Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu
estilo de decoração

Qual estilo de decoração combina mais com o seu perfil?

Dicas Pointer
Autor: Pointer - Data:

Conhecer o estilo de decoração que mais combina com você facilita no momento de escolher os revestimentos, móveis e acessórios para a sua casa. Cada pessoa sempre terá seu estilo único, que reflete sua personalidade singular. Porém é interessante saber os principais estilos de decoração gerais, antes de desenvolver seu estilo particular.

Clássico, moderno, contemporâneo, rústico e industrial são alguns dos estilos de decoração existentes. Mas não é necessário ser formado em “história da arte” para reconhecer os estilos. Algumas informações básicas já ajudam a identificar o estilo principal da decoração.

Antes da lista, é importante saber que não existe certo ou errado. As regras não são rígidas. É normal se identificar com mais de um estilo ou misturar todos eles. Aproveite para se divertir montando a sua decoração, use e abuse da Match!. A nova coleção da Pointer tem o objetivo de empoderar o consumidor, permitindo expressar suas preferências com muita personalidade na casa. 

 

Clássico

O estilo clássico tem suas origens nas antigas Grécia e Roma, locais que esbanjavam luxo, por meio da riqueza de detalhes. Colunas bem trabalhadas, poltronas, mesas grandes e objetos de bronze são alguns elementos característicos, assim como quadros com molduras tradicionais. Certamente, o mármore é um dos principais símbolos desse estilo.

Por causa da grande quantidade de elementos, o clássico se encaixa com perfeição em ambientes amplos. Ainda, é possível aproveitar a elegância desse estilo para ampliar visualmente espaços compactos. Certamente, os grandes formatos dos Supercerâmicos da Pointer conseguem esse resultado.  

banheiro com Bianco Gioia

Bianco Gioia é um mármore de inspiração italiana, perfeito para compor o estilo clássico

A linha Clássica traz uma grande variedade de representações de mármore em cerâmica, tornando o estilo clássico mais democrático. Aqui, um banheiro elegante, mas com uma proposta diferenciada. O ambiente foi revestido com Bianco Gioia. Apesar do mobiliário e do nicho apresentarem linhas retas, uma característica do estilo contemporâneo, o espaço ganhou um ar clássico com o mármore branco com veios cinzas de inspiração italiana

 

banheiro com crema imperial com estilo de decoração

Piso e parede com Crema Imperial, da linha Clássica, no grande formato 45×90

Além do revestimento marmorizado, outros elementos ajudam a formar um ambiente no estilo clássico. Nesse outro banheiro, piso e parede foram revestidos com o Supercerâmico Crema Imperial, no formato 45×90, da linha Clássica – sofisticado até no nome. A decoração clássica ficou completa com o gabinete com portas de moldura, o espelho redondo e as arandelas nas laterais.

 

Moderno

Apesar do nome, o moderno não é tão novo assim. Esse estilo de decoração tem relação com o modernismo, movimento cultural que surgiu no início do século 20 e reinou praticamente absoluto até os anos de 1980. Quer um exemplo fácil para identificá-lo? Oscar Niemeyer, um dos maiores nomes da arquitetura brasileira. 

Diferentemente do clássico, onde a estética predomina, no estilo moderno a palavra de ordem é funcionalidade. Claro que a beleza conta, mas é preciso ser prático e atender uma função. 

Por exigir poucos elementos, é ideal para espaços pequenos, por exemplo. Para ser verdadeiramente moderno, não abuse das cores e adornos desnecessários. Certamente, forma um ambiente muito elegante. 

estilo de decoração no hall com infinita bege

Infinita Bege: granilite é um piso muito utilizado no estilo moderno

Vemos muito do estilo moderno em prédios públicos das décadas de 1960 e 1970. Na imagem, o espaço possui um mobiliário funcional com linhas retas. No piso, Infinita Bege, no formato 60×60. Um dos símbolos desse estilo, o granilite é formado por fragmentos de pedras em uma mistura de cimento e cal.

cozinha

Urbana Grafite no piso e Mos Nero, da linha Decora Design, na parede

Como trabalha a funcionalidade, o estilo moderno se encaixa com perfeição em uma cozinha. Armários e prateleiras têm linhas retas em branco, piso cimentício Urbana Grafite e um detalhe escuro na parede construído com o Mos Nero, da linha Decora Design. O cimento tem papel estético de destaque na arquitetura moderna, tornando-se aparente nas edificações. Técnica que começou a ser explorada no modernismo, o concreto armado é utilizado até hoje na construção de estruturas mais resistentes. 

