Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu
tecnologia e design de revestimentos

A relação entre tecnologia e design de revestimentos cerâmicos

Revestimentos
Autor: Pointer - Data:

As possibilidades de design dos revestimentos cerâmicos se ampliaram muito nos últimos anos, graças a avanços da tecnologia. Se as qualidades técnicas da cerâmica sempre foram valorizadas, novos maquinários permitem também a excelência estética. 

Você sabe como é fabricada a cerâmica? Basicamente, a massa formada por argila e rochas passa pelos processos de moagem, esmaltação, decoração e queima. Todos esses processos são altamente tecnológicos, especialmente na fábrica da Pointer, que tem sua produção robotizada. Mas aqui trataremos especialmente da tecnologia da impressão, que é o que decora as peças de cerâmica.

A impressão digital HD revolucionou o mercado. A Pointer possui essa incrível tecnologia em sua unidade fabril de Marechal Deodoro, Alagoas, considerada a mais moderna e sustentável fábrica de revestimentos cerâmicos do Brasil. São duas impressoras digitais HD, frutos de alto investimento, que ficam em salas refrigeradas para garantir o bom funcionamento. 

Com as impressoras digitais HD – e uma boa equipe de designers, claro – a Pointer consegue reproduzir com perfeição mármores, madeiras e pedras naturais, com todos os seus detalhes. Não há limites para a criatividade, seja na representação de materiais naturais, ou na impressão de designs autorais.

Evolução do design

tecnologia e design no revestimento Cantabria Azul
A impressora digital HD permite reproduzir com perfeição mármores como o Cantabria Azul, da linha Clássica

Para entender melhor a relação entre tecnologia e design de revestimentos é preciso conhecer a evolução dos métodos e equipamentos utilizados. Especialista de capacitação e produtos da Portobello Grupo, do qual a Pointer faz parte, a arquiteta Caroline Werner explica que antigamente a decoração da cerâmica ocorria através de uma técnica conhecida como serigrafia plana. “É semelhante à estampa de uma camiseta. Para trabalhar com cinco cores são necessárias cinco telas diferentes, por exemplo”.

De acordo com Carol, existem fábricas antigas que utilizam ainda hoje esse processo, considerado lento e com qualidade inferior aos métodos mais modernos. “Esse trabalho exige mão de obra a mais para finalizar a peça”.

Como parte da evolução do setor, o rolo serigráfico conseguiu aperfeiçoar a produção, melhorando a qualidade da impressão e agilizando a tarefa. Ao invés de telas, o equipamento utiliza três cilindros. “Cada rolo tem um desenho e uma cor. Ao passar por baixo, a peça recebe a impressão”.

Mas a principal inovação do setor ocorreu com o surgimento da impressora digital. “O equipamento revolucionou o design dos revestimentos cerâmicos”. Ao defender a bandeira do design democrático, a Pointer atua desde o início das suas atividades em 2015 com a tecnologia mais avançada.

Detalhes da impressão

sala com revestimento cerâmico que reproduz perfeitamente a madeira no piso e parede
Impressão digital HD permite reproduzir com perfeição todos os detalhes das madeiras, como Ibérica Rúbia e Intársia

Com as inovações à disposição, foi possível desenvolver uma linha de produção com qualidade superior e maior liberdade para criar e ousar. O processo segue o mesmo princípio utilizado pelas impressoras domésticas. Colocado sobre uma esteira, o revestimento cerâmico passa pelo cabeçote de impressão. “Depois, a peça recebe outras proteções necessárias e segue para o forno”, destaca Caroline.

Graças a evolução da tecnologia, os revestimentos cerâmicos se tornaram muito mais versáteis e adaptáveis a tendências. Por exemplo: todas as características dos diferentes tipos de madeira são minuciosamente reproduzidas nas peças. Esse é o caso dos veios bem desenhados e com tons contrastantes da nova linha Ibérica. Ou da fusão na linha Alchimia entre pedra natural e cimento, uma combinação rica em detalhes.

design e tecnologia no revestimento Alchimia Carbonio na sala
Alchimia Carbonio comprova a riqueza de detalhes da impressão digital HD

Os resultados finais surpreendentes são conquistados através de alguns diferenciais da Pointer. “Trabalhamos com a maior resolução possível da máquina e com a menor velocidade para trazer um produto com uma impressão perfeita e com qualidade”, explica Carol. Além disso, o controle rigoroso de impressão garante  padronização nas cores. “Não fica apagada a imagem como ocorre com alguns produtos que muitas empresas colocam no mercado”.

Na Pointer, a relação entre tecnologia e design de revestimentos fornece as ferramentas ideais para a criação de produtos com grande qualidade e preço justo. Assista ao vídeo da nova coleção Match! e confira de perto todos os detalhes.