Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

Tudo sobre o piso resistente ao escorregamento

Revestimentos
Autor: Pointer - Data:

Bem-estar, descanso e lazer são palavras que têm tudo a ver com o conceito de lar. No entanto, também é importante pensar na segurança de toda a família. Nesse sentido, entender mais sobre piso resistente ao escorregamento pode ajudar.

É que eles ajudam a evitar escorregões e possíveis quedas, inclusive quando estão molhados. Por isso, os resistente ao escorregamento são os mais indicados para banheiros, cozinhas e áreas externas, por exemplo.

Essa é uma proteção muito importante, sobretudo em casas com crianças, idosos ou pessoas com mobilidade reduzida. Nesses casos, vale usar pisos que não escorregam até em locais sem contato com água, como salas e quartos.

Para escolher o piso certo para a sua casa, continue a leitura e confira as nossas dicas!

O que é um piso resistente ao escorregamento?

São considerados resistente ao escorregamento os pisos cerâmicos que têm superfície rugosa, áspera ou fosca. Essa textura é o que cria aderência quando em contato com os pés ou sapatos. Alguns têm até essa característica bastante visível.

É graças a esse detalhe que é possível evitar escorregões e quedas, mesmo que o piso esteja molhado.

Contudo, há dois tipos de piso resistente ao escorregamento: o mate, para áreas molhadas como banheiro e área de serviço, e o EXT, para espaços abertos, como varandas e quintais.

Entenda a relação entre acabamento e piso resistente ao escorregamento

piso resistente ao escorregamento

Tear Avela, da linha Tear tem acabamento mate e pode ser usado em áreas cobertas.
Na parede, Ondina Bege, da linha Ondina

Esse é um tópico que merece atenção. É que o acabamento não está relacionado só à estética do revestimento cerâmico, mas também à sua funcionalidade, como o local em que vai ser aplicada.

Por exemplo, aquele acabamento brilhante (BR) ou polido (POL), que muita gente gosta, não é ideal para áreas que podem molhar.

É que a superfície é muito lisa e se torna escorregadia se estiver engordurada ou molhada. Por isso, a Pointer oferece duas opções de acabamento resistente ao escorregamento bastante seguras:

  • Mate: é aquele tipo de piso resistente ao escorregamento ideal para áreas internas que precisam desse acabamento para não ficarem escorregadias ao molhar. Estamos falando de espaços como banheiros (incluindo o box), varandas cobertas, áreas de serviço e cozinhas.

  • EXT: é o tipo ideal para áreas externas que ficam descobertas. Esse é o caso de áreas de piscina, quintais, calçadas, coberturas ou terraços, por exemplo.

Como a cerâmica com acabamento mate é fosca, pode ser uma boa opção para outros ambientes, caso você prefira essa aparência.

Aliás, também pode ser aplicada em paredes de cozinhas, banheiros, salas e quartos.

Qual o melhor piso resistente ao escorregamento?

Os revestimentos cerâmicos costumam ser a melhor opção de piso resistente ao escorregamento. Afinal, quando bem aplicados, eles são bastante seguros.

Sem falar que têm valores acessíveis. Além disso, as peças são duráveis e bonitas, podendo reproduzir materiais naturais, como a madeira. Confira as vantagens:

  • Várias opções de cerâmica, destinadas tanto para áreas internas, quanto externas;
  • Grande variedade de cores e padrões;
  • Resistência ao sol, umidade e água;
  • Não requer impermeabilização;
  • Bom custo-benefício;
  • Boa durabilidade;
  • Fácil de limpar.

Onde posso colocar piso para não escorregar?

piso resistente ao escorregamento

Para banheiro, uma boa alternativa é Zeppelin Gray, da linha Zeppelin, que tem acabamento mate.
Na parede, Vitoria Gris, da linha Decora Design

E que tal agora entender os locais em que você pode usar piso resistente ao escorregamento para garantir a segurança? Entenda ainda a importância desse revestimento em cada espaço.

Banheiro é área constantemente molhada

Esse é um dos ambientes que mais precisa de atenção na hora de escolher entre os tipos de pisos resistentes ao escorregamento.

