Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu
cerâmica na decoração

Cerâmica na decoração: o guia completo e definitivo

Dicas Pointer
Autor: Pointer - Data:

A cerâmica na decoração é uma aliada importantíssima. Afinal, ela pode ser usada em todos os ambientes, combina com vários estilos decorativos e é muito simples de instalar e de manter, sem trazer complicações no dia a dia. 

Mas, para atingir todos esses objetivos, é importante escolher adequadamente a cerâmica, entendendo as diferenças entre as várias opções do revestimento e encontrando aquela que traga o efeito decorativo desejado, sem perder a funcionalidade. 

Nós vamos lhe ajudar com este conteúdo completo, repleto de links para você saber mais. Siga a leitura! 

O que é cerâmica? 

O revestimento cerâmico é aquele produzido a partir de uma mistura de argila e minerais, queimada em alta temperatura. As peças são usadas para revestir pisos e paredes de áreas internas e externas, podendo, inclusive, compor as fachadas. 

Há ainda os Supercerâmicos, exclusivos da Pointer, que são considerados uma evolução da cerâmica. Eles também são compostos de argila e minerais, porém as peças têm 10 mm de espessura, sendo mais robustas. Além disso, é possível encontrar Supercerâmicos em formatos maiores e com acabamento polido Brilho Cristal, que proporciona um efeito estético semelhante ao cristal. 

Quais os benefícios da cerâmica na decoração? 

A cerâmica na decoração (assim como os Supercerâmicos) oferece muitas vantagens. Por isso, é uma escolha certeira para diferentes necessidades e ambientes. 

Saiba, a seguir, os muitos benefícios de optar por esse revestimento.

Versatilidade 

A cerâmica na decoração é um material bastante versátil. Ou seja, ela pode ser aplicada em todos os ambientes da casa. 

cerâmica na decoração

Nas cozinhas, a cerâmica fica ainda mais charmosa, podendo criar um belo ponto focal. Como neste projeto, com Graphic na parede e Zeppelin Gray no piso 

Nas cozinhas, por exemplo, a cerâmica traz mais facilidade de limpeza, além de ser resistente a manchas e bastante durável. Você pode usar as cerâmicas em pisos e paredes de cozinhas. No caso dos pisos, pense em opções que não sejam escorregadias, com acabamento mate, como Zeppelin Gray. Já nas paredes, sugerimos uma cerâmica estampada, como Graphic, se seu estilo for mais moderno.

Outro ambiente que tem muito a ganhar com as cerâmicas na decoração é o banheiro. O material é resistente à água, qualidade ideal para uma área molhada. Além disso, é bem fácil de limpar e manter bonito no dia a dia.

cerâmica na decoração

As cerâmicas são opções resistentes e práticas para os banheiros, trazendo muito estilo. Na imagem, Zeppelin Navy no piso e Grid Gray nas paredes

Porém, como o banheiro é uma área molhada, escolha uma peça para o piso que não seja escorregadia, preferindo as versões com acabamento mate, como Zeppelin Navy

Nas paredes, há mais liberdade, sendo possível usar este mesmo acabamento, como Grid Gray, da linha Zeppelin, ou as opções brilhante e polido. Aliás, as paredes revestidas com cerâmica são uma ótima estratégia para evitar bolor e mofo, prováveis em ambientes em constante contato com a umidade. 

cerâmica na decoração

Que tal apostar em uma aplicação inovadora da cerâmica? Na imagem, ela aparece como painel de cabeceira, com o revestimento Intarsia, da linha Tropicália. No piso, Ibérica Natural 

A cerâmica também é ideal para revestir os quartos e sua aplicação vai muito além do piso. Uma possibilidade de uso diferenciado é fazer uma cabeceira de cerâmica. Essa é uma maneira de criar um lindo ponto focal e de contraste para o ambiente, trazendo charme e funcionalidade

Como inspiração, uma cabeceira com a cerâmica Intarsia, da linha Tropicalia, faz um belo par com o piso Ibérica Natural, ambos trazendo a sensação de acolhimento característica da madeira.

Para todos os demais ambientes da casa, é claro, os revestimentos cerâmicos também podem ser usados, trazendo charme e elegância. 

Outra ideia bacana é usar esse revestimento para criar os rodapés. A principal vantagem é a resistência do material à umidade, além da alta durabilidade, dispensando a necessidade de manutenção. E fica lindo o rodapé com o mesmo material que o piso.

Diferentes estilos 

A cerâmica na decoração, além de trazer funcionalidade, reforça o estilo. Isso porque existem diferentes designs e versões que recriam materiais como madeira, mármore, cimentícios e muitos outros. 

A cerâmica decorativa, aquela com estampas, cores, relevos e texturas difereciados, permite ampliar a sua criatividade, pois você poderá usar o revestimento para criar painéis, revestir paredes inteiras e transformar totalmente os pisos. 

cerâmica na decoração

A cerâmica com efeito 3D é lindíssima para revestir paredes nas quais se deseja criar um destaque, como esta aplicação de Pedra Ferro, da linha Lazer 

Há versões com relevos proeminentes, que trazem um lindo efeito 3D, criando sensação de movimento. Outras recriam pedras naturais coloridas, transformando as áreas externas e de lazer, como o lançamento Pedra Ferro, da linha Lazer.

