Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu
materiais que a cerâmica reproduz

4 materiais da arquitetura que a cerâmica reproduz com perfeição

Revestimentos
Autor: Pointer - Data:

Madeira, mármore, pedras naturais e concreto são os principais materiais explorados na arquitetura ao longo da história. Podemos encontrá-los com frequência em construções no Brasil e em todo o mundo. Eleito como uma das sete maravilhas do mundo moderno, o Taj Mahal, na Índia, é o mausoléu de mármore branco indiano considerado a maior prova de amor existente. Também vencedor da eleição, o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, tem em sua estrutura pedra sabão e concreto armado. Da natureza, retirava-se a matéria-prima para a arquitetura.

Porém, estudos, novas tecnologias e preocupações com sustentabilidade mudaram esse cenário no século 21. Afinal, a beleza do material precisa caminhar lado a lado com a preservação do nosso planeta. Nesse cenário, o revestimento cerâmico assumiu um papel de protagonismo. As matérias-primas seguem em evidência, mas agora reproduzidas com perfeição na cerâmica, principalmente na Pointer, onde maquinários high tech permitem a excelência estética.

Além do design, nossas cerâmicas apresentam vantagens técnicas na comparação com os materiais naturais, como maior resistência, durabilidade, impermeabilidade, baixa porosidade e praticidade. Por isso, são conhecidos como revestimentos do futuro. Os produtos são também ecologicamente mais corretos e mais democráticos, permitindo decorar a casa por um custo menor. Para ajudar você a conhecer um pouco mais sobre esse assunto, comparamos quatro materiais naturais com as reproduções em cerâmica.

Pedra

varanda com pedra que reproduz cerâmica
Coimbra Bege é uma cerâmica inspirada nas calçadas revestidas com blocos de basalto 

As pedras foram muito utilizadas na construção por séculos, antes da invenção do cimento e das estruturas em concreto armado. Basta lembrar dos antigos castelos existentes até hoje em países da Europa, como Portugal, Itália e Espanha. Resistente, essa matéria-prima teve um papel importante à época, protegendo as pessoas contra o vento, chuva e o frio, proporcionando o isolamento térmico necessário. 

área externa com piscina e cerâmica
Assis, usado no piso desta área externa, foi inspirado na pedra da igreja de Ouro Preto 

Na arquitetura brasileira, uma grande referência é a Igreja de São Francisco de Assis, em Ouro Preto (MG), idealizada pelo escultor, entalhador e arquiteto Antônio Francisco Lisboa, mais conhecido como Aleijadinho. A Pointer, aliás, tem a cerâmica Assis, da linha Pedras Brasileiras, que reproduz o slate de nuances douradas e textura rústica da igreja mineira. 

Porém, na arquitetura atual, as pedras praticamente perderam sua utilidade. Aparecem apenas nas rochas utilizadas na produção da brita – pedra quebrada em pequenos fragmentos utilizada na construção civil –  e no granito, que ainda costuma ser explorado em bancadas de cozinha e banheiro.  

Já a beleza das pedras naturais foi preservada nas diversas reproduções dos revestimentos cerâmicos. Menos porosa e mais sustentável, a cerâmica evita a degradação do meio-ambiente. Além disso, oferece a mesma estética, temperatura e toque. Isso sem falar da facilidade de instalação.

cerâmica que reproduz pedra na área externa
Reprodução dos calçamentos com pedras das cidades italianas, Trastevere é uma das novidades da coleção Match!

Para quem deseja criar um ambiente com um clima mais rústico, com a beleza natural das pedras, a Pointer possui ótimas opções. Há cerâmicas para ambientes internos, e também para áreas externas, com acabamentos que garantem a segurança necessária até mesmo em áreas molhadas. Novidade da linha Lazer, Trastevere reproduz a beleza dos calçamentos com pedras típicas das antigas construções das cidades italianas. Com acabamento EXT, é perfeito para revestir o piso de uma área externa, como na imagem acima.  

área interna com revestimento cerâmico
Pietra Di Basalto Crema é o piso de toda a casa, garantindo integração visual

Já a linha Pietra Di Basalto utiliza como referência a pedra típica da região de Roma, com tons sóbrios, suaves veios brancos e fragmentos de quartzo, ideais para uma decoração com personalidade em uma proposta contemporânea. A cor Crema está disponível nos formatos 60×60 e 45×90, sempre com acabamento MATE, para áreas internas secas ou molhadas, como no piso da área social e quarto da imagem acima. 

As linhas da Pointer que trazem reproduções de pedras são: Lazer, Pietra Di Basalto, Summer, Pedras Brasileiras, Ouro Preto e Piasentina e Piasentina.

Madeira

quarto com cerâmica que reproduz madeira no piso
Piso parece madeira natural, graças à qualidade do Supercerâmico Tijuca Mix

Casa no campo é sinônimo de madeira. É possível encontrar em muitas cidades os tradicionais chalés. A madeira é, ainda, praticamente uma unanimidade na produção de móveis, como armários, mesas, cadeiras e prateleiras. Além disso, é explorada para revestimentos e até mesmo na estrutura de diversas construções. 

