Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu
cores de piso

Decoração sustentável: quais são os melhores materiais?

Tendências de Decoração
Autor: Pointer - Data:

A decoração sustentável é uma das maiores tendências da arquitetura, com uma perspectiva de crescimento constante. Afinal, os projetos sustentáveis carregam soluções ecológicas, que incentivam o desenvolvimento sustentável do país.

Contudo, ainda existem pessoas que pensam que, ao adotar uma decoração sustentável, perde-se em elegância e sofisticação. Muito pelo contrário! Aqui você vai descobrir que as boas práticas adotadas na hora da construção ou reforma podem (e devem) unir o bom gosto à otimização inteligente e ecológica — a começar pela escolha certa dos materiais. Confira!

O que é decoração sustentável?

Para saber fazer as melhores escolhas para sua casa, é interessante que você compreenda o conceito de decoração sustentável. Essencialmente, ele tem como base três princípios: reduzir, reciclar e reutilizar. Essas três vertentes visam o baixo impacto ambiental, possibilitando projetos cada vez mais conscientes, funcionais, duradouros e de qualidade.

Logo, para adotar a decoração sustentável em sua residência, você deve seguir esses três pilares, adotando um consumo mais consciente, reutilizando objetos nos ambientes e, principalmente, aproveitando elementos naturais em seu projeto.

Como criar uma decoração sustentável em casa?

Agora que você já tem uma ideia do que é uma decoração sustentável, vai poder aprender de modo mais direcionado a adotá-la em sua casa. A seguir, daremos alguns exemplos que funcionam bem e que requerem poucos esforços para se concretizarem. Acompanhe!

Cultive plantas em casa

decoração sustentável

Uma casa com decoração sustentável pede diversas plantas. Mais do que isso, é importante investir em revestimentos sustentáveis, como cerâmica. Essa varanda leva no piso Ilhéus Fendi, da linha Tropicália

As casas verdes pedem plantas — de verdade, e não artificiais! O interessante é que a tendência não vem de achismos: a ciência já comprovou as vantagens de se cultivar plantas dentro de casa. Elas filtram e purificam o ar, além de deixarem a atmosfera termicamente mais agradável, reduzindo os níveis de calor. Dessa forma, os ambientes ficam muito mais agradáveis.

Se você gosta do estilo tropical e quer aplicar a ideia em seus ambientes, escolha as plantas brasileiras: elas se adaptam melhor ao clima local e permanecem bonitas por muito mais tempo. Você pode investir em bromélias, palmeiras, cactos e suculentas, filodendros etc.

Além disso, prefira vasos sustentáveis, como os de madeira ou cerâmica. Como são feitos de materiais naturais, eles geram menos impacto ambiental em seu processo de fabricação e ajudam a drenar o solo, contribuindo para a saúde da planta.

Escolha materiais ecologicamente corretos

Do que adianta ter uma decoração esteticamente verde se, por trás da construção ou reforma, você não utilizou materiais realmente sustentáveis? Se o propósito é ter uma casa ecologicamente correta, ela deve começar justamente no processo de construção.

Pensando nisso, pesquise a procedência dos itens que deseja adquirir para compor seu projeto. O “selo de sustentabilidade” é algo essencial a ser considerado na escolha de soluções inteligentes, como acabamentos que utilizam bambu, tinturas ecológicas, madeiras de demolição e até mesmo garrafas PET recicladas.

Utilize revestimentos sustentáveis

decoração sustentável

Na hora de compor os ambientes, é importante pensar na sustentabilidade dos materiais. Nessa sala, o piso revestido com Avelana Ambar, da linha Mediterrânea, reproduz madeira e deixa o ambiente lindo e sustentável

Quando o assunto é revestimento, há muitas vantagens na cerâmica, inclusive sustentabilidade. Em sua fabricação, esse material consome pouca água. Por isso, é mais sustentável que outro famoso revestimento cerâmico, o porcelanato.

