Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu
revestimento de madeira no chão do quarto

Madeiras originais para decorações surpreendentes

Tendências de Decoração
Autor: Pointer - Data:

Atemporal, a madeira é considerada um clássico da decoração, seja no revestimento, ou no mobiliário. Elemento indispensável em ambientes rústicos, passeia também pelos estilos moderno, contemporâneo, minimalista ou industrial, contribuindo para a construção de espaços aconchegantes. No entanto, é possível fugir do tradicional usando madeira, com opções mais ousadas. São espécies com tonalidades diferenciadas, veios marcantes e, consequentemente, grande potencial decorativo. Ou, ainda, trabalhadas pela mão humana para se diferenciar.

Para os apaixonados por essa matéria-prima, a Pointer dedica cinco linhas de cerâmicas que reproduzem madeira: Ibérica, Tropicália, Mediterrânea, Raízes e Lenho. Cada uma apresenta características distintas e é rica em detalhes de textura. Além dos básicos madeira clara (Avelana Champagne) e escura (Tijuca Mix), a Pointer também aposta em representações com personalidade forte e marcante. São produtos originais que permitem a criação de ambientes que fogem do óbvio.

Essas madeiras diferenciadas, aliás, são tendência de decoração. Neste ano, todos parecem desejar veios bem desenhados e tons contrastantes. Talvez porque as pessoas, em geral, estão se sentindo mais livres para decorar, sem tantos medos de errar. As madeiras mais ousadas podem ser aplicadas, por exemplo, em decorações maximalistas e rústicas, explorando uma grande variedade de elementos para construir espaços confortáveis e aconchegantes, mas com personalidade marcante. Por isso, vale conhecer as características de cada uma e descobrir se alguma encaixa com o seu gosto.

Opções com muito estilo

Lançamento da coleção Pointer 2020, Match!, a linha Ibérica reproduz as árvores de oliva milenares existentes na Península Ibérica. Temos quatro opções com personalidade marcante, além da clara Ibérica Natural, mais clássica. São Supercerâmicos no formato 15×90, com veios bem desenhados e tons contrastantes. Novidade da linha Tropicália, a Intársia também faz parte do grupo dos revestimentos de madeira que esbanjam estilo. Cada um desses produtos consegue construir ambientes que se encaixam em estilos variados, sempre com muita personalidade.

Ibérica Patina

quarto com revestimento madeira  Ibérica Platina no chão
Em parceria com o Grid Navy na cabeceira, a madeira Ibérica Platina traz leveza ao quarto

Platinar significa tornar algo mais embranquecido pela utilização de uma mistura de estanho ou de mercúrio. Em Ibérica Platina, é como se a tábua de oliveira tivesse sido platinada, gerando uma madeira branca. Mas, atenção, não confundir com pátina, técnica de pintura. Nesse caso, os veios da madeira não são escondidos, pelo contrário, brilham nessa madeira original. 

Na decoração, esse revestimento traz leveza e amplitude, sem cair para o tradicional branco liso. Uma ótima opção para quem não abre mão de madeira – e aconchego – no quarto, mas também não quer escurecer o ambiente. A base branca pode ser combinada com cores fortes, como o azul da cabeceira revestida com Grid Navy, relevo da nova linha Zeppelin.  

Ibérica Pop

Supercerâmico Ibérica Pop no quarto
Ibérica Pop é um Supercerâmico que se destaca em qualquer projeto

Também com uma proposta inusitada, o Ibérica Pop representa a cor oposta. Aqui, é como se a tábua de oliveira tivesse sido carbonizada, ganhando a coloração do carvão. Novamente, sem esconder os veios da madeira, que parecem ainda mais contrastantes.

A tonalidade inusitada é ótima para compor ambientes divertidos e urbanos. Com tanta presença, torna-se praticamente o principal elemento decorativo do local. Em um quarto com estilo mais despojado, o Supercerâmico foi utilizado tanto no piso, quanto na cabeceira, que serve de apoio para alguns quadros. A cadeira amarela traz um contraste vibrante.

Ibérica Design

cozinha com Ibérica Design no chão
Ibérica Design tem veios bem marcados e contrastantes

Elegante, o Ibérica Design é um representante autêntico dos revestimentos de  madeira ricos em detalhes que são tendência na decoração de interiores. As tábuas de madeira ganharam “um tapa” da nossa equipe de design, deixando os veios ainda mais bem marcados e contrastantes. Com tanta personalidade, encaixa-se perfeitamente com elementos mais neutros, como na cozinha da imagem, que explora o branco e o pastel, além de madeiras com tonalidades diferentes.

Ibérica Rubia

sala com revestimento madeira no chão e paredes
Sala rústica repleta de estilo com Ibérica Rubia no piso e Intársia na parede

Para quem gosta de ambientes rústicos, o Supercerâmico Ibérica Rubia é ideal para a construção de um espaço que certamente não passará despercebido. Os tons avermelhados mais quentes facilitam a criação de casas acolhedoras, aconchegantes e com personalidade própria. Prova disso é essa sala, que conta ainda com o Intársia na parede. Apesar de contar com dois revestimentos com presenças marcantes, as características e os tons diferenciados formam uma decoração autêntica e bem definida, facilitando a identificação de todos os elementos, sem excesso de informações.

Intársia

quarto com cabeceira e chão em revestimento que representa madeira
Intársia ajuda a criar uma cabeceira elegante, combinando com Ibérica Natural no piso

Aliás, o Intársia também faz parte das novidades da coleção Match!, da Pointer. Esse Supercerâmico da linha Tropicália representa uma madeira bem trabalhada com a técnica de incrustação, também chamada de embutimento, semelhante à marchetaria. A riqueza de detalhes permite ousar na criação, utilizando a peça em pisos, paredes, painéis ou em cabeceiras, por exemplo, como na imagem desse quarto, que conta ainda com Ibérica Natural.

Benefícios da cerâmica

cozinha com revestimento Nativa Patina na parede e Clássico Cru no piso
Nativa Patina cria um destaque interessante na parede desta cozinha, que conta ainda com Clássico Cru no piso

Além de permitir o acesso a diferentes representações de madeira com ótimo custo-benefício, a cerâmica possui diversas vantagens em comparação com o material natural. Seguindo padrões rigorosos estabelecidos por lei e aperfeiçoados pela Pointer, os revestimentos cerâmicos são mais resistentes. Diferentemente da matéria-prima natural, não deformam com temperaturas elevadas ou com a exposição à água. Portanto, também são ideais para ambientes molhados e externos, como banheiro, área de serviço e área de lazer.

Outra vantagem é a fácil manutenção, realizada apenas com um pano úmido. Detergente, saponáceo cremoso ou alvejantes comuns encontrados facilmente em casa são indicados para a faxina. O mesmo não ocorre com a matéria-prima, que necessita de produtos específicos para manter a aparência, como a cera para assoalhos.

Ao optar por um revestimento cerâmico amadeirado, você ainda ajuda a evitar o desmatamento. Sustentável por natureza, a cerâmica é feita de argila, retirada de camadas superficiais, uma característica que facilita a recuperação ambiental das jazidas após a exploração, respeitando a vocação natural de cada localidade.

Com tantas vantagens, o revestimento de madeira em cerâmica possui ainda preço mais acessível. Dessa forma, fica mais fácil criar uma decoração recheada com estilo. Qual das opções apresentadas mais combina com a sua personalidade? Queremos saber o seu comentário. Aproveite e acesse o nosso site para conhecer todos os detalhes de cada uma das peças da nossa coleção.