Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu
cerâmica decorativa

Cerâmica decorativa: como fazer do revestimento um item de decoração

Dicas Pointer
Autor: Pointer - Data:

A cerâmica decorativa possui potencial para ser a estrela da sua casa. Seja em painéis, pisos ou paredes inteiras, esse revestimento permite fugir do básico, transformando superfícies em decoração. Para conquistar esse resultado, basta apostar em revestimentos com estampas, relevos e cores.

Ao optar pelas cerâmicas decorativas, o céu é o limite para a criatividade. Não existem regras rígidas para restringir as suas escolhas. Apenas tenha um pouco de cuidado para evitar a mistura excessiva dos diferentes elementos decorativos, como, por exemplo, revestir a cozinha com uma estampa no piso e outra diferente nas paredes. O importante mesmo é agradar aos seus olhos, deixando o local com a sua personalidade.

cerâmica decorativa na cozinha
Estampa do Cardume Azul, da linha Singular, garante um diferencial para o piso dessa cozinha

Aliás, alguns revestimentos cerâmicos estampados ficam lindos quando aplicados no piso, como Cardume Azul e Monaco Blu. Com acabamento mate, essas cerâmicas podem inclusive ser aplicadas no piso de ambientes internos molhados, como cozinha, área de serviço e banheiro. Além desses, a Pointer possui uma grande variedade de Supercerâmicos e cerâmicas que se encaixam perfeitamente nessa proposta. Veja alguns a seguir.

Relevos proeminentes

Se você ainda está em dúvida de como utilizar cerâmica decorativa na sua casa, separamos algumas inspirações. São ideias que utilizam revestimentos com grande potencial decorativo, por serem estampados e trazerem relevo ou cor.

Mesmo para quem não tem muita experiência na composição de ambientes, a cerâmica com relevo 3D garante uma decoração marcante sem muito esforço. Isso porque ela traz personalidade ao ambiente, sem necessariamente utilizar cores fortes. Por meio do relevo e de formas geométricas, consegue criar a sensação de movimento. Até por isso, dispensa quadros pendurados na parede.

cerâmica decorativa Vitória Gris Ombre no banheiro
O degradê com relevo do Vitória Gris Ombre ganha relevância nesse banheiro, que conta também com Zeppelin Gray no piso

Vitória Gris Ombre, um dos lançamentos da linha Decora Design, é uma cerâmica de alto potencial decorativo. O revestimento traz um relevo em capitonê com coloração em degradê, uma das tendências de decoração para 2020. Perceba como a transição do preto ao cinza conquista a atenção nesse banheiro. Atuando como um coringa no piso, o revestimento cimentício Zeppelin Gray completa o ambiente, realçando ainda mais o protagonismo da cerâmica decorativa na parede.

cozinha
Ilusão de ótica promovida pelo Magic Platinum na parede desta cozinha

A ilusão de ótica, muito expressiva e autêntica, também tem alto potencial decorativo. Outro lançamento da linha Decora Design é Magic Platinum, aplicado nessa cozinha. Com o gabinete azul em um tom mais escuro, o revestimento utilizado na parede consegue se destacar, promovendo um contraste interessante. 

painel com cerâmica Origami Oxide
Forma criativa de trabalhar com o Origami Oxide nessa estrutura de alvenaria

Outra aposta interessante é utilizar a cerâmica decorativa para formar um destaque. Na imagem, Origami Oxide foi o escolhido para construir uma espécie de sofá de alvenaria cheio de estilo. A peça traz relevo sobre a superfície do aço corten, material em alta nas decorações que seguem o estilo industrial.

Pedras coloridas

área externa de lazer
Trastevere é uma cerâmica decorativa cheia de estilo para ambientes externos

A combinação de diferentes materiais também apresenta grande potencial decorativo, como pedras de várias tonalidades usadas juntas. Com acabamento EXT, Trastevere, da linha Lazer, assume o protagonismo na decoração da área com piscina. O produto foi inspirado no calçamento de pedras, típico das antigas das cidades italianas.

Azulejos estampados

cozinha com cerâmica decorativa Ancestral White
Ancestral White reproduz na cerâmica o charme da azulejaria tradicional pernambucana

Disponíveis em diversas opções, os revestimentos estampados também são perfeitos para decorar com facilidade. Existem opções para todos os estilos, desde os clássicos até os mais ousados. Uma cozinha, por exemplo, ganha charme extra com Ancestral White, da linha Decora Design. A cerâmica é inspirada na azulejaria tradicional pernambucana. 

banheiro
Blossom Beach é o elemento estampado nesse banheiro elegante, que conta ainda com Zeppelin Beige no piso

Uma forma elegante de compor o banheiro é misturar superfícies estampadas com tons quentes. Dessa forma, a decoração fica atrativa e aconchegante, sem criar um ambiente carregado com muitas informações. Blossom Beach, da linha Decora Design, possui uma estampa delicada que realça o ambiente. Para promover o equilíbrio, Zeppelin Beige aplicado no piso é o elemento neutro.   

Com grande potencial estético, a cerâmica ainda possui diversas vantagens técnicas. As peças são muito resistentes a impactos, riscos, rupturas e desgaste, além de impermeáveis. A superfície sem porosidade facilita a limpeza, combatendo a proliferação de fungos e bactérias. Prático e econômico, o produto é mais sustentável, na comparação com matérias-primas utilizadas em revestimentos, como madeira e pedras naturais.

Esses são alguns dos diferenciais técnicos e estéticos que tornam o revestimento cerâmico imbatível. Gostou das dicas? Quer saber mais sobre os produtos da Pointer? Então acesse o nosso site. Não esqueça também de acompanhar o blog para ficar sempre atualizado sobre as tendências de decoração.