Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu
area de lazer pequena

Truques de decoração para fazer a área de lazer pequena render

Dicas Pointer
Autor: Pointer - Data:

Se a sua residência foi construída recentemente, existe uma grande chance de ela ter uma área de lazer pequena. Uma das tendências da arquitetura contemporânea é aproveitar, ao máximo, espaços menores — para lidar com o aumento da densidade populacional nas cidades.

Isso não significa, todavia, que a sua área de lazer pequena deve ser sem graça. Com um pouco de criatividade, é possível transformar esse espaço reduzido em um ambiente aconchegante e gostoso para o seu descanso. Quer saber como? Confira as dicas que separamos para você!

Pense no que você quer fazer com a sua área de lazer pequena

area de lazer pequena

Linda área de lazer bem decorada revestida com piso em cerâmica Parque Lage, da linha Pedras Brasileiras, ótima para descansar ou receber os amigos

Trabalhar com espaços reduzidos oferece um desafio interessante. O objetivo é fazer render os metros quadrados disponíveis na área de lazer e isso só é possível com um planejamento cuidadoso. Antes de começar a reforma do espaço, portanto, defina com clareza o que você quer dele.

A ideia é transformar a área de lazer em um espaço de leitura, meditação e descanso? Talvez você queira receber alguns amigos por lá. Quem sabe montar um ambiente para fazer refeições mais sofisticadas no fim de semana?

Uma vez que você saiba qual é o seu objetivo, é possível definir quais móveis, revestimentos e outras camadas de decoração colocar na sua área de lazer. Com base nessas informações, você pode desenhar diferentes opções em uma folha de papel até ficar satisfeito com uma alternativa que use bem aquele espaço.

Aproveite o revestimento para criar a ambientação da área

area de lazer pequena

Área de lazer excelente para descanso e meditação, revestida com piso Ilhéus Canela, da linha Tropicália

Um dos segredos para trabalhar com uma área de lazer pequena é explorar cada centímetro que ela tem a oferecer — isso inclui o piso e as paredes também, é claro. A escolha do revestimento que você vai usar nesse espaço é muito importante, pois ele ajuda a preparar o clima que você quer dar para o ambiente.

Imagine que você tem uma varanda coberta de 9 m² (3×3), próxima à sala de estar e sua intenção é transformá-la em um ambiente aconchegante, gostoso para uma leitura ou para o descanso na rotina diária.

Nesse caso, uma boa ideia seria usar uma cerâmica que reproduz madeira escura, como a Ilheus Cedro, da linha Tropicália. Esse revestimento, combinado a algumas plantas, uma cadeira confortável e a iluminação correta, transforma o espaço em um lugar muito confortável.

area de lazer pequena

Área de lazer com churrasqueira, ambiente perfeito para receber os amigos e família. No piso, Assis, da linha Pedras Brasileiras

Mas se você quer um ambiente externo para churrasco, por exemplo, talvez prefira usar um revestimento que reproduz pedra, para criar uma atmosfera rústica na sua área de lazer. Nossa recomendação, nesse caso, é algum modelo da linha Lazer, como Jardim Mix, Varanda Canela ou Barcelona Rústico.

O interessante de optar pela cerâmica é que ela é o revestimento ideal para diversos espaços, inclusive para uma área de lazer. Além de contribuir com a ambientação do local, esse material exige pouca manutenção, é fácil de limpar, tem baixa absorção de água e grande resistência ao calor e à luz solar.

Com todas essas vantagens do material, você facilita a sua vida no dia a dia e não precisa se preocupar com possíveis consequências de fatores climáticos para sua área externa.

Invista em uma área verde para o seu espaço de lazer

area de lazer pequena

Área de lazer pequena revestida com piso Ilhéus Fendi, da linha Tropicália. As plantas dão um ar leve e tornam o ambiente mais natural

A melhor maneira de criar uma área verde no seu ambiente de lazer é aproveitar o espaço vertical do lugar. Isso significa pensar em camadas de plantas para criar uma atmosfera gostosa e visualmente muito bonita.

