Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

Cerâmica estampada: conheça as principais aplicações

Novidades
Autor: Pointer - Data:

Sabe aquela crença de que os revestimentos precisam ser sempre lisos e discretos? Já está ultrapassada! A cerâmica estampada tem ganhado espaço em cozinhas, áreas gourmet e em outros cômodos da casa, proporcionando um design despojado e elegante a diversos ambientes.

Seja geométrica, floral ou rústica, a cerâmica estampada promete dar um clima totalmente diferente à decoração. Ela pode revestir superfícies como pisos e paredes ou revitalizar móveis antigos, por exemplo.

A seguir, descubra ideias e locais de aplicação de revestimentos estampados para deixar sua casa mais alegre.

Cozinha colorida

Logo que nos deparamos com a cerâmica estampada, a cozinha vem à cabeça: a maioria dos projetos de decoração nesses ambientes utiliza tons mais neutros ou amadeirados para o mobiliário, além dos utensílios em design metálico ou em cor única. Então, a saída é diversificar com outros materiais.

Se esse for o seu caso, não tenha medo de investir nas cores e formas da cerâmica estampada para quebrar a monotonia. As opções são diversas. Para começar, uma das mais utilizadas é criar em uma faixa entre a pia e os armários suspensos, o chamado backsplash. Outra campeã de preferência é aplicar em toda a parede principal, na qual ficam as instalações hidráulicas.

Mais uma alternativa é colocar as cerâmicas em apenas um trecho central do piso — como se fosse um tapete. Além disso, é interessante usá-las para dividir a sala de estar da cozinha americana, por exemplo. Os revestimentos ficam excelentes quando aplicados à meia-parede divisória, pois trazem um toque de cor repleto de personalidade.

Banheiro divertido

Os banheiros sempre foram caracterizados pela presença de cores neutras e acabamentos mais simples. Que tal incrementar o ambiente instalando a cerâmica estampada?

Para acertar na escolha e colocar essa tendência em prática, o ideal é optar pela parede oposta à porta de entrada. Ou seja: dependendo do layout do banheiro, pode ser tanto a parede do fundo do box quanto aquela na qual ficam o espelho e a bancada da pia.

Uma alternativa é revestir o box por inteiro com cerâmicas coloridas, como se fosse uma caixa: o piso e as três paredes. Assim, a área do banho ganha destaque total dentro do ambiente.

Caso prefira um design mais sóbrio, é possível compor com uma faixa ao longo de todas as laterais ou priorizar uma estampa discreta que cubra apenas o piso. A sua criatividade é que manda!

E não tenha medo de abusar nas cores: os banheiros e lavabos são de fato utilizados várias vezes ao dia, porém em intervalos curtos de tempo. Por isso, é difícil que uma parede toda estampada se torne cansativa muito rápido.

Churrasqueira estampada

A churrasqueira é um ambiente diretamente conectado à cozinha e com função primordial de reunir amigos e familiares em momentos de diversão. Por isso, a cerâmica estampada também fica incrível nessa área.

Aqui, os padrões preferidos nos projetos são em tons de marrom, que dão um ar sofisticado e aconchegante ao mesmo tempo. Já para quem prefere um clima rústico, as melhores escolhas são as cerâmicas que contam com desenhos em estilo clássico, ou até colonial.

A aplicação geralmente segue o padrão das cozinhas: uma parede inteira ou uma faixa dela. Já para o piso, uma boa estratégia é definir uma área para dar destaque à mesa de refeições, por exemplo.

Para conectar e manter a unidade entre churrasqueira e cozinha, uma vez que normalmente são ambientes contíguos, é interessante fazer uso da mesma estampa e com padrão igual de instalação em ambos.

Varanda convidativa

A varanda é um local muito especial, um dos preferidos para relaxar e curtir boas companhias. Em grande parte dos imóveis, acaba sendo também o espaço gourmet. No entanto, em apartamentos pequenos que não contém com esse recurso, a cerâmica estampada funciona muito bem para tornar o local mais atrativo para a permanência prolongada.

Em imóveis maiores, isso se repete, mas em proporções diferentes. Afinal, é comum que existam dois tipos de varanda em apartamentos de alto padrão: uma com instalações para preparo de alimentos e outra apenas para convivência de moradores e convidados.

Nas varandas de convivência, o ideal é combinar sua decoração à do cômodo em anexo — que normalmente é a sala de estar. Para projetos de interiores sofisticados, prefira os padrões geométricos, enquanto nos estilos românticos uma estampa com folhagem é mais interessante.

Em ambas, o uso de cerâmica estampada traz uma atmosfera descontraída e até mesmo inesperada.

 

Quarto surpreendente

Apesar de não ser tão comum quanto nas áreas molhadas de uma casa, os quartos também podem receber a cerâmica estampada com grande estilo, causando uma sensação imbatível de surpresa e admiração.

Por ser um ambiente de descanso, é preferível que os padrões, desenhos e cores sejam discretos, especialmente quando aplicados em grandes áreas. Caso opte por um modelo de revestimento um pouco mais marcante, fazer uso dele em pequenas quantidades é uma maneira de garantir que o visual não fique cansativo e estressante.

Uma boa sugestão é instalar os revestimentos na parede atrás da cama. Junto a uma cabeceira estofada, de cor neutra ou análoga ao tom predominante na estampa, as cerâmicas afastam a sensação de decoração fria demais e priorizam o aconchego do espaço.

Mobiliário renovado

O que acha de dar uma cara nova a um armário antigo ou àquela mesa que está esquecida no quintal de casa? Assim, você evita comprar peças novas e fica com uma decoração exclusiva!

A ideia é simples: como se trata de uma área pequena, vale até apostar nas tonalidades fortes. Que tal vermelho, azul ou amarelo? Escolha revestimentos cujos padrões sejam agradáveis e teste sua distribuição sobre a superfície, respeitando as proporções e dimensões. Quando ficar satisfeito, instale você mesmo ou conte com ajuda profissional para assentar as placas.

Depois disso, é só curtir a sua mesa com tampo exclusivo, um armário que virou bancada para preparo de comida ou sofás e cadeiras coloridas, que não mais passam por velhas.

A Pointer sempre desenvolve coleções de cerâmica estampada que são perfeitas para todos os gostos. A linha Singular, lançada em especial parceria com o apresentador Maurício Arruda, conta uma história incrível e tem como uma de suas bases a sustentabilidade, tema de extrema importância nos dias atuais.

As demais linhas de revestimentos com estampas — como a Decora Design, a Raízes e a Patchwork — têm estilos únicos e que vão conferir um visual de qualidade impressionante ao seu ambiente, desde o urbano até o romântico.

 

Gostou das nossas dicas sobre como usar cerâmica estampada na sua decoração? Quais sugestões traduzem melhor a sua personalidade? Deixe sua opinião nos comentários abaixo e até a próxima dica!

#VivaSuaCasa #DesignDemocrático #DicaPointer #Decoração #MaisDesignEmSuaVida