão usados no dia a dia. Para compor as prateleiras, escolha caixas e cestas bonitas. Além de organizar pequenos objetos, ainda contribuem muito para a decoração.

Uma prateleira acima do fogão pode ser bem prática para colocar os utensílios mais usados durante o preparo de uma refeição. Arrumar os temperos em potinhos de vidro etiquetados e enfileirá-los sobre a prateleira fica muito charmoso.

3. Aposte em pendurar e suspender

Ganchos, barras e aramados podem fazer maravilhas em prol do ganho de espaço, seja do lado de dentro ou de fora dos armários.

Acabamos de falar em prateleiras, com quem os ganchos formam uma parceria bastante eficiente. Os ganchos podem ser presos na parte de baixo das prateleiras e usados para pendurar xícaras e canecas.

Para quem gosta de deixar os utensílios expostos, as barras são uma opção muito bacana. Elas podem ser instaladas na parede e os ganchos seguram colheres, conchas, tesouras, abridores e tudo o que for “pendurável”. As barras imantadas são excelentes formas de guardar facas e proteger o fio, uma vez que elas não ficam expostas a atritos dentro das gavetas.

Os aramados são encontrados em diversos tamanhos e para vários tipos de uso. Podem ser usados para organizar os espaços internos de gavetas e armários ou mesmo pendurados nas barras. As funções deles vão desde escorrer pratos e talheres até acomodar rolos de filme plástico e papel toalha.

4. Invista em nichos para sua cozinha pequena

Essas charmosas caixinhas dão um show de praticidade. Por serem encontradas em diversos tamanhos, servem para alojar desde um micro-ondas até livros de receitas ou fazer as vezes de adega. Suas diferentes dimensões possibilitam aproveitar até mesmo aqueles cantinhos escondidos que você não valorizava.

A funcionalidade dos nichos também se deve ao seu formato, que possibilita várias maneiras de utilização. Podem ser usados os espaços interno e o superior para acondicionar objetos e ainda há a parte inferior e laterais que, com alguns ganchos instalados, abrem mais possibilidades de uso.

5. Surpreenda-se com a capacidade das cores

A percepção de um ambiente está diretamente ligada às suas cores. Por isso, jogar com tonalidades mais claras, iluminação e espelhos é uma estratégia que funciona muito bem para ampliar espaços.

Se além da organização você quer ainda mais, mudar a cor do revestimento ou piso de uma cozinha pequena pode ter um efeito surpreendente. Há materiais superpráticos, de instalação rápida e limpa, que em pouquíssimo tempo podem dar outra cara para o lugar preferido da casa. Vale a pena apostar nessa ideia!

Sua casa merece estar sempre bonita e é por isso que sempre trazemos as melhores dicas para ela. Não quer perder nenhuma? É só nos seguir no Instagram e no Facebook!