Aliás, as cerâmicas em 3D são uma forte tendência e podem ser usadas em diversas aplicações. Sugestões: nas cabeceiras das camas, nas varandas, nas paredes de cozinhas e banheiros e no home office. 

cerâmica na decoração

As cerâmicas que recriam madeira trazem aconchego e praticidade, como esse piso com Ibérica Natural. Na parede, Quasar Sol

Para quem deseja criar ambientes mais aconchegantes, a madeira é um elemento sempre recomendado. Porém, a madeira natural traz uma série de problemas, como a dificuldade de manutenção e o alto custo. 

Já as cerâmicas que recriam a madeira trazem esse mesmo efeito visual, porém com todos os benefícios que o revestimento possui. Além disso, esses revestimentos amadeirados são mais sustentáveis e podem ser usados em áreas com umidade e em ambientes externos, sem preocupações. Por exemplo, Ibérica Natural pode ser aplicada no piso de toda a casa, inclusive cozinhas e banheiros, fazendo bonito nas áreas sociais.

revestimento cerâmico

As versões de cerâmica que recriam mármore são charmosas e sustentáveis, como essa linda sala com Statuarietto, da linha Clássica

Outro material reproduzido com perfeição em cerâmica é o mármore. Ela também é uma alternativa mais sustentável e traz o mesmo efeito, permitindo que você decore sua casa com versões que recriam mármores nobres, como Statuarietto, da linha Clássica.

decoração com cerâmica

As cerâmicas estampadas são cheias de atitude e trazem um frescor diferenciado aos ambientes, como esta cozinha com detalhe em Ninho, da linha Decora Design

Boas ideias também são a cerâmica geométrica, uma tendência que cria padrões em pisos e paredes, e a cerâmica estampada, como Ninho, da linha Decora Design, que permite criar ambientes divertidos, personalizados e mais despojados. 

Benefícios para a saúde

Ninguém deseja escolher um revestimento que seja lindo, mas que possa trazer malefícios à saúde dos moradores, não é? A boa notícia é que a cerâmica é uma aliada do bem-estar da sua família. 

Isso tudo se deve a algumas características desse revestimento. Ele é:  

  • Bacteriostático, ou seja, não permite que haja proliferação de vírus e bactérias;
  • Não é poroso, então microrganismos nocivos não podem “se esconder” nesses poros;
  • Não possibilita a proliferação de ácaros, fungos e mofos, sendo excelente para pessoas alérgicas;
  • Emite zero compostos voláteis (que são gases nocivos ao sistema respiratório), zero formaldeído e zero PVC.

Em épocas de pandemia, todos esses benefícios são muito importantes, já que a cerâmica na decoração reduz os riscos de vírus se proliferarem dentro de casa. 

Sustentabilidade

Além de fazer bem à nossa saúde, a cerâmica na decoração também ajuda o meio ambiente, auxiliando na decoração sustentável

Isso porque sua matéria-prima, a argila, é extraída de fontes superficiais, diferentemente de outros materiais, como os mármores. As áreas exploradas depois são recuperadas e devolvidas à sua vocação original. E também não é preciso desmatar, como ocorre nos revestimentos de madeira. 

Economia

Que tal criar um ambiente lindíssimo, gastando pouco? Isso é possível usando a cerâmica na decoração, pois este é um material de excelente custo-benefício. Além de você gastar menos para comprar o revestimento, também terá custos menores com o assentamento (que é mais simples) e com a manutenção (que é nula). 

Manutenção simples 

Sem dúvida, uma das vantagens mais interessantes da cerâmica na decoração é a facilidade de manutenção. No dia a dia, você não precisará perder tempo com limpezas complexas, produtos caros ou serviços especializados. Isso porque limpar a cerâmica é simples. Você pode jogar água e detergente neutro uma vez por semana e no dia a dia precisará apenas de um pano umedecido. 

Caso o seu rejunte apresente manchas ao longo do tempo, também é muito fácil retirar, bastando usar os produtos certos. Mas se você fizer a limpeza diária, dificilmente o rejunte apresentará manchas. 

É difícil, mas podem ocorrer riscos na cerâmica. Especialmente caso não sejam tomados alguns cuidados básicos, como evitar arrastar móveis sobre o piso ou andar com calçados cheios de areia em casa. Se esses riscos forem superficiais, é possível retirá-los. Mas, como você viu, os cuidados básicos são simples e suficientes para evitar esse contratempo. 

Viu só como a cerâmica na decoração é uma ideia incrível? Já está pensando em usar este revestimento na sua obra ou reforma? Então confira quais são os diferenciais dos supercerâmicos da Pointer e entenda como eles podem transformar seus ambientes!