Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu
revestimentos do futuro

Revestimento do futuro: cerâmica é aposta pós-pandemia

Novidades
Autor: Pointer - Data:

Especialistas da área de saúde constataram o que arquitetos e designers de interiores já apontavam: a cerâmica é o revestimento do futuro. Esse assunto conquistou ainda mais destaque por causa da pandemia do coronavírus. Com mais de 3 milhões de casos confirmados no Brasil até o início de agosto, cresceu a preocupação com a limpeza eficiente e constante de superfícies. 

Só para se ter uma ideia, levantamento da empresa Compre&Confie registrou crescimento de 4.673% na comercialização on-line de materiais de limpeza entre o final de fevereiro e o início de maio de 2020, em comparação com o mesmo período do ano passado. O aumento repentino na procura por esses produtos demonstra que as pessoas passaram a higienizar as residências com mais frequência como uma das formas de evitar a proliferação do vírus.

Mas quais são os fatores que transformam a cerâmica no revestimento do futuro, superando facilmente outros materiais? Para falar sobre o assunto, contamos com a ajuda da arquiteta Caroline Werner, especialista de capacitação e produtos da Portobello Grupo. Confira cinco argumentos que comprovam que o revestimento cerâmico é a aposta certa pós-pandemia.

1 – Bacteriostático

revestimentos do futuro com o supercerâmico no banheiro
Os Supercerâmicos Statuarietto, no piso, e Ibérica Natural, na parede, evitam a proliferação de microorganismos, como o coronavírus

Apesar de um pouco difícil de pronunciar, essa palavra é muito utilizada atualmente nos debates sobre as formas de prevenção do coronavírus. Superfícies bacteriostáticas são aquelas que não proliferam microrganismos, como os vírus, fungos e bactérias.

Ao contrário de outros materiais naturais, os revestimentos cerâmicos possuem essa característica positiva. Apesar de não matarem as bactérias, como ocorre com os bactericidas, produtos bacteriostáticos promovem a segurança de não proliferar microorganismos. Por isso, são indicados até mesmo para ambientes hospitalares. “O revestimento cerâmico é bacteriostático por natureza. Isso significa que não mata bactérias, mas auxilia impedindo o seu crescimento e proliferação”, destaca Carol. 

2 – Sem porosidade

banheiro com revestimento cerâmico no chão e parede, pia e banheira
Banheiro decorado com Zeppelin Beige, no piso, e Blossom Beach, na parede. Ambas são cerâmicas de baixa porosidade

Madeiras e pedras naturais são superfícies porosas, difíceis de limpar completamente. Além do aspecto de “sujeira impregnada” com o passar do tempo, esses revestimentos acabam retendo os microrganismos. Por sua vez, a cerâmica apresenta uma superfície extremamente lisa e impermeável, por causa da camada de esmalte que recebe durante o processo de fabricação. “Isso traz uma maior garantia de limpeza”, afirma nossa especialista Carol. 

Principalmente no caso dos Supercerâmicos, as bordas retificadas permitem a criação de superfícies com linhas mínimas de rejunte. Dessa forma, os espaços entre as peças praticamente não existem, o que facilita a limpeza e a eliminação de vírus, bactérias e fungos.  

3 – Garantia de limpeza

cozinha com cadeira e mesa e revestimento Ibérica Design nochão
Mais resistente e prático que a madeira, o Supercerâmico Ibérica Design

Com as famílias mais tempo em casa, é necessário higienizar com uma frequência maior os ambientes. Filhos correndo por todo os cantos, suco derramado acidentalmente, animais de estimação com passeios restritos, pacotes de bolacha circulando facilmente da dispensa para a sala e os quartos. Enfim, o revestimento precisa ser prático para limpar, já que existem inúmeras situações para sujá-lo. 

Mais uma qualidade da cerâmica é a facilidade de limpeza, seja apenas para remover a poeira ou em situações mais graves. Vassoura, aspirador ou um pano úmido realizam o trabalho. 

quarto com janela grande e cachorro
Revestimento cerâmico é de fácil limpeza. Nesse quarto, Ibérica Platina no piso e Grid Navy formando um painel

A alta resistência aos materiais de limpeza convencionais comprova que a cerâmica é o revestimento do futuro. As peças não desbotam ou deformam mesmo com a higienização constante. Por isso, é permitido limpar a casa várias vezes ao dia, caso necessário.

Detergente, saponáceo cremoso e alvejantes estão entre os produtos indicados. Capaz de limpar e desinfetar com eficiência os ambientes, a água sanitária também é recomendada para revestimentos cerâmicos. A sugestão é diluir um pouco do produto em aproximadamente um litro de água. “O único cuidado necessário é remover completamente essa mistura após a limpeza”, ensina Carol. 

Fabricada com diferentes tipos de acabamento, a cerâmica pode ser aplicada em qualquer ambiente, interno ou externo. Com isso, é ideal também para áreas que necessitam de limpeza constante, como banheiros e cozinhas. Por falar no assunto, confira uma matéria especial com dicas valiosas para manter a casa limpa na pandemia do coronavírus.

4 – Amigo da saúde

banheiro com revestimento
Além do Zeppelin Gray no piso, detalhe para a parede com Grid Sky e Filete Sky

Podemos chamar a cerâmica de “amiga da saúde”. Para começar, o revestimento do futuro é “zero alergênico”, já que não propaga fungos, bactérias e ácaros. Quem sofre com bronquite e rinite alérgica, por exemplo, se beneficia dessa qualidade. “Isso melhora muito a convivência das pessoas dentro dos ambientes”, destaca Carol.

A cerâmica se caracteriza também por ser zero COV, PVC e formaldeídos. Encontrados com facilidade em materiais que possuem solvente em sua composição, os compostos orgânicos voláteis (COV) causam diversas complicações para a saúde, como irritação aos olhos, garganta e nariz. Podem provocar ainda problemas mais graves, como intoxicação. Identificar esses materiais é fácil. “São produtos com cheiro forte, que usam resina”, explica Carol.

Conhecido como PVC, o policloreto de vinila também tem sido alvo de estudos por grupos médicos e organizações de saúde por causa de possíveis substâncias químicas tóxicas. Por sua vez, o formaldeído está presente nos aglomerados. “Ele proporciona uma maior facilidade das pessoas desenvolverem asma, principalmente idoso e crianças”, destaca Carol. Além disso, essa substância pode causar câncer. A cerâmica, pelo contrário, não oferece nenhum desses riscos à saúde.

5 – Alta durabilidade

área externa com revestimentos do futuro
Ideal também para áreas externas, cerâmica tem grande vida útil. Na imagem, Trastevere, da linha Lazer

Resistente a água, sol e umidade, a cerâmica tem alta durabilidade, podendo permanecer com suas características originais por mais de 50 anos. “Trocamos o revestimento porque desejamos um formato diferenciado ou um design novo, não por deformação ou problema”, explica nossa especialista.

Na comparação com madeira ou laminado, o produto apresenta uma vida útil muito maior. Tanto no piso, quanto na parede, os revestimentos cerâmicos preservam as suas características de fabricação, mesmo quando expostos a intempéries, como acontece em áreas externas. Com tantas qualidades, ficou fácil entender os motivos que fazem a cerâmica ser considerada o revestimento do futuro. Tudo isso, claro, sem deixar de lado a grande variedade de design da Pointer, com produtos que se encaixam em qualquer estilo.