Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

Cerâmica geométrica: tendência que veio pra ficar

Tendências de Decoração
Autor: Pointer - Data:

A geometria e as padronagens sempre estiveram presentes no cotidiano do homem, sendo utilizadas como forma de adornar seus utensílios e espaços por onde ele passava. Hoje, elas continuam presentes no mundo do design, orientando projetos de móveis, objetos de decoração e revestimentos.

Atualmente, no design de interiores, podemos encontrar as cerâmicas com formatos geométricos — hexagonais, triangulares, redondas etc — e as padronagens gráficas, ambas como tendência na decoração. Nesse sentido, o geometrismo se tornou sinônimo de contemporaneidade, passando por recriações constantes e sempre inspirando novas cores e texturas.

Se você quer dar um toque sofisticado de personalidade em sua casa, a cerâmica geométrica é uma ótima pedida. Afinal, é possível encontrar opções das mais discretas às mais despojadas, com desenhos mais elaborados ou minimalistas. Na hora de revestir, também é possível variar nas cores, disposição das peças, misturas de estampas e formas, para criar um ambiente com o seu perfil.

À primeira vista, pode parecer complicado instalar e combinar os revestimentos geométricos de forma a compor uma decoração incrível. Mas o resultado vale a pena, já que os ambientes ficam bastante diferenciados e personalizados. Portanto, para que você entenda melhor como isso pode ser feito, explicaremos mais sobre o uso da geometria nos séculos passados e seu impacto nos revestimentos atuais, principalmente em se tratando dos pisos. Confira!

A história da geometria na decoração

cerâmica geométrica

Belíssimo quarto compartilhado revestido com cerâmica Mônaco Nude, que deixa o ambiente encantador com suas estampas inspiradas no lifestyle de Côte D’azur, na França

Não é de hoje que os padrões e figuras geométricas estão presentes na vida do homem. Para confirmar, basta buscar pelos desenhos rupestres da era paleolítica, deixados por nossos ancestrais nos utensílios domésticos e nas cavernas, como forma de adorno. Mais tarde, as formas geométricas também estariam presentes nos mosaicos islâmicos.

A presença da geometria também marcou forte presença no século XX, tanto nas linhas retas e padronagens do Art Decór quanto no purismo das formas utilizadas pela escola Bauhaus em sua arquitetura e design de mobiliário. A Op Art também foi outro momento importante das artes plásticas, no qual a geometria aparece como protagonista. No Brasil, foi possível ver o uso de painéis coloridos em Brasília, nos anos de 1960 — época do modernismo brasileiro.

Atualmente, a geometria está presente em todos os lugares, tanto como forma quanto como padronagem. É possível vê-la em quadros, revestimentos e estampas, por exemplo. Quando utilizada nos pisos e azulejos, suas estampas e formatos, desde os mais simples aos mais elaborados, são capazes de garantir personalidade aos ambientes.

Cerâmica geométrica nos pisos

Além da cerâmica geométrica utilizada nos azulejos, é possível utilizá-las no chão. Hoje, podemos encontrar uma variedade de opções, não só de cores, mas também de formatos. Na hora de instalar o piso, é possível colocá-lo em posições diferentes, rotacionando as peças conforme a sua preferência. Você também pode misturar cores, padrões e formatos de piso, a exemplo das placas de madeira ou o cimento queimado com os hexagonais.

Atualmente, você encontra peças com formatos trapezoidais, hexagonais e triangulares, quadrados e retangulares, sendo esses os mais comuns. Para acertar na escolha e na instalação, é importante contar com um profissional especializado, pois ele estará atento à paginação do piso. Com isso, evita-se recortes nas peças e defeitos indesejados.

Os modelos quadrados são mais comumente escolhidos para a maioria das áreas, principalmente por sua facilidade de instalação. Porém, isso não é uma regra, já que vemos cada vez mais peças em diversos formatos.

Onde utilizar piso cerâmico geométrico

Normalmente, os pisos cerâmicos são usados nas áreas molhadas — cozinha, área de serviço, banheiros e áreas externas. Isso porque algumas de suas vantagens são o fato de ele ser durável e fácil de limpar, além de ajudar a manter a temperatura do ambiente amena.

A cozinha, por exemplo, está em constante contato com a fumaça, gordura e água. Por isso, é preciso optar por materiais fáceis de limpar e que sejam duráveis. A área de serviço e o banheiro também devem receber materiais resistentes à água e ao vapor, sendo o piso cerâmico ou porcelanato os mais indicados. Nesses ambientes, também é importante tomar cuidado com as peças escorregadias.

Para a varanda ou quintal, além do contato com a água, é preciso pensar no fluxo de circulação de pessoas, na exposição do sol, na presença de animais de estimação ou crianças, por exemplo. Isso ajudará na hora de escolher o piso mais prático e indicado para suas necessidades.

Se seu ambiente é pequeno, opte por cores claras, desenhos mais simples e menores, a fim de transmitir a sensação de amplitude. Afinal, estampas muito grandes necessitam de espaço para serem melhor visualizadas.

No momento de comprar o revestimento, se possível, leve uma planta da área juntamente às suas medidas. Além disso, avalie — de acordo com seu espaço e o modelo escolhido — quantas peças inteiras você usará e observe se elas precisarão ser muito recortadas — se precisar, peça a ajuda de um profissional na loja. Verifique também a necessidade de rodapés, indicados principalmente para paredes que não receberão azulejo.

Atualmente, também é possível utilizar a cerâmica geométrica em qualquer ambiente, desde que ela esteja em harmonia com o restante da decoração. Uma tendência é mesclar o piso hexagonal com o retangular, por exemplo. Para fazer esse mix da forma correta, confira as linhas da Pointer disponíveis para você!

Linhas disponíveis

A Pointer tem uma variedade de revestimentos que podem ser utilizados tanto no piso quanto nas paredes. Conheça algumas das linhas:

Revestimentos cerâmicos Mônaco

cerâmica geométrica

Confortável varanda de apartamento revestida com cerâmica Mônaco Fendi, muito bem decorada e que deixa o espaço perfeito para receber visitas e aproveitar a vista

A linha Mônaco é inspirada no lifestyle de Côte D’azur, na França. Assim como as paisagens do local, as estampas convidam à contemplação. As peças têm três tons de cores suaves e textura única, sendo encontradas no formato 30×60.

Revestimentos cerâmicos Decora Design

cerâmica geométrica

Banheiro revestido com Tom Bordado Cinza, da linha Decora Design, que formam lindos mosaicos deixando o ambiente charmoso e moderno

Os revestimentos da linha Decora Design formam lindos mosaicos e fazem a diferença quando instaladas em ambientes tradicionais, como o banheiro e a cozinha. As peças, porém, ainda podem ser usadas nos quartos, escritórios, áreas externas e salas, por exemplo.

Revestimentos cerâmicos Singular

cerâmica geométrica

Cozinha contemporânea revestida de Cardume Azul, da linha Singular, que deixa o ambiente mais delicado e belo

A linha Singular traz um novo olhar sobre o ladrilho brasileiro, muito utilizado nas décadas de 50 e 60. A partir de uma ótica contemporânea, a Pointer chegou à proposta Prisma e Cardume — cada uma conferindo estampas diferentes para as peças.

Gostou do artigo sobre cerâmica geométrica? Então, aproveite nossas dicas e escolha a peça ideal para seu ambiente agora mesmo em nosso catálogo geral!

#VivaSuaCasa #DesignDemocrático #DicaPointer #Decoração #MaisDesignEmSuaVida