Além do mais, na confecção da cerâmica é utilizada argila — matéria-prima que evita a extração de recursos naturais nobres da natureza, como pedras, mármore e madeira. Além disso, uma jazida de argila pode ser recuperada posteriormente para outra atividade, o que não acontece com uma jazida de mármore, por exemplo.

Na Pointer, os revestimentos são produzidos com esse material e passam por um processo de tecnologia avançada, com uma operação enxuta e livre de desperdícios. Vale ressaltar que a fábrica da Pointer produz suas cerâmicas com a devida consciência ambiental. Além de oferecer qualidade e beleza em seus acabamentos, ela segue processos de fabricação que praticamente não geram resíduos — preservando, assim, o meio ambiente.

Opte por móveis sustentáveis

Para uma decoração sustentável completa, a consciência ecológica deve estar presente em cada detalhe. Na hora de compor os ambientes com a mobília, por exemplo, você deve dar preferência a marcas sustentáveis, que utilizam um processo de fabricação limpo e que trabalham com madeira de reflorestamento, de demolição ou, então, alternativas tecnológicas.

Os móveis feitos em fibra natural são um bom exemplo de uma decoração elegante e sofisticada dentro dos parâmetros sustentáveis. Com menos impacto à natureza, você garante uma residência carregada de boas atitudes — mostrando que a consciência dos moradores reflete em cada escolha da casa.

Prefira uma iluminação natural

decoração sustentável

A iluminação natural é um ponto importante da decoração sustentável — afinal, economiza energia. Opte por janelas e portas grandes, além de um revestimento claro, como o Carrara Statuario, da linha Clássica

Quanto mais luz natural sua casa receber, melhor aproveitados serão os ambientes. Além de valorizar a decoração e dar destaque para qualquer detalhe do espaço, a iluminação natural proporciona uma sensação de amplitude e dispensa o consumo de energia elétrica em grande parte do dia.

Para que isso seja possível e para que a casa fique de fato arejada e convidativa, aposte em janelas grandes, em portas de vidro e em nichos nas paredes. Outra opção interessante é investir em tetos transparentes e claraboias, além de revestimentos mais claros, que contribuem ainda mais com a luminosidade natural do lugar.

Reutilize e recicle sempre que puder

Para desacelerar o consumo e promover uma decoração mais sustentável, vale a pena ressignificar objetos, móveis e outros itens que iriam para o lixo. Você encontra muitas ideias criativas, inteligentes e funcionais com os seguintes itens:

  • caixotes de madeira;
  • pneus velhos;
  • canos PVC;
  • garrafas;
  • latas de alumínio;
  • paletes;
  • frascos de vidro;
  • rolhas de cortiça;
  • madeira de demolição.

Valorize os produtos artesanais

Tudo o que você puder adotar em seu projeto que seja sustentável é bem-vindo. Ao valorizar o artesanato da sua região, por exemplo, você promove um consumo consciente e incentiva a economia local, gerando renda e emprego para pequenos produtores que vivem dos seus trabalhos manuais.

Além disso, você ainda adquire peças exclusivas, contribuindo para a composição de ambientes sofisticados e únicos — quadros, tapeçarias, móveis artesanais, esculturas e muito mais. Com toda a diversidade cultural do Brasil, é possível encontrar peças com ótima qualidade, durabilidade e, o melhor: compostas por materiais reciclados ou reutilizados.

Viu só como a decoração sustentável é totalmente possível? Com ações simples e conscientes, você pode ter um projeto ecologicamente correto sem perder em beleza e elegância.

As tendências verdes trazem diversos benefícios para a natureza e para as pessoas — inclusive, uma economia considerável em termos financeiros. Portanto, transforme sua relação com o meio ambiente desde a escolha dos revestimentos para a sua casa.

Para saber mais sobre nossas soluções sustentáveis, conheça agora os diferenciais da cerâmica Pointer!