Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu
Cabeceira de cerâmica: descubra as vantagens e como fazer

Cabeceira de cerâmica: descubra as vantagens e como fazer

Tendências de Decoração
Autor: Pointer - Data:

Com suas variadas cores, tamanhos e formatos, os revestimentos se tornam ótimos aliados na missão de personalizar ambientes. Uma solução que comprova a versatilidade desses materiais é a cabeceira de cerâmica. Se você nunca ouviu falar desse tipo de peça, esta é a oportunidade de conhecê-la e criar um modelo exclusivo para valorizar o quarto.

Que tal acompanhar nosso artigo e saber mais sobre as cabeceiras feitas com placas de cerâmica? Assim, você saberá quais são seus diferenciais e descobrirá se vale a pena investir na ideia!

Quais são as características da cabeceira de cerâmica?

cabeceira-de-ceramica

Quarto revestido com a linha Neo Barroco Branco

Diferentemente das cabeceiras tradicionais, geralmente feitas de ferro, madeira ou estrutura estofada, esse modelo é composto por peças cerâmicas estrategicamente posicionadas na parede. O objetivo é compor um painel atrás da cama, com o tamanho e formato definidos por você.

A solução é prática e funciona em qualquer dormitório, desde quartos infantis até suítes de casal. Então confira outras de suas vantagens!

Facilidade na limpeza

O principal ponto a favor desse tipo de cabeceira está na higienização. Isso porque a cerâmica tem acabamento esmaltado, o que faz com que sua superfície não apresente porosidades. Graças a essa condição, é muito mais simples limpar o revestimento e evitar o acúmulo de sujeira.

A ausência de pequenos buracos também faz com que o material seja considerado antialérgico. Afinal, não há espaço suficiente para que poeira, fungos e bactérias se instalem sobre a cerâmica — que mantém todas essas impurezas bem longe da sua família.

Economia de espaço

Cabeceiras costumam ocupar uma área considerável do quarto, principalmente quando feitas com elementos volumosos, como o futon capitonê. Por isso, em cômodos pequenos a presença dessa peça pode fazer bastante diferença e até dar a impressão de que o ambiente é menor.

Nesses casos, o investimento em uma cabeceira de cerâmica se torna a melhor opção. O motivo é simples: placas de cerâmica têm pouca espessura — muitas nem chegam a 1cm, o que faz com que o pequeno volume que adicionam às paredes se torne imperceptível.

Personalização da peça

cabeceira-de-ceramica

Quarto revestido com a linha Avelana Ambar e decorado com cabeceira que reproduz madeira

Essa vantagem existe graças à ampla variedade de cerâmicas disponíveis no mercado. Você pode encontrar desde pequenos formatos até grandes placas decorativas, com inúmeras tonalidades e texturas. Há, inclusive, modelos com relevo que reproduzem a aparência de madeira, pedra, concreto, mármore e metal.

A versatilidade do material permite compor cabeceiras exclusivas para todo tipo de cama: grande, pequena, tradicional e box, seja ela queen ou king. Para quem quer um projeto personalizado, vale a pena apostar no revestimento.

Além dos benefícios citados, a cerâmica se destaca pela durabilidade e resistência — capazes de manter a cabeceira bem conservada por anos! Sem contar que, comparada a muitos materiais, é um produto com preço justo e acessível.

Como fazer uma cabeceira de cerâmica?

Os passos e cuidados são os mesmos empregados na criação de paredes decoradas com cerâmica. Para começar, reflita bastante sobre a posição da cama no quarto, afinal, ela que determinará o ponto exato de instalação das placas que darão forma à sua cabeceira. Feito isso, você já pode partir para as etapas que listamos abaixo.

Definir o estilo

Observe os elementos presentes no quarto para encontrar um estilo de cabeceira que harmonize com a decoração. Provavelmente há um tema que predomina no cômodo, certo? Seja moderno, clássico ou provençal, é importante buscar cerâmicas que sigam essa linhagem.

Uma cabeceira feita com pedras irregulares ou com tábuas desgastadas fica incrível em um dormitório rústico, por exemplo. Nesse caso, basta escolher peças de cerâmicas com estampa de madeira ou que simulem pedaços de rochas de sua preferência.

Um ambiente minimalista, por outro lado, pede uma cabeceira neutra e que não agregue tanta informação em relação às cores — placas em tons de cinza ou bege podem ser interessantes. Mas, se o quarto tem um visual vintage ou retrô, nada melhor que montar um painel de cerâmica em versão de tijolinhos atrás da cama.

Escolher a cerâmica

As cerâmicas podem apresentar diferentes acabamentos de superfície, o que justifica a existência de modelos com aspecto brilhante, mate, natural ou rugoso. Como a cabeceira é uma peça que fica na parede, não há muitas limitações quanto ao tipo de material empregado.

O único cuidado deve estar relacionado com a limpeza do revestimento do quarto. Ou seja, se quiser evitar trabalho no momento de limpar a cabeceira, evite placas com acabamento áspero — elas são feitas de materiais antiderrapantes e mais indicadas para pisos de áreas externas/molhadas.

Preparar a superfície

Antes de assentar a cerâmica você precisa preparar a região em que as placas serão instaladas. O objetivo é eliminar impurezas (pó, resto de tinta, teias de aranha) da superfície e deixá-la pronta para receber a argamassa com as peças.

Para garantir melhores resultados, limpe toda a parede (não apenas o contorno da cabeceira). Passe uma vassoura seguida de um pano úmido e aguarde a secagem. Se a parede apresentar rachaduras ou alguma irregularidade, vale fazer o reparo do problema antes de aplicar as cerâmicas.

Instalar o material

Prepare a massa de assentamento apenas no momento em que for usá-la, sempre seguindo as indicações do rótulo. Se você não tem experiência com esse tipo de trabalho, é importante buscar mão de obra especializada para evitar erros na aplicação.

A mistura pronta deve ser colocada sobre a parede com o auxílio de uma desempenadeira dentada, a fim de formar cordões. Em seguida, basta posicionar cada placa cerâmica sobre a área rebocada e fazer leve pressão até cobrir a região desejada.

Atenção! Cerâmicas com dimensões iguais ou maiores que 30x30cm devem ser assentadas com um processo chamado dupla colagem. Este consiste em aplicar argamassa na parede e também no tardoz — parte de trás das placas — para potencializar a fixação e evitar descolamentos.

A finalização envolve a aplicação de rejunte, para garantir um bom acabamento e evitar infiltrações no momento da manutenção. Um bom profissional saberá qual produto escolher para que o projeto fique do jeito que você espera.

Viu como é fácil idealizar e montar uma cabeceira de cerâmica incrível? Agora você tem bons motivos para incluir essa peça no quarto, deixar sua cama completa e ainda valorizar a decoração com novas cores, estampas e texturas!

Ainda não se inscreveu em nossa Newsletter? Assine agora mesmo para se informar sobre as próximas publicações!

#VivaSuaCasa #DesignDemocrático #DicaPointer #Decoração #MaisDesignEmSuaVida