Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

Piso brilhante: o que fazer para manter a aparência de novo?

Limpeza
Autor: Pointer - Data:

Um ambiente limpo, organizado, com um cheirinho agradável e um piso brilhante nos proporciona uma sensação incrível de bem-estar, não é mesmo? Mas para que o revestimento se mantenha com esse brilho intacto, é preciso tomar alguns cuidados.

Quer saber o que fazer para ver o piso sempre brilhando? Neste post, selecionamos algumas dicas infalíveis de como preservar e manter o seu revestimento como novo por um longo tempo. Confira!

Remova a sujeira de forma adequada

Os pisos acumulam tipos diferentes de sujeiras, por isso é importante seguir alguns procedimentos básicos na hora de retirar as impurezas. Você vai precisar realizar os seguintes passos:

  • remova a sujeira superficial (poeira, migalhas) com uma vassoura ou aspirador;
  • passe um pano ou esfregão levemente umedecido em água em toda a superfície. O ideal é começar pela extremidade do cômodo e prosseguir em direção à porta para evitar pisar sobre o piso úmido e sujá-lo;
  • deixe o chão secar naturalmente ou agilize o processo usando um pano de microfibra;
  • finalize com procedimentos específicos para cada tipo de piso.

Escolha o produto de limpeza ideal

Nessa etapa de finalização, é importante utilizar produtos de acordo com as particularidades cada revestimento.

Para o porcelanato, por exemplo, recomenda-se detergente neutro ou sabão de coco líquido diluídos em água para retirar a sujeira e a oleosidade. Já o mármore e o granito pedem outras substâncias, como o vinagre (manchas amareladas ou escuras), gasolina (gordura) e limão (ferrugem).

Portanto, é importante pesquisar e descobrir qual é o produto mais adequado para o seu revestimento. Isso vai garantir resultados melhores na limpeza e maior durabilidade do piso.

Evite substâncias que causam dano

Assim como há produtos ideais para limpar um piso, outros devem ser evitados porque têm o potencial de danificar o material.

Os que causam manchas e efeitos indesejados com mais frequência são a água sanitária, o cloro e o álcool. Alguns pisos não devem receber nem mesmo detergentes neutros.

Por isso, também vale a pena investigar junto ao fabricante quais são as substâncias que danificam o revestimento da sua casa. Assim, é possível evitar seu uso e prevenir acidentes que provoquem manchas. Algumas delas podem ser irreversíveis ou exigir intervenções mais caras.

108456-piso-brilhante-o-que-fazer-para-manter-a-aparencia-de-novo

Proteja o piso

Não são apenas as substâncias químicas que danificam o revestimento. Ele pode ser riscado pelo manuseio descuidado do mobiliário — ao arrastar mesas e cadeiras, por exemplo.

Uma boa solução é colocar feltros adesivos para os pés dos móveis. Eles são vendidos em lojas de material de construção e reduzem o atrito entre o piso e a peça, diminuindo a ocorrência de riscos.

Não deixe que a sujeira se acumule

Quando a sujeira é retirada rapidamente ou a manutenção é constante, é muito menor a chance de esses resíduos se acumularem e se transformarem em manchas.

Portanto, poucas atitudes são tão eficientes para manter o seu piso brilhante quanto a frequência dos procedimentos de limpeza.

Priorize a qualidade

Por melhores que sejam os produtos de limpeza e os cuidados com o ambiente, cada tipo de material tem características diferentes e uma durabilidade maior ou menor.

Quem deseja manter um piso brilhante por mais tempo, com aquela aparência de novo, precisa levar isso em consideração ao comprar o revestimento para a casa.

Portanto, quem quer ter o chão brilhando por um longo tempo deve priorizar revestimentos duráveis e resistentes, como o porcelanato. Além disso, é importante escolher produtos de alta qualidade, oferecidos por fornecedores reconhecidos pela confiabilidade. Essa medida vai garantir a sua satisfação por muito tempo após a aplicação.

Quer um piso brilhante, mas ainda está em dúvida? Preparamos um post para você conhecer as características do porcelanato e da cerâmica e tomar a melhor decisão! Continue em nosso blog e confira!