Apesar da beleza inquestionável, esse material preocupa por causa do desmatamento. Com baixo aproveitamento, mesmo a madeira de reflorestamento pode gerar problemas ecológicos, afetando a biodiversidade. Além disso, é um produto caro e, portanto, pouco acessível. A manutenção também precisa ser constante para manter o revestimento sempre bonito.

cozinha com piso em material que a cerâmica reproduz, madeira da linha Ibérica
Supercerâmico Ibérica Design traz a tendência de decoração em madeira

Graças à impressão HD, a cerâmica reproduz com riqueza de detalhes a beleza de diferentes tipos de madeiras, mantendo vivo esse clássico do design de interiores, ideal para ambientes rústicos, com estilo e personalidade. As tábuas no formato 15×90, com possibilidade de transpasse, garantem um aspecto muito natural ao revestimento. 

A madeira em cerâmica permite, ainda, o uso em ambientes molhados, como cozinhas e banheiros, sem a preocupação de estragar em contato com água. Existem também opções com acabamento externo (EXT), ideal para ambientes externos. Dessa forma, o revestimento cerâmico elimina os problemas que ocorrem quando a madeira natural é utilizada em deck de piscinas, por exemplo, como o desgaste rápido e as manchas. 

As linhas da Pointer que trazem reproduções de madeiras são: Ibérica, Tropicália, Mediterrânea, Raízes e Lenho.

Mármore

sala de estar com revestimento Vendome no piso
Vendome reproduz todos os detalhes de um mármore da França, com veios em tons corten

Sinônimo de luxo e sofisticação, o mármore é utilizado para revestir pisos e paredes desde as épocas mais remotas, na Grécia e na Roma Antiga. Como já mencionamos, foi a matéria-prima escolhida por um imperador na Índia para decorar o Taj Mahal e, com isso, simbolizar todo o seu amor por sua mulher. Esse elemento integra principalmente decorações no estilo clássico.

Desejada por muitos, essa matéria-prima está cada vez mais escassa. A extração ocorre em grandes profundidades, em poucas cavas ainda existentes. Além disso, o aproveitamento é muito baixo, menos de 50%. Metade do material acaba quebrando e não é aproveitada. Estas limitações e a necessidade de transporte por longas distâncias elevam ainda mais o valor do produto, tornando-se praticamente inviável para muitos. E o pior: o impacto ambiental é gigantesco, já que as áreas de extração não podem ser recuperadas.

sala com cerâmica que reproduz mármore no piso
Novidade da linha Clássica, Statuarietto reproduz um mármore tradicional da região de Carrara

Esse elemento tão cobiçado encontra no revestimento cerâmico uma oportunidade para permanecer com relevância no design de interiores, tornando-se também acessível. Os Supercerâmicos com grandes formatos que reproduzem os diferentes tipos de mármores surpreendem. A perfeição chama muita atenção principalmente nas peças com acabamento polido, que utiliza resinas diamantadas que eliminam todas as imperfeições da superfície, tornando-a mais plana e proporcionando um efeito estético semelhante ao cristal. Um brilho digno dos melhores mármores.  

Na Pointer, a linha Clássica é dedicada ao mármore. As novidades da coleção são: Statuarietto, Cantabria Gris, Vendome e Cantabria Azul. Além destas, existem muitas outras opções com belezas únicas.

Concreto

cerâmica que reproduz concreto
Zeppelin Gray é uma reprodução de concreto versátil 

O concreto revolucionou a construção civil com a sua praticidade e eficiência. Por conta disso, substituiu em grande parte a pedra e a madeira, assumindo o protagonismo na construção das edificações. Ícone da arquitetura moderna, tem forte influência na arquitetura brasileira, por exemplo, nos trabalhos de Oscar Niemeyer e Paulo Mendes da Rocha, mestres do concreto. Ainda hoje, esse material segue com muita relevância em projetos contemporâneos.

Tendência de decoração, o cimento combina com ambientes jovens, arrojados e elegantes. É ideal para decorações que seguem o estilo industrial, que usam como referência as fábricas. Esse material versátil também combina muito com a madeira. 

quarto
Metropolitan Cinza reproduz o cimento queimado com uma proposta urbana

As cerâmicas cimentícias unem o útil ao agradável, garantindo o efeito estético e a facilidade de aplicação e limpeza das peças em qualquer projeto. Na Pointer, a novidade é a linha Zeppelin. Outras ótimas opções à disposição são: C-Motion, Urbana, Metropolitan e Cimento.Pedra, madeira, mármore e concreto são materiais que a cerâmica reproduz com uma grande riqueza de detalhes, democratizando a utilização desses elementos na decoração. Tudo isso com vantagens estéticas e funcionais, sem causar impacto ao meio-ambiente. E você, qual representação mais gosta? Deixe um comentário. Acesse também o site da Pointer conhecer cada detalhe dos nossos produtos.