Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

Qual é o melhor tipo de revestimento para banheiro?

Dicas Pointer
Autor: Pointer - Data:

Escolher o melhor revestimento para banheiro não é tarefa fácil. Uma rápida pesquisa sobre os materiais é suficiente para se deparar com uma quantidade enorme de tamanhos, cores, texturas, formatos, tipos de técnicas de instalação, custos, procedimentos de manutenção…

Com tantas opções, como é possível fazer uma escolha acertada? Isso vai depender de diversos fatores: as dimensões do seu banheiro, o estilo que mais agrada, o limite de orçamento e o custo-benefício que você está buscando, por exemplo.

Este post veio ajudar nessa importante missão! Continue a leitura e saiba qual tipo de revestimento para banheiro é o mais indicado para o seu lar.

Porcelanato une beleza e resistência

O porcelanato vem sendo uma forte escolha dos arquitetos para os projetos de banheiros. Isso por causa da sua beleza, diversidade de opções em cores e texturas, além da grande durabilidade.

Vale destacar que o porcelanato é um tipo de revestimento cerâmico produzido a partir de matérias-primas nobres. Seu efeito estético é sofisticado e o material oferece vantagens como alta resistência mecânica e baixa absorção de água.

No mercado existem diferentes tipos e acabamentos de porcelanato. Na categoria de porcelanato técnico há o acabamento polido, natural, externo e super externo. Já na categoria de porcelanato esmaltado, estão a versão polida, natural e externa.

Para banheiros, a opção natural é uma escolha interessante, pois o material não é tão liso e escorregadio quanto o porcelanato polido. Isso o torna mais seguro, sem perder características positivas como a impermeabilidade, beleza e conforto.

Vinílico: alternativa inusitada

O revestimento vinílico, ao contrário do que se pensa, pode sim ser usado para revestir os pisos e as paredes dos banheiros (com exceção da área do box). E não apenas isso: ele está em alta nos projetos arquitetônicos, pois agrega beleza, versatilidade e ótimo custo-benefício.

O ponto positivo do revestimento vinílico é conforto no toque e na temperatura. As versões que reproduzem madeira trazem mais aconchego para o banheiro, além de uma aparência rústica e ao mesmo tempo elegante.

No que diz respeito aos cuidados na manutenção, os pisos vinílicos são de limpeza fácil e resistentes à água, ou seja, são um ótimo investimento para quem busca praticidade e durabilidade.

Linha Clássico Branco, da Pointer. Para que detalhes, acessórios, objetos ou estilos se destaquem, superfícies básicas são essenciais. É uma linha versátil, que combinam com tudo, ou seja, sempre uma boa escolha

A graça e leveza das pastilhas

O belo efeito de mosaico proporcionado pelas pastilhas dá um ar moderno aos ambientes. Elas são encontradas em vidro, porcelana e algumas são até metálicas. Para os pisos, as mais indicadas são as de cerâmica, de preferência com o acabamento fosco e mais poroso, para minimizar os riscos de escorregamento.

As de metal são contraindicadas para áreas úmidas, já que a umidade favorece a oxidação de peças metálicas. É melhor deixar esse tipo de revestimento para outros ambientes.

Sobre cuidados e manutenção, é preciso levar em conta a maior quantidade de rejuntes, por serem peças pequenas. Isso pode tornar a limpeza um pouco mais difícil, no entanto, o resultado é excelente.

Linha Bossa da Pointer, trazendo sofisticação e leveza para os banheiros

A elegância dos mármores e granitos

Revestir o banheiro com pedras como mármore e granito é uma escolha clássica, de resultado elegante e luxuoso. Sua colocação exige mão de obra especializada para garantir um acabamento impecável, mas a aparência do banheiro fica incrível.

Como esses materiais são nobres, eles demandam um gasto maior, pois o mármore e o granito costumam ser bem mais caros que o porcelanato e a cerâmica, por exemplo. E eles também têm que ser naturais, pois o atrito das versões polidas é baixo.

Além do custo com as pedras em si, leve em conta que elas exigem um investimento relativamente alto de instalação, que pode ser compensado pelo fato de que não será necessário trocá-las.

