Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

Rodapé de cerâmica: use com estilo e destaque a decoração da sua casa

Dicas Pointer
Autor: Pointer - Data:

Se antes era instalado apenas para proteger a junção entre as paredes e o piso, hoje em dia o rodapé de cerâmica é muito mais do que isso. Com um papel de destaque na decoração, ele tem o poder de modificar qualquer espaço.

Existe uma série de vantagens — tanto estéticas quanto técnicas — no uso do rodapé de cerâmica. Por isso, a escolha não pode ser aleatória: deve ser bem planejada, assim como a de quaisquer outros revestimentos, e de acordo com o design final desejado.

Quer saber mais sobre rodapés cerâmicos e seus benefícios? Continue acompanhando nosso post!

Conheça as principais vantagens do rodapé de cerâmica

Os rodapés de cerâmica contam com uma gama de vantagens técnicas. As mais significativas são a resistência do material à umidade, a sua durabilidade, a ausência de necessidade de manutenção, a facilidade na higienização e a proteção que proporciona durante a limpeza de um espaço e a movimentação dos móveis.

É também uma excelente alternativa de substituição de pedras nobres e caras — o que gera impacto direto sobre o orçamento da obra, ajudando a reduzir os custos no momento da compra de materiais.

Além disso, o resultado do acabamento fica agradável, uma vez que é possível criar vários efeitos de acordo com as cores, texturas e dimensões escolhidas.

Não existem regras rígidas: o importante é encantar seus sentidos e harmonizar com o estilo da decoração da melhor forma possível.

Aprenda a combinar rodapés com pisos e paredes

Estão disponíveis no mercado rodapés com diversos detalhes: lisos, com frisos, com bordas arredondadas ou retas e em várias alturas. O que manda é o seu bom gosto.

Se desejar um visual mais sofisticado, invista nos rodapés em tons off-white. Existem também os coloridos, mas cuidado: eles tendem a tornar o visual cansativo em pouco tempo.

Para trazer o efeito de continuidade e amplitude ao ambiente, o ideal é que o rodapé e o piso combinem em cores, ainda que não sejam ambos feitos da mesma cerâmica. Se quiser valorizar um piso de cor escura, por exemplo, aposte no contraste de rodapés em tons de branco ou bege.

A relação entre paredes e rodapés é semelhante: cores diferentes destacam um dos elementos, ao passo que tonalidades parecidas trazem ideia de unidade.

Em cômodos com pé-direito baixo, é preferível manter a uniformidade. Nos mais altos, uma boa ideia é combinar rodapé e rodateto em tons contrastantes com a parede, a fim de destacá-la na decoração.

É preciso dar a devida atenção a soleiras e guarnições de portas. Na dúvida, siga o mesmo princípio de destaque ou unidade, como mencionado para pisos e paredes. Procure também investir na padronização entre ambientes. Afinal, uma grande variedade de modelos no mesmo imóvel pode deixar a decoração confusa.

Veja quando usar — ou não — o rodapé

Os rodapés são ideais para fazer a transição entre piso e paredes de locais sem umidade, como quartos, salas de estar e jantar, circulações internas ou comuns e halls de entrada.

No caso de ambientes com umidade como os banheiros, as cozinhas e as áreas de lavanderia, que já costumam ter piso e paredes revestidos por placas cerâmicas, o uso de rodapé não é necessário.

Para cômodos cujas superfícies sejam inteiramente cobertas por cimento queimado ou pedras, como o granito ou o mármore, o rodapé é uma escolha particular. Ou seja: o usuário utiliza apenas se desejar um acabamento extra.

Saiba escolher a altura ideal do rodapé

Em sua maioria, os tipos de piso encontrados no mercado já incluem rodapé no mesmo material, em um tamanho padrão de 7cm. Porém, é possível encontrar modelos de rodapé vendidos separadamente com altura de 10, 15, 20 até 25cm. Então, vem a dúvida: o que considerar na escolha?

Os dois critérios principais são o pé-direito — ou seja, a altura entre o piso e o teto — e o tamanho de cada ambiente em si. Qualquer modelo a ser instalado deve manter a proporção entre essas dimensões.

De maneira geral, quanto mais alto o pé-direito, maior poderá ser o rodapé. Por outro lado, em apartamentos pequenos ou em imóveis baixos, evite instalar modelos de altura superior a 10 ou 15cm, pois eles vão evidenciar as dimensões reduzidas do espaço.

Entenda como deve ser o recorte da cerâmica para rodapé

O mais indicado, na verdade, é fazer a compra as peças já prontas, pois o aproveitamento da cerâmica é melhor.

Mas, caso opte por recortar a cerâmica para obter um rodapé personalizado, a borda da placa original deve ser instalada para cima — em especial quando se trata de um modelo bold — o que resulta em um rendimento de apenas uma ou duas peças de rodapé por placa.

O planejamento também é muito importante: os dois rodapés vindos da mesma peça não devem ter uma faixa de distância muito reduzida entre si, uma vez que isso torna o corte do segundo rodapé muito mais difícil. Isso provavelmente vai resultar em um acabamento ruim.

Por fim, é recomendado lixar os cortes com uma lixa de aço de número 200 ou 220, a fim de dar melhor acabamento de borda.

A qualidade do corte, então, vai depender bastante da qualificação, da experiência e do capricho do assentador, além dos próprios equipamentos disponíveis para fazer o serviço.

Confira quais cuidados são necessários na instalação

Os cuidados de assentamento de um rodapé de cerâmica são basicamente os mesmos do assentamento de revestimentos cerâmicos de piso ou de parede.

É importante salientar que o rodapé deve esconder as juntas de dessolidarização (também denominadas juntas perimetrais), cuja função é absorver as tensões e movimentações entre diferentes tipos de revestimento — e que, por esse motivo, devem ser mantidas sem preenchimento com rejunte ou argamassa colante.

Outra medida significativa é contratar profissionais especializados em assentamento de pisos e rodapés. Afinal, depois de escolher, comprar e tratar as peças de maneira tão cuidadosa, não vale a pena economizar na etapa final, não é mesmo?

Atenção: devido à necessidade de uso de massa de grande umidade em sua instalação, os rodapés cerâmicos não são indicados para cômodos com piso de madeira.

Devido à alta qualidade e variedade dos produtos, os revestimentos da Pointer permitem realizar recortes personalizados de rodapés, conforme as suas preferências, e que vão ficar em perfeita harmonia com o piso do seu ambiente.

Agora que você já leu tudo o que precisava saber sobre rodapé de cerâmica, suas vantagens, como combinar e escolher, visite nosso site para conferir nossas opções de revestimentos cerâmicos e se inspire já para renovar a decoração de casa!

#VivaSuaCasa #DesignDemocrático #DicaPointer #Decoração #MaisDesignEmSuaVida