Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu
revestimento para banheiro

Qual é o melhor tipo de revestimento para banheiro?

Dicas Pointer
Autor: Pointer - Data:

Escolher o melhor revestimento para banheiro não é uma tarefa tão simples. Uma rápida pesquisa sobre os materiais é suficiente para se deparar com uma grande variedade de materiais, tamanhos, cores, texturas, formatos, preços e outras características.

Com tantas opções, como é possível fazer uma escolha acertada? Isso dependerá de diversos fatores, como as dimensões do seu banheiro, o estilo que mais agrada, o limite de orçamento e o custo-benefício que você está buscando.

Este post tem como objetivo ajudar você nessa importante missão. Analisamos todas as possibilidades de revestimentos para banheiros. Descubra qual é o mais indicado para o seu lar. Mas já adiantamos: cerâmica é uma grande escolha!

Os tradicionais azulejos

revestimento para banheiro

Se o objetivo é ter um banheiro urbano, uma boa ideia é unir os revestimento Urbana Retrô Azul e Urbana Grafite

O azulejo é um produto cerâmico que apresenta uma superfície lisa totalmente coberta por uma camada de esmalte. Os azulejos são encontrados em diversas cores, tamanhos, desenhos e acabamentos. Os tipos de acabamento mais encontrados são:

  • acetinado: azulejos esmaltados e com brilho menos intenso;
  • brilhante: azulejos com esmalte de alto brilho;
  • estampado: azulejos esmaltados com estampas e desenhos distintos.

Por ser pouco resistente, é indicado apenas para revestir paredes, tradicionalmente do banheiro e da cozinha.

A graça e a leveza das pastilhas

revestimento para banheiro

A parede revestida com Tom Bordado Cinza, da linha Decora Design, deixa o ambiente decorado e lindo

O belo efeito de mosaico proporcionado pelas pastilhas dá um ar moderno aos ambientes. Elas são encontradas em vidro, cerâmica, porcelana e algumas são até metálicas.

Para os pisos, as mais indicadas são as de cerâmica, de preferência com o acabamento fosco e mais poroso, pois minimizam os riscos de escorregamento. Mas as pastilhas normalmente revestem as paredes do banheiro.

As de metal são contraindicadas para áreas úmidas, já que a umidade favorece a oxidação de peças metálicas. É melhor deixar esse tipo de revestimento para outros ambientes.

Sobre cuidados e manutenção, é preciso levar em conta a maior quantidade de rejunte, por serem peças pequenas. Isso pode tornar a limpeza um pouco mais difícil, no entanto, o resultado é excelente.

Uma opção mais prática é a cerâmica que reproduz pastilha. Se tratam de peças maiores, que exigem bem menos rejunte, facilitando a instalação e a manutenção. A Pointer tem vários produtos que reproduzem pastilhas: Pastilha Bossa Mar, Pastilha Tom Bordado, Bossa e Domino Azul, todos da linha Decora Design.

O colorido retrô do ladrilho hidráulico

Um elemento que voltou com força total no design de interiores é o ladrilho hidráulico. Ele é uma opção que, sem dúvidas, oferece como resultado muito charme e identidade no revestimento para banheiro.

Seu ar retrô vem do fato de que os ladrilhos são produzidas artesanalmente, com padronagens muito peculiares. Sua fabricação é feita por moldes de bronze preenchidos com cimento, pó de mármore e pigmentos. Em seguida, são comprimidos em uma prensa hidráulica.

O charme da produção artesanal do ladrilho hidráulico, no entanto, também tem um lado negativo. Se trata de um material menos resistente do que cerâmica ou porcelanato, por isso as peças ter dimensões bem menores. Mesmo que protegidos por uma camada de impermeabilizante, ainda é um revestimento poroso, que pode riscar e manchar com facilidade. A indicação é aplicar apenas em ambientes de pouco uso, como lavabos, ou assumir com bom humor as imperfeições que aparecerão com o tempo. Ou, ainda, apostar numa reprodução em cerâmica, como a linha Singular.

A elegância dos mármores

revestimento para banheiro

Escolher cerâmica que reproduz mármore deixa o banheiro elegante e luxuoso. Assim, as paredes foram revestidas com Crema Imperial, da linha Clássica. Numa combinação inusitada, de Avelana Castanho, da linha Mediterrânea, que reproduz madeira

Revestir o banheiro com mármore é uma escolha clássica, de resultado elegante e luxuoso. Há uma grande gama de mármores: desde os espanhóis negros de veios brancos, até os italianos brancos, passando pelo tradicional travertino bege.

Por se tratar de um material nobre, não é tão acessível no mercado. Além do valor próprio do material, sua extração de jazidas é bastante custosa, inclusive ambientalmente. Isso explica porque o mármore costuma ser bem mais caros que as reproduções em cerâmica e porcelanato, por exemplo.

Outro ponto negativo é a porosidade do mármore natural, que pode sujeitá-lo a manchas se entrarem em contato com algum produto inadequado. Mas, se for bem cuidado, é um tipo de revestimento que dura a vida toda.