Isso porque fica constantemente molhado, seja por causa do banho ou da umidade gerada pelo vapor que sai do chuveiro quente.

Muitas pessoas ignoram essa recomendação e o banheiro acaba sendo cenário de acidentes domésticos, principalmente com idosos.

Sendo assim, é fundamental escolher um piso que crie o atrito necessário para evitar escorregamento e queda.

Portanto, na hora de escolher a cerâmica para banheiro, prefira as que têm acabamento mate ou natural para o piso.

Cozinha pode ou não ter contato constante com água

A cozinha precisa de piso resistente ao escorregamento? Nem sempre. Em espaços de pouco uso, talvez não seja necessário.

Mas se é uma cozinha de uso diário, vale optar pelo piso resistente ao escorregamento. Afinal, com a manipulação de água, alimentos e outros líquidos, o piso pode molhar e ficar escorregadio.

Isso acontece muito com quem tem o costume de fazer fritura, por exemplo. Sem falar que quem gosta de lavar a cozinha precisa se prevenir de acidentes.

Também nesse caso, a cerâmica para cozinha pode ter acabamento mate, que é aquele fosco.

Área de serviço também pode precisar de piso resistente ao escorregamento

Assim como no caso da cozinha, a área de serviço conta com uma fonte de água (o tanque) e há a constante manipulação de produtos líquidos de limpeza. Por isso, é importante que seja um espaço revestido com piso resistente ao escorregamento.

Isso ajuda também na hora de lavar o espaço. Essa prática é bastante comum, principalmente por quem mora em apartamento e tem pets que usam a área de serviço.

Qual o melhor piso resistente ao escorregamento para a área externa?

As áreas externas de uma casa geralmente são destinadas aos momentos de lazer e curtição com a família e amigos.

Para ficar à vontade de verdade, nada como contar com a proteção de um piso resistente ao escorregamento. Ele vai ser aliado para evitar escorregões, inclusive com a correria das crianças.

O acabamento EXT é específico para áreas descobertas. Isso inclui quintal, área em volta da piscina, calçada, varanda e terraço.

Além disso, o piso resistente ao escorregamento em cerâmica é um material impermeável e muito resistente às intempéries como sol e chuva.

Conheça opções de piso resistente ao escorregamento da Pointer

piso resistente ao escorregamento

Deck Marfim, da linha Lenho, também é piso resistente ao escorregamento amadeirado para áreas externas

A Pointer conta com diversas linhas que são ideais para quem precisa de piso resistente ao escorregamento, seja ele mate ou EXT.

Separamos alguns modelos para você conhecer e entender como o piso resistente ao escorregamento pode contribuir para a decoração dos espaços.

  1. Deck Ilheus Amazonia e Deck Ilheus Cedro, da linha Tropicalia, estão disponíveis com acabamento EXT são opções de piso com resistência ao escorregamento para quem quer um deque todo em cerâmica. Apesar de reproduzir o aspecto da madeira, você não vai ter o mesmo trabalho com a manutenção.
  2. Itatiaia Natural e Faia Natural, da linha Mediterranea, são as opções de piso resistente ao escorregamento que reproduzem madeira e podem ser usados em espaços cobertos. Isso inclui banheiros e cozinhas, mas também salas e quartos.
  3. Cimento Branco e Cimento Cinza, da linha Cimento, são as opções para quem gosta do acabamento que reproduz concreto. Ideal para espaços contemporâneos e industriais.
  4. Carrara Statuario, da linha Classica, reproduz um mármore clássico e é ideal para quem precisa de um piso com resistência ao escorregamento, mas não abre mão da elegância do material natural.
  5. Classico Branco e Classico Cru, da linha neutra, são opções de Supercerâmico, ou seja, em grande formato e acabamento mate. Ideais para um piso resistente ao escorregamento e discreto.

Como vimos, há dois tipos de piso resistente ao escorregamento, para dentro e fora de casa. Descubra onde encontrar os revestimentos cerâmicos da