Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

Cozinha funcional: como adaptar sua casa a essa tendência?

Tendências de Decoração
Autor: Pointer - Data:

Uma cozinha funcional é aquela prática, fácil de usar, de manter arrumada e limpa. Características que são muito importantes tanto para quem mora só, quanto para quem tem família grande.

Afinal, a cozinha funcional simplifica o dia a dia e ainda mantém a casa arrumada, aumentando o bem-estar.

Outros benefícios são a economia de tempo e a redução de desperdício, já que você vai saber onde está cada item e deixar de fazer compras desnecessárias.

Além disso, se você quer otimizar a sua rotina e saber como evitar um ambiente entulhado, em que é difícil de encontrar o que você precisa, acompanhe as linhas a seguir!

As principais características de uma cozinha funcional

Cozinha funcional precisa de espaço de circulação. No ambiente, parede em Ondina Cinza, da linha Ondina, e piso Tear Branco, da linha Tear

Uma cozinha funcional reúne algumas características para que o ambiente cumpra seu papel sem muito esforço. Entre elas estão:

Fácil circulação

Principalmente em cozinhas pequenas, é essencial manter o espaço de circulação. Mantenha um corredor livre de móveis e objetos, como botijão de gás.

Na hora em que estiver cozinhando, é importante que você consiga se locomover sem dificuldade por todo o espaço.

Organização

Outra característica de uma cozinha funcional é a organização. Além de você precisar manter tudo em seu devido lugar, é essencial que os itens sejam guardados em locais que façam sentido, e que contribuam para a praticidade no dia a dia.

Categorizar os objetos é uma das melhores formas de fazer isso. Desse jeito, você não vai ter dificuldade em se lembrar onde guardou algum item.

Isso vale, principalmente, para aqueles objetos menores, como talheres. Sendo assim, armazene tudo nos compartimentos adequados e estabeleça os locais para guardar cada item.

Nesse caso, outra dica para uma cozinha funcional é deixar mais acessível aquilo que você mais usa no dia a dia. O que você não precisa com tanta frequência pode ficar mais ao fundo do armário, por exemplo.

Disposição e proporção

Boa proporção e circulação aparecem em cozinha com piso Cimento Cinza e bancada em Vintage, ambos da linha Cimento

Complementando os tópicos anteriores, em uma cozinha funcional você precisa se atentar à disposição dos móveis.

Cuidado para não atrapalhar a abertura de portas ou obstruir janelas, atrapalhando a entrada de luz e a circulação de ar, por exemplo.

Além disso, não faz sentido ter uma geladeira enorme em uma cozinha muito pequena. Ou uma cuba muito pequena se a sua família é grande e suja muita louça.

Afinal, esses exemplos trazem prejuízo não só à estética da cozinha, como também minam a sua funcionalidade.

6 dicas para ter uma cozinha funcional

Para ter um ambiente funcional, é muito importante pensar em cada detalhe. Desde a disposição de móveis e eletroportáteis, até a decoração da cozinha.

E isso vale tanto para projetos de reforma quanto de construção. Para facilitar, confira as nossas dicas na sequência e saiba como ter uma cozinha funcional!

1. Comece a organização pelos objetos maiores

Na cozinha funcional, parede em Ondina Bege, da linha Ondina, complementa piso Tear Avelã, da linha Tear

O primeiro passo para ter uma cozinha funcional é planejar onde cada móvel e cada eletrodoméstico vai ficar.

Geladeira, fogão, pia, e em alguns casos mesa e cadeiras entram para essa lista inicial.

Se você ainda não comprou esses itens, tire todas as medidas da cozinha antes. Assim, você evita a desproporção e a obstrução do caminho.

2. Categorize os objetos para ter uma cozinha funcional

Depois de alocar os objetos maiores, é a hora de colocar os itens de tamanho menor em seus lugares.

Nesse caso, é fundamental que você crie categorias. Uma gaveta para panos de prato, uma para talheres menores, outra para talheres maiores, e assim vai.

Afinal, para ter uma cozinha funcional você precisa ter um espaço organizado, em que seja fácil de achar tudo e também de manter cada coisa em seu lugar.

3. Pense no espaço de trabalho

Bancada de trabalho ganha vida com rodabanca em Sacra Beige, da linha Decora Design

Uma cozinha funcional precisa proporcionar espaço suficiente para você preparar os ambientes de maneira confortável.

Sendo assim, planeje o espaço para uma bancada que tenha o tamanho adequado para as suas necessidades.

Pense também no tamanho da cuba levando em conta a quantidade de louça que sua família suja. Isso vai facilitar na hora de lavar.

4. Leve em consideração a altura das pessoas que usam a cozinha

Sabemos que existem medidas de altura padrão para móveis. Mas, na hora da instalação, você precisa considerar a estatura das pessoas que moram na casa.

Uma cozinha funcional precisa ser fácil e confortável de usar. Então, em uma casa com pessoas muito altas, os móveis podem ficar mais suspensos que o normal. O contrário acontece quando as pessoas são muito baixas, por exemplo.

5. Aproveite o espaço vertical para uma cozinha funcional

Espaço vertical é aproveitado em parede com Ninho, da linha Decora Design. Dos lados, Iberica Natural, da linha Iberica

Quem usa muito a cozinha e precisa ter muitos itens à disposição pode sentir dificuldade em manter a organização.

Por isso, uma boa saída pode ser incluir prateleiras na decoração. Ganchos e outros tipos de suporte de parede também são bem-vindos para dar mais praticidade, mantendo tudo arrumado.

6. Escolha produtos de qualidade

Quando algo quebra ou não funciona corretamente, atrapalha toda a sua programação. Isso pode gerar não só atrasos e gastos extras, como também estresse.

Sendo assim, compre os melhores produtos que você puder. Principalmente eletrodomésticos e eletroportáteis. Dessa maneira, você também garante que eles vão ter uma vida útil maior.

Sacra Grigio, da linha Decora Design, enfeita parede de cozinha funcional junto com piso Faia Natural, da linha Mediterranea

Contudo, o mesmo vale para os demais materiais que você escolheu. Isso porque, como dissemos, uma cozinha funcional precisa ser prática e estar sempre pronta para ser usada quando você precisar.

Então, invista em cerâmica para cozinha com boa qualidade e, principalmente, que seja fácil de limpar, tornando a manutenção mais simples.

Já nas bancadas de cozinha, prefira mármore, que é mais resistente e pode durar uma vida inteira!

Quanto aos móveis, considere também investir em materiais com qualidade superior, que não desgastam facilmente com o abre e fecha de portas ou com a umidade, por exemplo.

Quer ver mais dicas para esse ambiente? Continue no blog da Pointer para conferir 5 dicas para uma cozinha criativa!