Linha Bico de Jaca Prata, da Pointer. Um revestimento diferente para um toque pessoal

Saiba que a porosidade das pedras pode sujeitá-las a manchas, caso entrem em contato com algum produto inadequado. Porém, com os cuidados específicos, é um tipo de revestimento que dura a vida toda. Entretanto, se você quiser um material que una a elegância e durabilidade das pedras naturais, com um melhor custo-benefício e praticidade na instalação e manutenção, porcelanatos são ótimas alternativas, porque também são extremamente duráveis.

O colorido retrô do ladrilho hidráulico

Um elemento que voltou com força total no design de interiores é o ladrilho hidráulico. Ele é uma opção que, sem dúvida, oferece um resultado de muito charme e identidade no revestimento para banheiro, porém, não se trata de um revestimento fácil de limpar como o porcelanato.

Seu ar retrô vem do fato de que as pedras são produzidas artesanalmente, com padronagens muito peculiares. Sua fabricação é feita por moldes de bronze preenchidos com cimento, pó de mármore e pigmentos. Logo depois, são comprimidos em uma prensa hidráulica.

Tanto no piso quanto nas paredes, eles apresentam um resultado belíssimo e com ótima resistência. Porém, para garantir a durabilidade e vivacidade das cores, é preciso que sejam protegidos por uma camada de impermeabilizante.

A tradição, praticidade e economia das cerâmicas

Os benefícios da cerâmica na escolha do revestimento para banheiro não ficam apenas na economia. A instalação é prática e rápida, além de as cerâmicas estarem disponíveis em uma diversidade enorme de tamanhos, cores e padronagens.

Esse revestimento apresenta uma boa durabilidade e praticidade na limpeza, além da vantagem de ser um tipo de piso ótimo para áreas molhadas como o banheiro. Não é à toa que a cerâmica é a preferência da maioria!

Qual cor devo escolher?

A escolha das cores de revestimento para o banheiro é algo muito pessoal e não tem regras. Você pode ser intuitivo e simplesmente escolher de acordo com suas preferências, muito embora exista uma tonalidade que é atemporal, versátil, elegante e infalível quando se trata de banheiros. Estamos falando do branco.

Banheiros brancos são leves e transmitem um ar de higiene e organização. Nada mais oportuno para esse ambiente, não é mesmo? Para que os banheiros brancos não pareçam monótonos, uma boa estratégia é adicionar toques de cor nos acessórios. Verde, amarelo, vermelho, azul e preto podem criar pontos de contraste na decoração. Mas se você prefere uma alternativa mais discreta para quebrar o branco total, aposte em detalhes amadeirados.

O cimento branco da Pointer, é um clássico contemporâneo que consegue ser atual e arrojado ao mesmo tempo. Apresenta um ar industrial que agrada os amantes da simplicidade e do design

Como decorar o banheiro?

Agora que já conheceu os pontos positivos dos revestimentos mais populares, você certamente já identificou qual é o melhor material para seu banheiro e possivelmente a sua escolha já está encaminhada. Então, é hora de aprender a decorar esse cantinho tão íntimo e particular da sua residência.

Não é por se tratar de um ambiente privado que o banheiro não merece atenção especial na decoração. Pelo contrário! Banheiro pode e deve ser bem decorado, até porque esse espaço precisa ser agradável e aconchegante.

Para decorar o seu banheiro, além de escolher belos revestimentos, invista em louças e metais bonitos e de qualidade. Outra dica que funciona bem na decoração de banheiros é definir uma paleta de cores que combine com o estilo de décor. Por exemplo, preto com branco é uma junção perfeita para banheiros modernos, enquanto branco com verde fica melhor nas decorações clássicas.

Definido o estilo, finalize a decoração acrescentando detalhes com um lindo jogo de banho, uma planta decorativa na bancada, além de saboneteira, porta-escovas, lixeira, nichos, quadros e outros acessórios que tornem o espaço visualmente mais interessante. Apenas tome cuidado com os excessos. Não coloque itens demais em banheiros muito compactos.

Linha Travertino Roma, da Pointer. Mármores são como as pedras preciosas do revestimento. Elegância, sofisticação e beleza são características eternas desse material

Seja qual for a sua escolha de revestimento e decoração, o mais importante é usar materiais de qualidade e buscar a orientação de quem realmente entende do assunto. Procure um fornecedor capaz de fazer as melhores indicações para o seu banheiro, garantindo uma obra durável. Com a enorme diversidade de revestimentos, é preciso todo o cuidado com as decisões.

E aí, gostou do nosso artigo? Para ter acesso a outros textos exclusivos sobre decoração, acompanhe nossa página no Facebook.