A polêmica da madeira

Pode madeira no banheiro? A resposta é sim, pode. Mas há vários poréns. A madeira é um material extremamente poroso, então precisa passar por tratamento específico se estiver num local molhado. A limpeza não é simples e a impermeabilização deve ser feita regularmente, o que significa muita preocupação com manutenção.

Mas o resultado pode ser lindo. A madeira traz um toque de natureza para o banheiro, tornando o espaço mais relaxante, como um spa. Também pode contribuir para trazer mais aconchego, visto que o banheiro costuma ser um ambiente frio.

Uma alternativa prática para trazer o visual da madeira para o banheiro é apostar em cerâmicas e porcelanatos que reproduzem o material natural. Ainda que o toque seja mais frio, existem produtos no mercado que causam um efeito muito natural, devido à qualidade da impressão e dos formatos de tábuas.

Mundo mineral

revestimento para banheiro

A cerâmica é um excelente material para revestir o banheiro, pois é muito fácil de limpar e instalar. A parede revestida com Grigio Clássico, da linha Clássica, combinado com o piso com Pietra di Basalto Grigia, deu um ótimo resultado

Como a madeira, a pedra também é um material natural, por isso muito valorizado na decoração. É usada, sobretudo, para dar um ar mais natural e rústico ao espaço. Muitas pessoas optam por pedra no banheiro. Há várias opções, como slates, basalto e quartzito, cada uma com texturas e tonalidades próprias.

As questões da sustentabilidade e do alto valor, no entanto, são empecilhos para a pedra na arquitetura atualmente. Há, ainda, dificuldades quanto à manutenção, já que a pedra é um material bastante poroso, que pode formar mofo. As reproduções em cerâmica e porcelanato surgem como grandes substitutos. A textura é perfeita e, pela pedra já se tratar de um material frio, a sensação é a mesma. A Pointer conta com várias linhas, como Pedras Brasileiras, Pietra Di Basalto, Summer e Piasentina.

A praticidade e economia das cerâmicas

A cerâmica é a opção de melhor custo-benefício para o banheiro. Por ser feita a partir de materiais mais simples que os de outros revestimentos — a matéria-prima é a argila —, tende a apresentar preços mais atrativos.

Os benefícios da cerâmica na escolha do revestimento para banheiro não ficam apenas na economia. A instalação é prática e rápida, podendo ser feita em diferentes superfícies, internas ou externas (pisos, paredes, partes do mobiliário, detalhes etc.).

Ainda, saiba que esse revestimento garante praticidade na limpeza, além de ser ótimo para áreas molhadas, como a parte interna do box. As peças são pouco porosas e, portanto, previnem o acúmulo de poeira, fungos e bactérias.

A higienização básica da cerâmica consiste em limpeza diária com uma vassoura macia. Porém, considerando que banheiros são ambientes que demandam faxinas mais frequentes e pesadas, o ideal é lavar seus pisos e paredes com água e um pouco de detergente neutro semanalmente.

Outra vantagem é a qualidade estética das cerâmicas. É possível encontrá-las em diversos tamanhos, cores e padronagens. Assim, fica fácil encontrar um modelo com a tonalidade, formato ou textura desejada para compor ambientes exclusivos e cheios de personalidade.

A Pointer é líder em design de cerâmica no Brasil, com muitas opções que esbanjam beleza. Em seu site é possível simular a aplicação de diversos modelos em banheiros. A linha Urbana, por exemplo, traz lindas reproduções de concreto e ladrilho hidráulico, materiais que são tendência de decoração.

Quem gosta do visual aconchegante da madeira, vai descobrir que as reproduções da linha Mediterrânea trazem o mesmo efeito, mas com as vantagens técnicas da cerâmica. É possível, ainda, decorar as paredes com relevos da linha Decora Branco.

Existem diferentes acabamentos de cerâmica no mercado: polido, brilhante, mate e externos. Para banheiros, a opção mate é a indicada, pois o material não é tão liso e escorregadio quanto os acabamentos brilhante e polido. Isso o torna mais seguro, sem perder as características positivas, como impermeabilidade, beleza e conforto.

Porcelanato é líder técnico

Também um revestimento cerâmico, o porcelanato é uma forte escolha dos arquitetos para os projetos de banheiros. Sua diferença para a cerâmica é que é fabricado com argila de maior qualidade, o que resulta em um produto mais resistente, durável e com peças maiores.

Porém, em termos de beleza, diversidade de opções em cores e texturas, efeito estético e baixa absorção de água é igual à cerâmica comum. Para uso residencial ou comercial o leve, o porcelanato pode representar um excesso de qualidade. Tanta resistência mecânica não seria necessária, o que significa um mau custo-benefício.

Existem diferentes tipos e acabamentos de porcelanato no mercado. Na categoria de porcelanato técnico, há os acabamentos polidos, naturais, externos e superexternos. Já na categoria de porcelanato esmaltado estão as versões polidas, naturais e externas.

Para banheiros, a opção natural é uma escolha interessante, pois o material não é tão liso e escorregadio quanto o porcelanato polido. Isso o torna mais seguro, sem perder as características positivas, como impermeabilidade, beleza e conforto.