 

Contemporâneo

Este é o estilo mais atual. O período contemporâneo começou com o século 21 e é o que temos hoje. Pode incluir todas as tendências e permite um pouco mais de ousadia. A cada ano, arquitetos e designers apresentam as suas apostas, criando produtos novos. Por exemplo: o degradê com um toque contemporâneo. É importante ficar atento às novidades. Para 2020, por exemplo, reunimos as informações sobre as principais tendência em um conteúdo especial.

cozinha

Urbana Cinza no piso e Monaco Blu na parede

O concreto do estilo moderno segue no estilo contemporâneo, com abordagem urbana, considerando que a maior parte das pessoas mora em grandes cidades. Azulejos decorados também fazem parte dessa estética. Nessa cozinha, o piso Urbana Cinza 80×80 forma uma base neutra para o revestimento decorativo Monaco Blu 30×60. Para fechar o pacote, móveis leves e eletrodomésticos metalizados. 


sala de estar

Piso Bellini Grigio traz a tendência do granilite

Não é só porque é novo que o contemporâneo não se aproveita de elementos do passado. A grande volta do granilite à moda é um exemplo. No piso da sala, a cerâmica Bellini Grigio 60×60. A decoração em tons de cinza e bege também é característica do estilo contemporâneo, na vertente clean. Mobiliário leve completa a decoração.

 

Rústico

Se você procura o conforto de uma casa de campo, aqui está o estilo de decoração ideal. O rústico explora elementos naturais como madeira e pedras para formar o ambiente. Entre as principais características estão as vigas de madeira e, até mesmo, paredes irregulares. Apesar do nome, não é grosseiro. Muito pelo contrário. 

Mais sustentáveis, práticos e resistentes, os revestimentos cerâmicos retratam com perfeição todos os detalhes dos materiais naturais fundamentais ao estilo rústico. As diversas representações de madeira da Pointer estão nas linhas: Ibérica, Tropicália, Mediterrânea, Raízes e Lenho.

quarto com piso em Tijuca Mix

Quarto com o piso Tijuca Mix com o formato 15×90

O tom escuro do Tijuca Mix, da linha Tropicália, é um ótimo exemplo de piso que se encaixa no estilo rústico. Inspirado na Mata Atlântica, a madeira se destaca com suas variações de tons e os veios bem demarcados. Nesse quarto, o revestimento cerâmico ajuda a construir um ambiente rústico, confortável e, ao mesmo tempo, prático para o dia a dia.  

sala de jantar com mesa em madeira

Piso Piasentina Cinza é uma das opções da Pointer para ambientes rústicos

Assim como a madeira, as pedras naturais também representam o estilo rústico. Mais sustentáveis e com melhor custo-benefício, as reproduções em cerâmica facilitam. Na imagem, uma sala que utiliza tanto a madeira, no mobiliário e portas; quanto a pedra, no piso Piasentina Cinza, com suas cores acinzentadas típicas da região de Roma.   

 

Industrial

O estilo industrial nasceu na década de 1970, quando antigos galpões industriais de Nova York, nos Estados Unidos, foram transformados em residências. Características como concreto e tijolos aparentes foram incorporadas às moradias. Valem também canos expostos, estruturas de ferro e iluminação em trilhos. Os principais materiais são cimento queimado, aço e madeira de demolição. 

sala de estar

Parede com o Supercerâmico Oxide Corten 45×90

Um dos símbolos do estilo industrial, o aço corten é representado na linha Oxide. Na imagem, o Supercerâmico Oxide Corten forma um painel que se destaca na parede. A cor característica garante personalidade marcante para essa sala que utiliza elementos mais neutros na decoração. 

espaço com livros e revestido com Origame Oxide

Móvel de alvenaria revestido com Origame Oxide, no formato 45×90

Novidade da coleção Match!, o Origame Oxide também combina com decorações no estilo industrial. Uma forma criativa de utilizar esse Supercerâmico é construir algum detalhe diferenciado, como o móvel multifuncional da imagem, que serve tanto como um sofá como um apoio para objetos decorativos e livros.