Utilizamos cookies para melhorar sua experiência enquanto utiliza nosso site e personalizar ações de marketing e publicidade. Ao ACEITAR, você concorda com a utilização e compreende nossa Política de Privacidade.




  • Saiba mais
Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

Tipos de mármore pelo mundo: descubra as características por país de origem

Tendências de Decoração
Autor: Pointer - Data:

O mármore encanta por sua beleza e variedade há séculos. Existem diversos tipos de mármore no mercado, sendo que grande parte tem origem europeia, especialmente em países mediterrâneos, como Itália, Espanha e França. Cada um deles possui suas peculiaridades, o que instiga a sua utilização na arquitetura.

Mas, afinal, o que é mármore? Trata-se de uma rocha metamórfica composta basicamente por minerais de calcita. A calcita é uma forma cristalina de carbonato de cálcio natural, encontrada em abundância em rochas sedimentares e em calcário, além de depósitos de cavernas.

Dependendo do local onde a calcita foi encontrada, pode variar de amarelo a incolor. Em alguns casos, é possível vê-lo colorido, especialmente em verde, azul, cinza e vermelho. Caso seja encontrada em marrom ou preto, não é considerado pura. 

Por se tratar de uma rocha metamórfica exposta a altas temperaturas, o mármore é extraído diretamente das jazidas, encontradas em regiões com atividades vulcânicas e de rocha matriz calcária. Essa extração é realizada através de cortes, resultando em enormes blocos, para que sejam futuramente transformadas em chapas. Todo o processo de mineração é bastante custoso e agressivo ao meio ambiente.

still do Calacata Apuano

A linha Clássica da Pointer reproduz com perfeição os veios de uma pedra de mármore. Aqui, o italiano Calacata Apuano

Diferente de outros minerais, o mármore conta com marcas que se assemelham a veios e coloração mais uniforme, o que torna cada peça exclusiva e única. A porosidade é outro fator que facilita na diferenciação. O mármore é um mineral mais poroso, o que faz com que absorva mais umidade, podendo ocasionar no surgimento de manchas e desgastes. 

representação de tipos de mármore no banheiro com a cerâmica Cerâmica Calacata Apuano

Cerâmica Calacata Apuano, da linha Clássica, revestindo o banheiro por completo

O mármore é um material utilizado amplamente na arquitetura. Porém, recentemente, com o surgimento de novas tecnologias, tem sido substituído por materiais mais resistentes, menos porosos e mais democráticos. Revestimentos cerâmicos, por exemplo, conseguem ter mais vantagens técnicas e reproduzir as características estéticas do mármore com perfeição, em escala.

Neste conteúdo, mostraremos os principais tipos de mármore existentes de acordo com os seus países de origem – e as reproduções em cerâmica da Pointer.

Quais os tipos de mármores existentes?

Cada região do mundo conta com um mármore diferente. Isso se deve, principalmente, às suas características de formação, como a composição química do sedimento e o grau metamórfico – que mede a ação de pressão e temperatura recebida pela rocha. 

Além disso, as regiões passam por eventos climáticos distintos, que igualmente altera as características  do que está sendo extraído.

Essa diferença estética se dá basicamente nas tonalidades e nos acabamentos, o que inclui o formato dos veios

Entre os tipos de mármore mais comuns, destaca-se o mármore Carrara, branco. Nessa mesma linha está o mármore Travertino, que também se apresenta em tonalidades claras, mas puxando para o bege. 

banheiro com revestimento Travertino Roma Branco

A cerâmica Travertino Roma Branco, da linha Clássica, representa o mármore Travertino

Outra pedra muito utilizada na arquitetura é o mármore Nero, que chama atenção pelos veios brancos em meio à superfície escura.

tipos de mármores alternativos com a cerâmica na sala de estar

A cerâmica Nero Basco, da linha Clássica, representa o mármore Nero encontrado na Espanha

Além dos mármores tradicionais, existe uma categoria chamada de exótica, muito presente, inclusive, no Brasil, devido à nossa rica formação geológica e abundância de recursos naturais. Eles se destacam pela diversidade de cores, podendo variar de preto com veios dourados até terracota, verde e vermelho. 

Exemplos de mármores exóticos são:

  • Guatemala verde;
  • Mármore Striatto;
  • Mármore Mohave;
  • Nero Marquina;
  • Carrara Gioia.

É importante destacar que cada região produtora conta com mármores de características e particularidades próprias. Abordaremos um pouco mais sobre isso a seguir!

