Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu
representações de madeira no quarto

Madeira natural X madeira em cerâmica

Revestimentos
Autor: Pointer - Data:

As representações de madeiras em cerâmica conquistam cada dia mais espaço entre as pessoas que procuram um ótimo custo-benefício para criar decorações  aconchegantes, mas sem deixar de lado a preocupação com o meio ambiente. Isso é possível graças à evolução da tecnologia e ao investimento em design, que permitem estampar peças com diferentes propostas usando como referência essa matéria-prima tão cobiçada.

Versátil, o revestimento cerâmico torna-se prato cheio para arquitetos, designers de interiores e consumidores abusarem da criatividade sem medo. Mas será mesmo que é vantajoso substituir a madeira natural? Motivos não faltam! Para você que só acredita vendo, separamos alguns argumentos que comprovam os benefícios em optar pelas representações de madeira em revestimentos cerâmicos.  

Sustentabilidade

representação de madeira em uma sala de jantar com revestimento Tijuca Mix no piso
Sala com Tijuca Mix, da linha Tropicália, no piso e New Stars Cement, da linha Decora Design, na parede


A fabricação dos revestimentos cerâmicos segue padrões rigorosos estabelecidos por lei e aperfeiçoados pela Pointer em sua unidade fabril. Sustentável por natureza, a cerâmica tem em sua composição a argila como principal matéria-prima. 

Esse elemento é retirado de camadas superficiais, uma característica que facilita a recuperação ambiental das jazidas após a exploração, respeitando a vocação natural de cada localidade. Dessa forma, promove-se o menor impacto ambiental possível.

Sala de estar com representações de madeira no chão com o revestimento cerâmico Parquet Natural Mix
Parquet Natural Mix, da linha Mediterrânea, lembra os pisos com tacos de madeira

Já a madeira é um dos elementos naturais mais explorados. Além da utilização em assoalhos e móveis, as árvores são derrubadas para a produção de papel e lenha, entre outras finalidades. A construção civil também demanda uma grande quantidade dessa matéria-prima. 

Para a produção das tábuas, o aproveitamento do material é baixo. Claro que a extração da madeira também segue legislação específica. Em linhas gerais, a indústria precisa promover o reflorestamento, um processo mais lento e delicado, que pode impactar a diversidade.  

Apesar das regras rigorosas, a Amazônia segue batendo recordes negativos. Levantamento do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) demonstrou em junho o registro de mais de 1 mil km² de áreas da região sob alerta de desmatamento. Na comparação com o primeiro semestre do ano passado, os sinais de devastação aumentaram 25%.

Ou seja, para evitar o desmatamento e garantir o visual quente da madeira em pisos e paredes, a reprodução em cerâmica é a melhor opção.

Representação fiel

Mais sustentáveis e práticas, as representações de madeira chamam atenção por conta da perfeição. Graças a técnicas modernas de impressão, os revestimentos cerâmicos retratam todos os detalhes da matéria-prima. Dos tons mais claros aos mais escuros, é possível encontrar uma grande variedade de opções, que simbolizam tantos as madeiras brasileiras quanto as estrangeiras. 

Esse é o caso dos Supercerâmicos de Ibérica, nova linha da coleção Match!, da Pointer. As tábuas representam veios bem desenhados e com tons contrastantes, características predominantes das árvores de oliva milenares da Península Ibérica.

cozinha com representações de madeira com o supercerâmico Ibérica design
O Supercerâmico Ibérica Design é uma das novidades da coleção 2020 da Pointer

Ibérica Design foi utilizado no piso dessa cozinha com muita elegância. As bordas retificadas da peça de cerâmica permitem uma linha de rejunte mínima, aproximando ainda mais o produto dos assoalhos tradicionais de madeira. A linha possui ainda outras opções: Ibérica Natural, Ibérica Rúbia, Ibérica Platina e Ibérica Pop.

A Pointer oferece também outras ótimas representações de madeira nas linhas: Tropicália, Mediterrânea, Raízes e Lenho

Múltiplas aplicações

área externa com piscina e revestimento Deck Ilhéus Cedro
Com acabamento EXT, Deck Ilhéus Cedro, da linha Tropicália, é uma representação de madeira ideal para áreas externas

Outra vantagem das representações de madeira em cerâmica é a possibilidade das múltiplas aplicações. Diferentemente da matéria-prima natural, os revestimentos cerâmicos podem ser assentados em diversos ambientes, tanto secos quanto molhados. Isso porque as peças não deformam quando em contato com a água e nem exigem um tratamento especial.  

Algumas tábuas, aliás, possuem acabamento EXT, ideal para pisos de áreas externas. Esse produto apresenta uma rugosidade específica para aumentar o atrito e evitar possíveis acidentes. Ao garantir mais segurança, as peças, torna-se uma opção ideal para a área da piscina, por exemplo. 

cozinha vista de cima com revestimento cerâmico Ibérica Natural
Cozinha com decoração elegante com o piso Ibérica Natural

Algo praticamente inviável com a matéria-prima natural, as representações de madeira em revestimentos cerâmicos se encaixam com perfeição em ambientes molhados, como banheiro e área de serviço. Por exemplo: o piso Ibérica Natural da imagem ajuda a decorar uma cozinha confortável. 

Sala combinando duas representações de madeira: piso com Ibérica Rúbia e parede com Intársia
Sala em com proposta diferenciada combinando duas representações de madeira: piso com Ibérica Rúbia e parede com Intársia

Além disso, a cerâmica permite explorar a criatividade, mesclando estampas e tons diferentes. Isso porque são várias as reproduções de madeira na coleção Pointer. Em um clima rústico e elegante, a decoração dessa sala combina Ibérica Rúbia no piso com Intársia, da linha Tropicália, na parede.

Fácil manutenção
A manutenção do assoalho de madeira também é mais trabalhosa e cara. Assim que é colocado, o piso recebe uma camada de verniz ou resina. Para tentar manter o brilho e limpar, porém, é preciso utilizar periodicamente produtos específicos. Isso sem falar da cera aplicada em alguns casos. Além disso, esse piso exigirá constantemente uma restauração, até mesmo com a raspagem das tábuas com o auxílio de um profissional qualificado.

Já no caso do revestimento cerâmico a situação é muito diferente. Basta um pano úmido para limpar o piso de forma rápida e prática quantas vezes for necessário. Detergente, saponáceo cremoso ou alvejantes comuns encontrados facilmente em casa são os produtos indicados. 

quarto com cachorro olhando na janela e no chão revestimento cerâmico Ibérica Platina
Piso Ibérica Platina combina com outros Supercerâmicos, como o Grid Navy, da linha Zeppelin, utilizado na cabeceira

Estampados digitalmente e com a superfície esmaltada, os revestimentos cerâmicos têm vida útil maior, na comparação com os assoalhos de madeira. Mesmo expostas ao sol, as peças não desbotam ou empenam. Para saber mais, confira a matéria com mitos e verdades sobre revestimento cerâmico na área externa.

A qualidade superior também é comprovada em situações do dia a dia. Apoiar um copo de água em uma superfície de madeira mancha em alguns casos. Já pequenas pedras presas na sola do sapato ou até mesmo alguns saltos podem riscar a superfície. Os revestimentos cerâmicos, por sua vez, são imunes a essas e outras situações. 

Com esses argumentos, é possível afirmar que as representações de madeira na cerâmica apresentam o melhor custo-benefício, já que oferecem uma grande variedade de estampas, são fáceis de limpar, duram mais e, consequentemente, são mais econômicas. Por ser sustentável por natureza, o meio-ambiente também agradece.