Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu
espaço social externo com revestimento para áreas externas

Como escolher o revestimento para áreas externas

Dicas Pointer
Autor: Pointer - Data:

O revestimento para áreas externas precisa aliar beleza e funcionalidade. Você deve levar em consideração na escolha do material fatores como resistência, clima e a finalidade do espaço. Seguem algumas informações relevantes para facilitar a sua decisão. 

Diferentemente dos materiais naturais, os revestimentos cerâmicos têm o melhor custo-benefício para áreas externas. Versáteis, são resistentes ao sol, umidade e água, não precisam de procedimentos de manutenção, como impermeabilização, mantendo o espaço bonito por muito mais tempo. Também são práticos para limpar. 

Além disso, encaixam-se em qualquer estilo, já que simulam com perfeição materiais naturais, além de uma grande variedade de estampas autênticas. 

Das 27 linhas da Pointer, cinco têm acabamento EXT, com resistência ao escorregamento, indicadas para o piso de áreas externas planas, como deques de piscinas, calçadas e terraços. São elas: Tropicália, que reproduz madeira em tábuas e deques; Lenho, que reproduz madeira em deques; Lazer, com uma ampla variedade de estilos típicos de área externa; Pietra di Basalto, que reproduz pedra; e Ouro Preto, que reproduz calçamento de pedra.  

 

Acabamento certo

espaço externo de lazer

Área externa com o Pietra Di Basalto e San Marco Grigio. O primeiro foi aplicado na parte coberta, por isso tem acabamento mate, o mesmo indicado para banheiros. Já o segundo, da linha Lazer, tem acabamento EXT, para espaços totalmente expostos

O revestimento para áreas externas precisa levar em consideração também a utilização do espaço. O piso da área em volta da piscina, por exemplo, tem particularidades diferentes da fachada de uma casa ou da varanda gourmet do apartamento. Conhecer os tipos de acabamento da peça facilita a escolha certa. 

Resistentes ao tempo e antiderrapantes, os revestimentos identificados com o símbolo EXT são exclusivos para áreas externas. O produto evita acidentes como quedas e escorregamentos. Por isso, são próprios para áreas como calçada, rampa e em volta da piscina. 

Já as peças mate se encaixam com perfeição em espaços externos cobertos, como o piso da varanda gourmet de um apartamento. Também vale para paredes externas, incluindo fachadas, já que nessa superfície não há risco de escorregões.

Fora, Trastevere (EXT). Dentro, Pietra Di Basalto Crema (mate)

A área externa dessa foto é um ótimo exemplo da aplicação desses dois conceitos. O ambiente exposto ao sol utiliza a cerâmica Trastevere 60×60, da linha Lazer, com acabamento EXT. Já o espaço de convivência coberto tem o piso Pietra Di Basalto Crema, uma representação da pedra típica da região de Roma da linha Pietra Di Basalto, com acabamento mate. 

 

Características técnicas

Além de evitar escorregamentos, o revestimento para áreas externas precisa apresentar outras características técnicas. Deve-se escolher o material também de acordo com a resistência a abrasão e tráfego de pessoas. Se tiver esse conjunto de fatores, o revestimento será versátil e durável. 

A madeira natural, por exemplo, mancha e desgasta muito rápido em áreas molhadas, exigindo manutenção constante e, até mesmo, a substituição. Já a cerâmica reproduz com perfeição essa matéria-prima com a vantagem de poder ser assentada em áreas molhadas.  

Piso Deck Ilhéus Cedro, da linha Tropicália

Na imagem, a cerâmica Deck Ilhéus Cedro, da linha Tropicália, promove a sensação de conforto da madeira, construindo uma área externa elegante, prática e segura, com o seu acabamento EXT. 

 

Dicas de decoração

Quando o assunto é decoração, não existe uma regra rígida para escolher o revestimento para áreas externas. Como costumam falar por aí, depende do “gosto do freguês”. O ideal é que esse espaço tenha sintonia com o restante da casa, seguindo uma mesma linha de estilo. 

Summer Nude e Cardume Azul, ambos com acabamento mate

Uma dica é apostar em composições com materiais neutros e mais naturais, para tentar ao máximo se conectar com a natureza. Essa proposta pode combinar com detalhes em paredes, painéis decorativos, aplicações em balcões da área gourmet ou churrasqueira, com cores mais fortes, texturas e até desenhos geométricos. 

Na varanda, foram combinados o piso Summer Nude e a parede Cardume Azul, da linha Singular. Por se tratar de uma varanda coberta, é possível trabalhar com revestimentos com o acabamento mate. Os tons claros de azul na parede contrastam com o verde das plantas, em uma composição colorida e interessante.

Cerâmica Ancestral White, da linha Decora Design, com acabamento mate

Nas paredes de áreas externas, é possível ousar um pouco mais. Como não se pisa nelas, não é fundamental o acabamento EXT. Produtos mate podem revestir qualquer parede, inclusive de áreas externas. O azulejo decorativo pode ser utilizado para criar um detalhe interessante em paredes e bancadas, como Ancestral White, da linha Decora Design, inspirado na azulejaria artesanal de Pernambuco.