Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu
tirar mancha de rejunte da cerâmica

Como tirar manchas no rejunte da cerâmica? 8 dicas

Dicas Pointer
Autor: Pointer - Data:

Acredite, é possível tirar aquelas manchas chatas no rejunte da cerâmica. Algumas dicas ajudam no trabalho, mantendo o ambiente limpo, preservado e sempre lindo. Basicamente, é preciso evitar o acúmulo de sujeira, utilizando os produtos adequados da forma correta. Até mesmo soluções caseiras conquistam ótimos resultados e com custo baixo.

Antes de aprender sobre a limpeza, vamos entender o que é o rejunte e para que serve. Rejunte é o produto aplicado entre as peças de cerâmica, preenchendo as juntas entre as placas e impermeabilizando a superfície. As cerâmicas da Pointer exigem rejunte de 1,5mm, para peças retificadas, e 3mm, para bordas bold. 

O rejunte tem o objetivo inicial de vedar o revestimento e, desta maneira, evitar fissuras e infiltrações. Outra função importante é compensar pequenas diferenças de tamanho entre as placas. Durante o assentamento, o rejunte facilita o alinhamento entre as placas de cerâmica.

Enquanto os revestimentos cerâmicos são completamente impermeáveis, muito duráveis e têm a limpeza fácil, o mesmo não ocorre com o rejunte. Por isso, quanto menos e mais finas as linhas de rejuntes, melhor tecnicamente. Ainda assim, não é preciso se desesperar com a sua limpeza. Veja como fazer:

  1. Evite o uso de materiais abrasivos

Ao limpar o rejunte de revestimentos cerâmicos, esqueça os produtos abrasivos, pois eles podem danificar o rejuntamento e até mesmo o revestimento, provocando manchas e arranhões irreversíveis.

Fuja de soda cáustica, escovas e esponjas duras, palhas de aço, acetona, limpa-alumínio, sabão em pó e aguarrás, além de produtos com ácido ou limpa-pedras, que danificam o revestimento. Também evite utilizar cloro puro. Já a água sanitária é permitida na limpeza de rejuntes claros. Nesse caso, a dica é diluir 25ml – o equivalente a um copo de café – em um litro de água.

  1. Limpe com frequência com o produto adequado

Uma das melhores opções é contar com a ajuda do limpador de rejuntes diário da Quartzolit, marca parceira da Pointer. O produto deve ser aplicado diretamente na superfície. Após aproximadamente 10 minutos, basta esfregar o local com a ajuda de uma esponja ou escova com cerdas macias. Depois é só enxaguar ou remover o limpador com um pano limpo. 

Faça essa limpeza mensalmente, ou sempre que sentir necessidade. O produto pode ser usado inclusive diariamente. Quanto mais tempo a sujeira ficar impregnada no rejunte, mais difícil será removê-la depois.

  1. Ou aposte em soluções caseiras 

tirar mancha de rejunte com paste de limão

Pasta preparada com suco de limão e bicarbonato de sódio é alternativa (foto de PIxabay em Pexels)

Além dos produtos industrializados, há algumas receitinhas caseiras para limpar rejunte. Entre elas, destacam-se as soluções de água quente com vinagre branco de álcool e a pasta feita com bicarbonato.

Usar a receita com o vinagre branco é muito simples. Misture o vinagre com água quente na proporção de 1 por 1. Se preferir, utilize um borrifador para facilitar o trabalho. Aplique a solução diretamente no rejunte, de forma a deixá-lo bem molhado. Na sequência, permita o líquido agir por, no máximo, 20 minutos. É muito importante que o produto não seque no rejunte. Quando a sujeira começar a sair, esfregue a área com uma esponja ou escovinha macia. Dica: como o vinagre tem um odor muito forte, uma boa ideia é passar um desinfetante aromatizado depois da aplicação.

Outra opção é misturar uma porção de bicarbonato com duas de água, utilizando uma escova de dentes velha para aplicá-la no rejunte. Após terminar, passe um pano úmido na região para eliminar resíduos e deixar tudo brilhando.

