Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

Revestimento meia parede: tendência e economia

Revestimentos
Autor: Pointer - Data:

Uma opção de decoração que ganha cada vez mais adeptos no Brasil é o revestimento meia parede. A proposta é um dos termos de design de interiores mais pesquisados na internet nos últimos tempos. Se você está por fora, te explicamos. Nada mais é do que revestir metade da parede com cerâmica e a outra metade com pintura. Sabendo combinar as cores e texturas, o resultado final faz valer a pena. 

Para quem gosta de ousar e até mesmo aos indecisos de plantão, o revestimento meia parede é perfeito. Em uma única parede é possível trabalhar com cores e revestimentos sem ligação direta, mas que em conjunto oferecem um ótimo resultado visual. Em recentes postagens no Instagram, o arquiteto Maurício Arruda, parceiro de longa data da Pointer, mostrou a versatilidade da meia parede.

Entre as possibilidades, destaque para a divisão das áreas seca e molhada de um banheiro – a molhada com revestimento cerâmico, claro, que é impermeável. Ou, ainda, o impacto em um quarto, tornando-o mais aconchegante. Uma proposta esperta é aproveitar o revestimento utilizado no piso e ampliar sua atuação, subindo para metade da parede. 

Altura ideal

Em seu perfil no Instagram, Arruda explicou que há algumas convenções para a meia parede. Para a cabeceira da cama, deve-se calcular como área ideal sempre 70 centímetros acima do colchão. Já para a sala, utilize a altura do peitoril da janela. No banheiro, o ideal é trabalhar com a altura do vidro do box de banho. No caso da cozinha, é recomendado alinhar a meia parede com a base dos armários aéreos. Apesar das recomendações, tenha em mente que nenhuma dessas medidas é uma regra absoluta e rígida. Fique livre para dar asas à imaginação e apostar em soluções criativas que valorizem o seu projeto. 

Passo a passo

Metade superior da parede
Duomo Bianco, da linha Lazer, reveste a metade superior da parede, deixando a pintura configurar uma cabeceira para a cama. No piso, Ônix Ouro, da linha Clássica

Para fazer uma demarcação que possibilite a aplicação do revestimento cerâmico em meia parede, comece medindo a altura da parede e da área que receberá a divisão. Na sequência, marque os pontos com a ajuda de um lápis. Depois, passe uma fita crepe alinhada a esses trechos marcados.

Não tente fazer nada “olhômetro”, sem uma medição correta. Por fim, é só pintar ou revestir, abaixo ou acima da fita crepe. Um lembrete: espere ao menos quatro horas para a retirada da marcação. Esse é o tempo minimamente necessário para a tinta secar. 

Vantagens

Além de estar na moda, o revestimento meia parede apresenta uma série de vantagens. Uma é o impacto na decoração, impressionando quem vê pela primeira vez. O segundo ponto é o investimento dos revestimentos cerâmicos reduzido pela metade. 

Uma terceira vantagem: o revestimento meia parede pode agregar amplitude ao ambiente. Além disso, a criação de uma linha horizontal ajuda no trabalho de instalação e disposição dos outros objetos que serão pendurados na parede, como nichos, espelhos, quadros, prateleiras, entre outros. 

CabeceirasNo quarto, o revestimento meia parede é uma ótima solução para criar uma espécie de cabeceira visual, como na imagem um pouco acima, em que foram utilizados dois revestimentos cerâmicos da Pointer: o Duomo Bianco, da linha Lazer, para a meia parede e o Ônix Ouro, da linha Clássica, no piso. Mais acima há outra opção, com Ibérica Natural, da linha Ibérica, no piso e Intársia, da linha Tropicália, na meia parede.

Revestimento meia parede
O revestimento Ibérica Pop no piso também foi utilizado para revestir meia parede

Ainda nos quartos, outras duas cabeceiras criadas a partir de revestimentos cerâmicos da Pointer. Acima, as tábuas Ibérica Pop do piso sobem por meia parede. Nesse caso, foi criada uma estrutura de alvenaria para receber o revestimento, sobre a qual é possível apoiar quadros.

Ibérica Platina - Revestimento metade de uma parede
Quarto com Ibérica Platina no piso e Grid Navy revestindo metade de uma parede

A outra proposta traz uma linda sugestão de paleta de cores: branco, azul e cinza. No piso Ibérica Platina, na meia parede Grid Navy, da linha Zeppelin, e no resto da parede pintura cinza.

Ambientes molhados

Decoração cozinha - meia parede
O relevo de Mos Nero é o principal destaque da decoração desta cozinha

Em ambientes molhados, como cozinhas, lavanderias e áreas de serviço, não é preciso revestir com cerâmica todas as paredes, mas é interessante proteger pelo menos as áreas mais expostas a água e gordura. Na cozinha, a meia parede com Mos Nero, da linha Decora Design, demarca a área de preparo de alimentos. O resto da cozinha, inclusive a parte superior com prateleiras, recebeu pintura cinza.Se você ficou interessado nessa tendência de decoração, a dica é que a Pointer possui uma grande variedade de revestimentos cerâmicos de alta qualidade, que podem compor sua meia parede. Para conhecer detalhes sobre os nossos produtos, acesse o link. E continue acompanhando as novidades em nosso blog.