Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu
área de serviço

Como decorar a área de serviço de forma criativa e inovadora?

Tendências de Decoração
Autor: Pointer - Data:

Ao falar em decoração da casa, os lugares mais focados são a sala, o quarto e a cozinha. Alguns cantos da residência, como a área de serviço, ficam de fora do projeto de muitas pessoas, já que costumam não ser vistos pelas visitas.

Para acertar nesse ambiente do lar, é importante dar atenção a todos os detalhes, afinal, ele não deve ser bonito e aconchegante apenas para os visitantes, certo? Esse tipo de espaço pode ser pensado de um jeito criativo e que, ainda assim, priorize a organização.

Não sabe o que fazer? Então, descubra, a seguir, algumas dicas para decorar a área de serviço de forma inovadora. Confira!

Use revestimentos coloridos

As lavanderias e áreas de serviço geralmente são trabalhadas em tons de branco para remeter à limpeza e higiene. O problema é que espaços em uma cor só ou que são sóbrios demais podem deixar a decoração monótona. Para evitar que isso aconteça e para tornar o local atrativo, é possível apostar nos revestimentos coloridos.

Paredes

revestimento cerâmico é uma das melhores opções para as paredes, pois, além de contar com diversas cores e estampas, é durável e ideal nesse tipo de área. Só tenha cuidado na hora de escolher as cores, já que os modelos muito pigmentados podem deixar o ambiente com aspecto menor.

Se o recinto é compacto, prefira revestir lugares estratégicos ou apenas uma parede com cerâmicas mais chamativas. Você pode apostar em versões que simulam azulejos, pastilhas e outros efeitos para criar um grande painel preenchido ou para compor faixas em diferentes sentidos — verticais, horizontais, diagonais.

Piso

Se o objetivo é incluir um toque a mais de cor nas paredes, procure manter os pisos neutros para não deixar o visual poluído. Revestimentos em tons de cinza, bege, branco e até preto representam ótimas opções porque são discretos e harmonizam com qualquer paleta.

Considere, ainda, que a área de serviço é um espaço que constantemente tem contato com a água, seja do tanque, da máquina de lavar ou de mangueiras utilizadas no local. Assim, para evitar deslizamentos e acidentes mais graves, invista em pisos com acabamento rugoso ou que ofereçam resistência ao escorregamento.

Detalhes

Elementos com superfícies planas e linhas retas podem ser revestidos com peças de cerâmica ou de porcelanato, por exemplo. É outra forma de inovar na decoração da área de serviço, principalmente se o seu objetivo é não mexer no acabamento presente em pisos e paredes.

Você pode usar placas para cobrir a parte interna ou externa de um tanque de concreto, o tampo de uma bancada com torneira, as extremidades de um armário baixo, entre outros detalhes. É importante que a cor e a estampa dos revestimentos combine com os móveis e eletrodomésticos — máquinas de lavar e de secar.

Personalize objetos de uso diário

Para que a área de serviço funcione, é fundamental ter itens como cestos de roupas, baldes, pote de pregadores e um espaço destinado aos produtos de limpeza. Personalizar esses objetos deixará a decoração com um aspecto único e em harmonia com o estilo seguido.

Crie uma identidade visual para os elementos utilizando a mesma cor ou o mesmo material. Por exemplo, tingir recipientes e potes em tons de azul — inspiração no estilo náutico — ou cobri-los com fio de sisal — aparência rústica. Assim, cada coisa terá o seu lugar e os itens de uso diário ficarão harmônicos com o restante do recinto. Veja algumas sugestões de itens fáceis de customizar.

Caixas organizadoras

Aliadas da arrumação, essas caixas podem ser adquiridas prontas ou feitas a partir de embalagens de calçados, pequenos aparelhos e eletroportáteis. Basta escolher caixas de papelão no tamanho desejado, que estejam em boas condições — sem partes faltando ou desgastadas — e montar seu kit.

Existem vários materiais para fazer o acabamento: adesivo, barbante, tinta, papel de presente, tecido, e muito mais. É importante que o produto escolhido combine com os detalhes decorativos do ambiente, afinal, muitas caixas ficarão expostas como parte da composição.

Arara com cabides

Muitas pessoas preferem lidar com as roupas dentro da área de serviço para levá-las prontas aos quartos. Se é o seu caso, por que não personalizar uma arara que permita organizar os tecidos? Uma barra de madeira instalada sob um armário ou paralelamente a uma parede é suficiente.

Sobre ela, você consegue dispor vários cabides para ordenar as peças no dia a dia. Também é uma ótima estratégia para manter as roupas livres do temido efeito amassado.

Alie decoração e organização

área de serviço

Área de serviço com decoração clean

 

Outra dica para decorar a área de serviço com sucesso é manter a organização em foco. Além de designar um lugar para cada item, também é essencial ter espaço para guardar tudo o que será usado nesse ambiente. Alguns elementos podem ajudar nessa missão.

Nichos e prateleiras

Como normalmente trata-se de um cômodo pequeno, verticalizar a composição é uma ótima saída. Invista em prateleiras ou em nichos para apoiar utensílios de diversos tamanhos. As superfícies dessas peças também podem abrigar arranjos e artigos decorativos para incluir um toque pessoal no ambiente.