  1. Não deixe os produtos agirem no rejunte por muito tempo

limpador de mancha de rejunte

Limpadores de rejunte devem atuar por 5 a 20 minutos, não mais que isso

Não deixe os produtos de limpeza agirem diretamente sobre a superfície por longos períodos. Depois de removerem a sujeira, eles começam a corroer e esfarelar o rejunte, independentemente de serem ácidos ou alcalinos.

Essa ação corrosiva torna o rejunte mais poroso, o que compromete sua impermeabilização. Esse processo de desgaste pode deixá-lo vulnerável ao surgimento de mofo e infiltrações.

Alguns especialistas recomendam permitir a atuação dos produtos por cerca de 20 minutos, enquanto outros sugerem um período de 5 minutos. Seja como for, leia as instruções de uso do material escolhido e siga as recomendações do fabricante.

  1. Evite o acúmulo de sujeira

Existe uma ação mais eficiente do que apostar em técnicas e produtos de limpeza: investir na prevenção do problema. A umidade e o ambiente “abafado” de uma residência fechada são receitas certeiras para o acúmulo de bolor no rejunte do revestimento. Por isso, mantenha a casa inteira ventilada. Sempre após tomar banho, abra a janela do banheiro e deixe as portas abertas.

  1. Em último caso, troque o rejunte

Às vezes se tem a impressão de que o revestimento cerâmico está velho, desgastado. Porém, é apenas o rejunte manchado. Basta trocá-lo para dar uma cara totalmente nova à superfície.

A substituição do rejunte deve ocorrer quando o produto estiver muito danificado, apresentando muitas falhas provocadas pelo tempo. Isso pode ocorrer também quando o rejunte não fica mais limpo, mesmo após a limpeza intensa.

Para renovar o rejunte, evite apenas fazer remendos, preenchendo os locais mais desgastados. Ao promover a substituição, é recomendado primeiro remover completamente todo o produto. Na sequência, limpe bem a área. É importante retirar o pó ou sujeira que possa impedir a aderência da massa. Por fim, aplique o novo rejunte.

limpando a área para tirar mancha de rejunte

Limpe bem a área antes de aplicar novamente o rejunte

  1. Atenção redobrada em regiões úmidas

Morar em regiões litorâneas pode facilitar o surgimento de manchas no rejunte por causa da umidade. Dependendo da situação, invista na aplicação de um rejunte com tonalidade mais escura. Essa opção disfarçará um pouco a sujeira, especialmente as manchas.

O ideal é limpar o rejunte com uma frequência maior. Após a atividade, deixe as janelas abertas para facilitar a circulação constante do ar. Por causa do componente bactericida, a utilização do rejunte acrílico ou do epóxi é recomendada especialmente nessas áreas mais delicadas.

  1. Utilize produto apropriado no pós-obra

banheiro com rejunte bem aplicado

Rejunte bem aplicado e limpo realça esse banheiro com Bellini Grigio no piso e Clássico Branco na parede

Após a realização de uma obra ou reforma, é comum encontrar alguns resíduos sobre o revestimento cerâmico, como argamassa, rejunte cimentício, gesso e algumas manchas provocadas por materiais de construção. Aplicar produtos abrasivos pode danificar a superfície nova. Também não é indicado utilizar espátula para raspar o piso.

Uma alternativa prática e eficiente é trabalhar com o limpador pós-obra rejunte cimentício da Quartzolit. Para utilizar esse desincrustante é fácil. Primeiro, molhe a superfície e remova o excesso de água. Em seguida, aplique o produto puro ou diluído em água, esfregando com uma vassoura. Após agir por 5 a 10 minutos, enxágue bem a área para remover completamente a solução.  

Seguindo essas dicas, ficará mais fácil tirar mancha de rejunte da cerâmica, deixando a superfície sempre com aparência de nova. Afinal, todos gostam de uma casa bonita e limpa, não é mesmo? Você tem alguma outra dica para limpar o rejunte? Então deixe um comentário. Siga nosso blog para saber outras novidades e acesse o nosso site para conhecer detalhes de todos os produtos da Pointer.