Uma boa ideia é instalar uma treliça que permita a utilização de vários vasos para criar um jardim vertical na sua área de lazer. Uma opção é usar cachepôs pendentes com as plantas. Dependendo do espaço, é possível combinar todas as alternativas e criar uma bela área verde.

As plantas ideais para o seu projeto vão depender da quantidade e do horário que a luz do sol bate na sua área de lazer, além da incidência de vento no local. Se ventar muito, é interessante usar gardênias, azaleias e viburnos. Espaços onde há grande incidência de luz solar à tarde (com mais radiação) podem conter solanos, buganvílias e belas-emílias. Com muito sol de manhã (menos radiação), é melhor usar antúrios, lírios da paz e bromélias.

Trabalhe com a iluminação na sua área de lazer

A iluminação é parte importante para criar a atmosfera que você deseja ter na sua área de lazer pequena. Trabalhar com as luzes e sombras pode transformar um espaço reduzido em um ambiente muito aconchegante.

O primeiro ponto para entender como usar a iluminação a seu favor é definir quando você vai estar naquele espaço. Se for durante o dia, privilegie a luz solar. Ela pode ser filtrada por pergolados, cortinas ou trepadeiras, para deixar o ambiente mais aconchegante.

Se a área de lazer vai ser mais usada à noite, invista nos focos de luz certos para criar a atmosfera que você deseja. Para aproveitar o espaço, sugerimos luminárias embutidas no teto, luzes no piso e arandelas nas paredes para deixar a área aconchegante. Uma opção interessante é usar um cordão com lâmpadas pequenas que a área fique mais bonita.

Use o mobiliário de maneira inteligente

area de lazer pequena

Área externa revestida com piso em cerâmica Jurerê, da linha Pedras Brasileiras. Os móveis foram feitos sob medida para aproveitar melhor o espaço

Quem tem uma área de lazer pequena precisa ser inteligente na maneira de utilizar o mobiliário da decoração para explorar ao máximo o pouco espaço disponível. Dessa forma, é possível otimizar a funcionalidade do ambiente.

Se a sua área de lazer incluir alguma mesa, seja para receber os amigos, seja para fazer alguma refeição, aqui vai uma dica de ouro para aproveitar melhor esse espaço: use bancos compridos para que as pessoas se sentem.

Mesmo se você não tiver uma mesa no espaço e optar por algum lugar para as pessoas sentarem, o banco é o mais recomendado. Esse móvel oferece o melhor aproveitamento de espaço entre todas as opções de assentos. Uma cadeira tem, em média, 46 centímetros de largura para uma pessoa sentar, enquanto um banco simples, com 118 centímetros, consegue acomodar 3 pessoas, poupando alguns preciosos centímetros em um espaço reduzido.

Outra ideia é colocar armários embutidos nas paredes, pois são excelentes maneiras de aproveitar o espaço reduzido em áreas de lazer pequenas — especialmente se você precisa armazenar objetos diferentes, como livros, toalhas e utensílios para a cozinha.

Uma maneira de aproveitar melhor o espaço em uma área de lazer pequena é investir na produção de móveis personalizados e feitos sob medida — desde bancos, mesas e cadeiras a churrasqueiras e balcões.

Esses móveis são um pouco mais caros, mas representam um melhor aproveitamento do espaço que você tem na sua área de lazer. Por isso, vale a pena investir um pouco mais para deixar esse espaço da sua casa do jeito que você quer.

Aprendeu a aproveitar melhor a sua área de lazer pequena? Mesmo com um espaço reduzido, é possível ambientá-lo de forma agradável e de acordo com as suas necessidades.

Se este artigo foi útil e você quer personalizar a varanda do seu apartamento, comece pelo revestimento. Para isso, confira nosso artigo e descubra qual é o melhor revestimento para varanda no mercado!

#VivaSuaCasa #DesignDemocrático #DicaPointer #Decoração #MaisDesignEmSuaVida