Características dos mármores das principais regiões produtoras do mundo

Itália

A Itália possui os mármores mais famosos do mundo, podemos dizer que é o berço do mármore. O país conta com grande variedade de tipos de mármore. Um dos mais famosos e desejados é o Carrara Statuário, um mármore branco com veios cinzas, originário da região de Carrara. Na versão cerâmica da Pointer, ele ganha veios ainda mais marcantes, remetendo aos rios que engrandecem a natureza, e recebe o nome de Statuarietto.

sala de estar bem iluminada

Statuarietto é lançamento de Match! para a linha Clássica

Outros tipos de mármore produzidos na Itália são:

  • Perlino Bianco;
  • Calacata Marchia Oro Vagli;
  • Botticino;
  • Perlino Rosato.

 

França

Na França, é possível encontrar os mais elegantes mármores do mundo em tons de gris e fendi. Na Pointer, temos a linha de cerâmica Vendome, inspirado em um luxuoso mármore com veios em tons corten que se sobrepõem a um cinza levemente azulado.

sala de estar com sofá chumbo

Vendome é lançamento de Match! para a linha Clássica

Outro destaque do país é o Brèche du Bénou, um mármore com design marcante. Ele conta com uma estrutura de cascalho multicolorido, composto por tonalidades amarelas, verde intenso e até rosa. Ele pode ser encontrada no Palácio de Versalhes e em outros edifícios históricos distribuídos pela Europa.

 

Espanha

A Espanha é outro país com uma ampla variedade de minerais. Quem se destaca é o Cantabria que, apesar de não ser um mármore propriamente dito, pode ser facilmente confundido com um. É, na verdade, uma quarcita, tradução espanhola para o quartzito, uma pedra nobre e muito resistente do norte da Espanha.

sala de estar com revestimento Cantabria Azul

Cantabria Azul é lançamento de Match! para a linha Clássica

A Pointer lança na coleção Match! duas cores de Cantabria, Azul e Gris. Enquanto o tom de cinza é mais neutro, o azulado é perfeito para quem não tem medo de ousar na decoração. Com o piso marcante, vale investir em móveis brancos, de design contemporâneo.

sala de estar com Cantabria Gris

Cantabria Gris é lançamento de Match! para a linha Clássica

 

Por que o mármore em cerâmica é uma boa opção?

O mármore é, sem dúvidas, uma opção muito bonita para se ter em casa. No entanto, falha em sustentabilidade, tendo em vista que a sua produção envolve a exploração de jazidas naturais não renováveis. Além disso, apresenta grande porosidade, o que requer manutenções constantes. Sem falar que possui um preço elevado.

Por outro lado, é possível ter um revestimento de igual beleza através de uma representação em cerâmica, como a  linha Clássica da Pointer. Ela  é capaz de reproduzir perfeitamente os traços e as características do mármore – além de ser totalmente sustentável

still Vendome

Vendome 80×80 POL

Muito do mármore se quebra e acaba no lixo durante sua produção. A taxa de aproveitamento é de apenas 50%. Já na produção da cerâmica, há 99% de aproveitamento da matéria-prima, evitando desperdícios. Ainda, a exploração da jazida de argila, material com que a cerâmica é feita, é superficial, permitindo a recuperação da área ao final. Já a jazida de mármore é irrecuperável, causando um enorme problema ambiental.

Outro fator que comprova que a cerâmica é uma boa opção é o fato de ser muito mais acessível. Ou seja: oferece a mesma beleza por um preço mais baixo, por ser produzida em grande escala. Sem falar que é mais resistente, fácil de limpar e não exige manutenção.

still do Cantabria Gris

Cantabria Gris 80×80 POL

Mas será que a cerâmica se parece mesmo com uma pedra de mármore? 

Os produtos desenvolvidos pela Pointer são a prova viva que sim. Graças a sua impressora de alta definição e um time de design com DNA Portobello, os mais lindos mármores do mundo são reproduzidos com total perfeição. A temperatura do mármore e da cerâmica é o mesmo, então realmente fica difícil diferenciar a cerâmica do natural.

still Cantabria Azul

Cantabria Azul 80×80 POL

Todos os lançamentos da linha Clássica são Supercerâmicos, nos grandes formatos 80×80 (ideal para pisos) e 45×90 (lindo para paredes), com acabamento retificado e polimento Brilho Cristal, muito similar ao mármore natural.

still Statuarietto

Statuarietto 80×80 POL

 

Se você não abre mão do design, qualidade, sustentabilidade e ótimo custo vs benefício, a cerâmica que reproduz o mármore pode ser uma opção muito vantajosa.  

Acesse o nosso site e conheça todos os nossos revestimentos!