Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu
material de qualidade

Material de qualidade é sinônimo de economia na obra

Dicas Pointer
Autor: Pointer - Data:

Comprar materiais de boa qualidade representa economia de tempo e dinheiro em uma obra, além de um resultado final muito mais agradável. Para isso, é preciso adquirir produtos com ótimo custo-benefício, unindo design, resistência e preço bom. Mas como isso é possível? Um projeto bem feito é aquele que conquista o objetivo dentro do orçamento programado.

Vamos ajudar você a avaliar detalhes para identificar quando o material tem qualidade. Antes, é preciso entender que as perdas financeiras em uma obra podem chegar a 30%, incluindo também nessa conta o custo do retrabalho, segundo estudo da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP). O motivo de tanto desperdício esbarra na qualidade da mão de obra contratada, assim como no planejamento de cada fase e na utilização de material ruim. Por isso, saber comprar o produto certo é a chave do sucesso.

 

Desconfie do preço baixo

Quarto com piso Tijuca Mix da linha Tropicália

Na loja de material de construção, desconfie de produtos com valor muito baixo e de marcas desconhecidas. Lembre-se que produtos de qualidade inferior custam menos, mas quebram com facilidade no transporte e também durante a colocação, aumentando o desperdício, atrasando a obra e, consequentemente, comprometendo o orçamento. 

Isso sem falar na duração menor, que exigirá uma nova reforma em um curto espaço de tempo. Tubos e conexões com qualidade inferior ou composições diferentes, por exemplo, podem apresentar problemas nos encaixes, provocando vazamentos. 

 

Cuidado com promoções

Decoração com Avelana Castanho, da linha Mediterrânea, no piso, e Crema Imperial, da linha Clássica, na parede

Antes de se encantar com promoções de ponta de estoque, verifique se os produtos pertencem a linhas descontinuadas pelos fabricantes, assim como se a loja possui as peças em quantidade suficiente. Isso facilita repor o material com mais facilidade em uma possível necessidade. 

Como é preciso considerar o custo-benefício a todo o instante, o produto mais caro pode estourar o seu orçamento. A solução é identificar o material resistente, agradável e com preço acessível. Claro, não esqueça de fazer o orçamento em diversas lojas para negociar e encontrar o melhor preço. 

Criado na mais moderna e sustentável fábrica do segmento do País, o Supercerâmico da Pointer tem características técnicas e estéticas diferenciadas. Essa mais nova categoria de produtos representa a evolução da cerâmica. Assim como o porcelanato, trabalha com os grandes formatos, mas com preço menor.

As dimensões ampliadas e as bordas retificadas permitem o assentamento rápido e com a utilização de menos rejunte, construindo superfícies mais contínuas e promovendo a sensação de amplitude. Além disso, a colocação é feita com argamassa simples, mais barata e fácil de trabalhar. 

Quer se aprofundar sobre o assunto? Então conheça seis motivos que comprovam os benefícios do Supercerâmico. Para uso residencial e comercial leve, é o revestimento de melhor custo-benefício.

 

Avalie como será utilizado o produto 

Supercerâmico Zeppelin Gray 80×80 da coleção Pointer 2020

Avalie também se as características técnicas do produto são recomendadas para a sua obra. O Supercerâmico é ideal para projetos residenciais e comerciais com tráfego leve. Já o porcelanato se encaixa perfeitamente em projetos comerciais de alto tráfego.

Outro ponto importante é o acabamento da cerâmica. O polido (POL) e o brilhante (BR) são indicados apenas para ambientes internos secos. Portanto, nada de instalar no piso banheiro, pois pode ficar escorregadio. Normalmente utilizado para reproduções de madeiras, pedras e concretos, o acabamento mate é fosco e escorrega menos. Essa cerâmica é ideal para qualquer ambiente interno, mesmo em áreas molhadas, como banheiro e cozinha. Já o EXT é próprio para ambientes externos.

O mesmo acontece com outros materiais. A torneira, por exemplo, precisa ter a altura ideal para não respingar e também permitir colocar a mão confortavelmente embaixo do jato d’água. Modelos com bica alta são indicados para cubas que ficam sobre a bancada. As com bica baixa servem para cubas embutidas. 

Uma parede pintada com tinta acrílica pode ser lavada. Por isso, é ideal para áreas molhadas, como banheiro e fachadas. Apesar de também ser à base de água, a tinta látex não tem a mesma resistência, porém é mais barata. Com isso, serve para áreas secas, como as paredes dos quartos e da sala.

 

Verifique a data de validade

Revestimento Cantabria Azul 80×80, da linha Clássica

É importante lembrar que alguns materiais de construção têm data de validade, como cimento, argamassa e rejunte. Comprar produtos vencidos mesmo com valores bem abaixo do mercado significa um risco muito alto.

As tintas também possuem data de validade. Quando vencidas, demonstram variação na cor, além da dificuldade de fixação na parede. O mesmo ocorre com a fiação, apesar da vida útil bem maior dos cabos, que varia muito conforme a instalação e utilização, chegando em alguns casos a 30 anos. Um curto-circuito pode provocar um incêndio, colocando a sua vida e da sua família em risco, além do prejuízo financeiro.

Esperamos que tenha gostado das informações. Ao seguir essas dicas, você certamente economizará na compra do material de qualidade, deixando a sua casa linda por muito tempo.