Qual cor devo escolher?

revestimento para banheiro

Branco para o banheiro é uma escolha clássica. Mas que tal escolher uma cerâmica decorada? Stars White, da linha Decora Branco, é uma excelente escolha, pois dá um toque diferenciado para o branco

A escolha das cores de revestimento para o banheiro é algo muito pessoal e não tem regras. Você pode confiar na intuição e, simplesmente, escolher de acordo com suas preferências, embora exista uma tonalidade que é atemporal, versátil, elegante e infalível quando se trata de banheiros: o branco.

Banheiros brancos são leves e transmitem um ar de higiene e organização. Nada mais oportuno para esse ambiente, não é mesmo? A Pointer traz o branco em várias versões. Aposte no Carrara Statuario, da linha Classica, para mármore branco; em Lençóis, da linha Decora Branco, para relevos brancos; ou em Cimento Branco, para uma textura mais industrial em tom claro.

Para que as superfícies brancas não pareçam monótonas, uma boa estratégia é adicionar toque de cor nos acessórios. Algumas cerâmicas também podem contribuir para isso: o Urbana Retro Azul, por exemplo, ou alguns produtos da linha Decora Design, como Mos Nero, Stars Mix, Domino Azul e Pastilha Tom Bordado.

Peças coloridas criam pontos de contraste, mas se você prefere uma alternativa mais discreta para quebrar o branco total, aposte em detalhes de pedra ou madeira: Avelana Ambar, da linha Mediterranea, Lenho Ripa, Pietra di Basalto Crema e Pietra di Basalto Oil são opções da Pointer que reproduzem esses materiais naturais.

Como decorar o banheiro?

Agora que já conheceu os pontos positivos das opções mais populares de revestimento para banheiro, provavelmente a sua escolha está encaminhada. Então, é hora de aprender a decorar esse espaço tão íntimo e particular da sua residência.

Não é por se tratar de um ambiente privado que o banheiro não merece atenção especial na decoração. Ele pode e deve ser bem decorado, até porque precisa ser agradável e aconchegante. Veja o que fazer além de escolher belos revestimentos.

Invista em louças e metais de qualidade

Cuba, vaso sanitário e box são peças básicas que interferem na estética dos banheiros e, por isso, precisam ser escolhidas com cuidado. Se possível, invista em modelos de uma mesma linha para garantir o equilíbrio visual.

Os metais também precisam ser selecionados de acordo com a estética desejada. Há uma infinidade de torneiras, válvulas, registros e duchas com acabamentos de qualidade para você incluir no banheiro. Pense também em kits com toalheiro, papeleira e saboneteira resistentes, como os de alumínio ou inox.

Capriche no modelo do box e no mobiliário

Lavabos dispensam o box, mas em um espaço com chuveiro ele é fundamental. Você não precisa se contentar com modelos simples e transparentes, afinal, existem opções com vidro colorido ou texturizado. Também é possível compor uma parede de tijolos de vidro que funcione como barreira contra os respingos d’água.

Em relação aos móveis, vá além da bancada ou do gabinete. Com algumas prateleiras e nichos dispostos nas paredes, você ganha espaço para armazenar produtos de higiene e até itens decorativos. Se preferir, pode instalar ganchos em pontos específicos para apoiar toalhas e outros pertences.

Pense em recursos de iluminação

As luzes do banheiro não precisam se limitar à função de clarear o recinto. Com alguns recursos a mais e a combinação de luminárias diferentes, é possível criar iluminação de tarefa e efeitos decorativos capazes de valorizar o espaço.

Você pode instalar um par de arandelas ou um conjunto de lâmpadas em torno do espelho, por exemplo. A luz desses equipamentos será direcionada para o rosto das pessoas, evitando a formação de sombras e facilitando uma série de cuidados rotineiros — fazer a barba, passar maquiagem, cuidar da pele etc.

Finalize com acessórios

Definido o estilo, finalize a decoração acrescentando detalhes, como um lindo jogo de banho e uma planta decorativa na bancada, além de saboneteira, porta-escovas, lixeira, nichos, quadros e outros acessórios que tornem o espaço visualmente interessante. Plantas são bem-vindas especialmente se o objetivo é adicionar um toque de verde para purificar o ar local.

Apenas tome cuidado com os excessos. Não coloque itens demais em banheiros muito compactos. Nesses casos, um simples arranjo de flores sobre uma bandeja disposta ao lado da cuba já é suficiente para criar um destaque. A vantagem é que esse recipiente também pode abrigar itens aromáticos, como incensos, velas ou sachês perfumados.

Seja qual for a sua escolha de revestimento para banheiro, o mais importante é usar materiais de qualidade e buscar a orientação de quem realmente entende do assunto. Procure um fornecedor capaz de fazer as melhores indicações, garantindo uma obra durável. Com a enorme diversidade de produtos, é preciso todo o cuidado com as decisões.

E por falar em materiais de qualidade, que tal aproveitar para conhecer as linhas da Pointer agora mesmo? Entre em contato conosco, se informe sobre os modelos de revestimento e tire as suas dúvidas!