Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

Conhecendo mais sobre os tipos cerâmicos

Revestimentos
Autor: Pointer - Data:

Você sabia que revestimento cerâmico não é tudo igual? Existem quatro principais tipos, que diferem no modo de fabricação, nas caraterísticas técnicas e na apresentação estética.

Por isso, é muito importante conhecer as principais características e diferenças entre eles antes de ir às compras. Para te ajudar a entender, trouxemos um resumo com tudo o que você precisa saber. Acompanhe a seguir e também confira o conteúdo em vídeo:

Os quatro principais tipos cerâmicos 

Tipos cerâmicos incluem cerâmica comum, como Ondina Bege, e Supercerâmico, como Ilheus Canela, da linha Tropicalia

Entre os diferentes tipos cerâmicos, é importante começar dizendo que não há um melhor ou pior do que o outro. A verdade é que cada um é ideal para determinado projeto e todos representam possibilidades na hora de revestir.

Ainda, todos proporcionam um ótimo custo-benefício econômico e ambiental em comparação com materiais naturais, como madeira, pedra e mármore.

Confira a seguir os detalhes sobre cada um.

Cerâmica comum

Sacra Beige, da linha Decora Design, é opção de cerâmica comum para compor paredes personalizadas

Esse é um dos tipos cerâmicos mais tradicionais. Traz praticidade e baixo custo de aquisição e instalação. Portanto, é ótima pedida para quando você precisa economizar na obra.

Sua superfície é esmaltada, podendo ser mate, brilhante ou externa. Ou seja: dá para usar na casa inteira! Basta escolher o tipo certo para cada ambiente.

O assentamento desses tipos cerâmicos é com junta geralmente superior a 3mm, pois a borda costuma ser bold. Por isso, é a opção que deixa o rejunte mais evidente. 

Porcelanato

Para quem quer uma opção mais sofisticada, porcelanato pode ser ideal. Na imagem, porcelanato da linha Soma, da Portobello, do mesmo grupo da Pointer

Já o porcelanato é um tipo cerâmico com base mais rígida em relação à cerâmica comum. Ele costuma ter bordas retificadas, quando há o corte da borda para deixar todas as peças com o mesmo tamanho. Isso permite o assentamento com menor espaçamento (em média 1,5mm) e uso de menos rejunte.

Já a apresentação do porcelanato pode ser em diversos formatos, assim como outros tipos cerâmicos. Os quadrados são os mais usados e fáceis de encontrar. Dá para usar em pisos ou revestimento de parede e contam com tamanhos variados. Contudo, também é possível encontrar outros formatos, como retangular e régua.

O porcelanato pode ser liso, com baixo relevo ou ainda uma cerâmica com relevo 3D, ideal para uma decoração sensorial e aconchegante.

Quanto às superfícies, podem ser esmaltadas, sendo foscas, polidas ou antiderrapantes. Além disso, pode não ter esmalte, aparecendo nas opções polido e natural.

Agora, é importante ressaltar que o valor do porcelanato e o preço da instalação são bem superiores em comparação com o da cerâmica comum.

Supercerâmico

Produto inovador da Pointer, Supercerâmico é resistente e bonito, como é o caso de Cantabria Azul, da linha Classica

Para quem busca por inovação, o Supercerâmico pode ser a opção certa entre os tipos cerâmicos. Essa nova categoria de revestimentos foi criada pela Pointer com o intuito de democratizar o design.

Ou seja, o Supercerâmico busca levar as melhores características dos diferentes tipos cerâmicos. Assim, o resultado é um produto bonito e com preço acessível.

Além disso, assim como a cerâmica comum, é um produto mais sustentável. Isso porque sua fabricação é por via seca, que economiza água. Já o porcelanato e a lastra são feitos por via úmida. 

O Supercerâmico tem bordas retificadas e formatos que variam de réguas de 15×90, até grandes formatos, de 80×80. Retificado, a junta pode ter 1,5mm, o que proporciona um visual mais elegante.

Quanto à superfície do Supercerâmico, pode ser lisa, com baixo relevo ou com textura tridimensional. Além disso, ela pode ser mate, externa ou polida, com o mesmo brilho do porcelanato.

Vale destacar ainda que o Supercerâmico é bastante resistente, e pode ser assentado até em áreas com muito tráfego. É que consegue suportar até 4 toneladas por metro quadrado! Sendo assim, é uma escolha interessante para o uso residencial, em todas as áreas da casa, além do comercial leve.

Já quando falamos sobre os custos, o Supercerâmico fica entre a cerâmica comum e o porcelanato quanto ao preço do produto e da instalação.

Aqui você vê um comparativo entre os três tipos cerâmicos

Lastras

Lastras, como as da linha Oh!Take da Portobello (120×270), são capazes de ampliar os ambientes

Por fim, as Lastras são porcelanatos enormes, ideais para projetos arrojados e que pedem sofisticação. Seu tamanho forma superfícies contínuas e permite menos emendas, tornando os espaços mais amplos e elegantes.

Contudo, as Lastras envolvem outra tecnologia de fabricação, que é por laminação em vez de prensagem, como acontece com os outros tipos cerâmicos que vimos anteriormente.

Além do uso em pisos e paredes, as Lastras são comuns na fabricação de mobiliário, como bancadas e mesas, por exemplo.

Como você viu, os tipos cerâmicos permitem o uso em diferentes ambientes e para obter estéticas distintas. A constante evolução da tecnologia e da sua aplicação nesses materiais também permite acompanhar tendências, que a gente sempre traz para você aqui no blog.

Quer ver um exemplo? Confira tudo sobre a tendência da madeira na cozinha e saiba como aderir!