Ganchos e outros fixadores

Quem nunca aproveitou a ideia de instalar pregos para manter vassouras, rodos e outros instrumentos suspensos? Você pode aproveitar essa solução para economizar espaço e manter tudo no devido lugar. Caso queira uma estética mais interessante, substitua os pregos por ganchos resistentes e que tenham um bom acabamento.

Vários objetos podem ser pendurados nesses fixadores: toalhas, espanadores, cestos com prendedores de roupas, panos de limpeza e demais materiais empregados na faxina da casa. Se sobrar espaço vertical, você ainda consegue instalar um varal de teto ou de parede que ajude a secar as roupas em dias de chuva.

Armários suspensos

Também conhecidos como flutuantes, são ótimos aliados para armazenar produtos, roupas lavadas e outros itens. O ideal é que a parte interna desses móveis seja dividida em vários compartimentos para que você consiga categorizar os elementos de acordo com o tipo e finalidade.

Uma maneira de criar divisões é aproveitar as caixas organizadoras, das quais falamos anteriormente. Elas podem ser empilhadas dentro dos armários e marcadas com etiquetas que indiquem o que está dentro. Tendo lugar certo para guardar as coisas, a bagunça ficará longe e você não descuidará da organização.

Aposte em elementos decorativos

Além de organizada e sempre limpa, a área de serviço precisa de objetos decorativos para alegrar o ambiente e contribuir com o visual. Por isso, vale investir em acessórios e peças que transmitam a personalidade de quem utilizará o espaço todos os dias. Confira opções de elementos que funcionam nesse tipo de lugar.

Quadros e placas

Fotografias, desenhos, ilustrações e frases divertidas podem ser emolduradas e transformadas em quadros. Se preferir, você pode comprar placas prontas em lojas de artigos para casa. Esses itens não ocupam espaço porque ficam presos às paredes, portanto, são excelentes opções para enfeitar lugares compactos.

Quem procura um visual minimalista pode apostar em um belo relógio ou em um quadro lousa. São itens que, além da função decorativa, fornecem informações úteis para quem permanece na área de serviço — horário, lembretes escritos com giz, lista de afazeres etc.

Plantas

Plantas na decoração da área de serviço para dar vida ao local

Plantas na decoração da área de serviço para dar vida ao local

Também é possível utilizar elementos da natureza, com o intuito de dar vida ao local. As suculentas são ótimas espécies para cultivar dentro de casa, já que são pequenas e não precisam de tanto sol e de cuidados. Vale compor conjuntos com várias mudas dentro de vasos pequenos, estes podem ser dispostos em prateleiras e até no peitoril de uma janela.

Se o objetivo é cultivar plantas maiores, a dica é manter os vasos em suportes suspensos no teto. Outra possibilidade é instalar uma grade de ferro ou ripado de madeira em uma parede livre. Sobre essa estrutura, você consegue fixar diversos recipientes que abrigam flores e folhagens.

Cuide da iluminação

área de serviço

Instalando luz decorativa na área de serviço

De nada adianta organizar e decorar a área de serviço da melhor maneira possível se você não tiver uma iluminação adequada para desempenhar as tarefas diárias. Existem vários recursos disponíveis para compor um bom projeto e obter claridade eficiente.

Luz natural

Para começar, se o cômodo tem uma janela, faça com que esse espaço fique livre para que a luz do sol entre. Caso queira usar uma cortina, opte por um material leve e que deixe a luminosidade passar. Estruturas como as persianas também são interessantes porque permitem controlar a intensidade da luz que entra no recinto.

Luz geral e de trabalho

As lâmpadas devem ser distribuídas adequadamente para que criem uma iluminação homogênea. Portanto, se houver um plafon central, vale a pena complementá-lo com outras luminárias — de parede, de mesa, embutidas no teto ou nos móveis.

O tom das luzes pode variar, mas o branco é mais indicado por se tratar de um espaço que exige foco e concentração em diferentes atividades. Ao providenciar as lâmpadas, procure trocar as convencionais por modelos do tipo LED, pois são mais eficientes, econômicas e ecológicas.

Se fizer sentido na sua estética, posicione pendentes em locais estratégicos, como a área sobre a máquina de lavar ou sobre a secadora. Esse reforço de luz será útil no momento de programar os eletrodomésticos e observar se os ciclos de lavagem/secagem estão funcionando corretamente.

Luz decorativa

Já pensou em incluir fitas de LED nas prateleiras ou dentro dos armários? Que tal colocar um conjunto de spots na parte inferior de um armário suspenso? Além de iluminar superfícies específicas, esses recursos também contribuem para o visual da área.

A proposta da iluminação decorativa é justamente essa: potencializar a claridade do local e, ao mesmo tempo, criar efeitos diferenciados que ajudem a valorizar o ambiente. Use a criatividade para encontrar a solução mais bonita e funcional para sua casa.

Quando pensar em iluminação, confira se a instalação elétrica tem condições de receber todos os equipamentos previstos. É importante garantir tomadas suficientes para as máquinas, luminárias portáteis e demais aparelhos que possam ser empregados no local.

Decorar a área de serviço com essas orientações garantirá muito mais prazer ao fazer as tarefas nesse cômodo e tornará o espaço bonito e atrativo. E então, o que está esperando para testar as dicas e adaptá-las à sua realidade? Use a criatividade para transformar simples ideias em soluções reais.

Se gostou deste artigo, aproveite para conferir o nosso post com a melhor opção de piso para evitar sujeira em sua cozinha!