Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu
Urban jungle

Urban jungle: descubra essa tendência verde

Tendências de Decoração
Autor: Pointer - Data:

O contato com a natureza acalma, recarrega as energias e proporciona bem-estar. Conseguimos desfrutar dessas sensações ao percorrer trilhas em florestas, caminhar na praia ou descansar sob a sombra das árvores, por exemplo.

Nas cidades, muitas pessoas sentem a falta do contato diário com o verde. E foi dessa necessidade que surgiu o conceito de urban jungle — uma tendência que se mostra cada vez mais forte nas casas e apartamentos de diversas cidades do mundo.

Que tal saber mais sobre esse conceito para aplicá-lo em sua casa? Continue a leitura e confira as informações que preparamos para você!

O que significa urban jungle?

Urban jungle

Colocar plantas na casa aumenta o contato com a natureza, e isso acalma, recarrega as energias e proporciona bem-estar para todos no ambiente

Em tradução livre do inglês, o termo significa selva urbana. Com base nisso, já dá para imaginar as características do estilo, certo? A proposta é preencher os ambientes residenciais com muitas espécies de plantas, desde pequenas gramíneas até arbustos volumosos.

Dessa forma, é possível compensar a falta de verde nos espaços urbanos e nas construções dominadas pelo cinza. Ao mesmo tempo, as pessoas conseguem criar áreas mais naturais, bonitas e cheias de vida. É uma ótima oportunidade para os amantes da jardinagem colocarem suas técnicas em prática.

Vale apostar em todo tipo de vegetação, mas as folhagens em tons de verde-escuro são as preferidas porque lembram as selvas e suas variadas formas e texturas. Já as flores podem ser aproveitadas para dar um toque pontual de cor (amarelo, vermelho, rosa) à composição.

O conceito urban jungle se adapta facilmente a diversos temas decorativos. Ou seja, com um bom planejamento, você pode harmonizar diversos ambientes da casa, sejam trabalhados em um estilo simples ou compostos por elementos luxuosos.

Passo a passo para uma urban jungle em casa

A selva urbana exige atenção a alguns detalhes para que apresente bons resultados. Primeiramente, é importante lembrar que você precisará lidar com plantas, seres vivos que demandam cuidados constantes. Além disso, precisará adquirir muitas plantas para obter o efeito de floresta, o que significa reservar espaços adequados para comportar todo esse verde.

Escolha os locais

Urban jungle

Varanda decorada com a tendência urban jungle. Os tons de creme da parede revestida com Metrô Nude e o piso Summer Gold deixam o ambiente agradável visualmente

O lugar ideal para compor sua selva urbana é aquele que oferece boas condições de luz natural e de ventilação. Afinal, são recursos básicos para garantir a sobrevivência das plantas e fazer com que estejam sempre bonitas e saudáveis.

É claro que você não precisa se limitar às varandas ou áreas próximas das janelas. Na verdade, o conceito de urban jungle é realmente trazer as plantas para dentro de casa. Dependendo da configuração, é possível tirar proveito das paredes para um jardim vertical. Ainda, é possível ocupar estantes, prateleiras e outros móveis com vasos, ou pendurar plantas em suportes de teto. O banheiro é um local inusitado para uma urban jungle, especialmente se for um banheiro menos utilizado na casa, como um lavabo. Em todo caso, certifique-se de que a luminosidade chega a esses locais por pelo menos algumas horas do dia.

Selecione as melhores espécies

Existem plantas de sol e de sombra para você incluir em um projeto de urban jungle. Uma dica para compor um jardim de fácil manutenção é selecionar espécies que demandam cuidados similares. Assim, você saberá qual é a frequência de rega e poderá manter todas as mudas em um mesmo local.

Confira a lista com sugestões das principais plantas para ambientes internos:

  • cactos;
  • suculentas;
  • palmeira-leque;
  • palmeira ráfia;
  • espada-de-São-Jorge;
  • lança-de-São-Jorge;
  • árvore-da-felicidade;
  • peperômia;
  • ciclanto;
  • maranta;
  • cróton.

Entre as opções citadas, os cactos e as suculentas são as que menos exigem regas e cuidados de manutenção. Logo, são ótimas opções para cultivar em diferentes áreas da casa. Apenas tenha em mente que elas promovem um visual diferenciado da proposta de selva, afinal, são plantas desérticas.

Quanto às espécies de selva, saiba que algumas estão em alta para esse tipo de projeto e devem ser priorizadas se o seu objetivo é aproveitar as tendências. Entre elas, podemos citar:

  • caladium — pode ser mantida em locais com meia-sombra, mas a luminosidade abundante fará com que suas folhas exibam cores mais vivas. A terra de cultivo deve estar sempre úmida;
  • tillandsia — pertence à família das bromélias e se desenvolve bem em diversos ambientes. Prefere meia-sombra e sua rega pode ser feita diariamente, com pulverização na base;
  • samambaia — tradicional nas casas brasileiras, essa planta não gosta de locais com muito vento. O ideal é mantê-la na sombra e regá-la frequentemente para evitar que as folhas fiquem amareladas;
  • zamioculca — assim como a samambaia, pode permanecer na sombra por não tolerar luz solar direta. A irrigação duas vezes por semana é suficiente para mantê-la saudável;
  • chamaedorea — é uma pequena palmeira que prefere locais bem iluminados, embora se adapte a condições de meia-sombra. Demanda pouca rega e um solo rico em matéria orgânica;
  • pacova — gosta de ambientes sombreados, quentes e úmidos. O local perfeito para seu cultivo é aquele protegido do sol e que fornece luz indireta. A rega deve ocorrer a cada dois dias.

Defina os tipos de arranjos e seus recipientes

Urban jungle

Cozinha moderna decorada com plantas, seguindo o conceito urban jungle. O piso revestido de Tijuca Mix, da linha Tropicália, deixa o ambiente com ar de natureza

Há várias maneiras de dispor as plantas para criar uma selva urbana. Uma muito comum é cultivar mudas em vasos com cores, tamanhos e formas variadas. Se você tem bastantes recipientes disponíveis, pode aproveitá-los no projeto e distribuí-los na área desejada.

Uma dica interessante para arranjos no chão é trabalhar com diferentes níveis, a fim de levar o verde para cima e fazer com que cubra boa parte do campo de visão. Para isso, você pode colocar os vasos maiores próximos da parede e criar um fundo preenchido. Em seguida, vá dispondo os arranjos menores na frente, de modo que fiquem visíveis.

Outra opção é utilizar suportes para vasos que permitam elevar alguns recipientes em diferentes alturas. É a melhor forma de criar cheios e vazios, além de deixar a composição mais natural e parecida com uma floresta.

Para quem não curte plantas no piso, a dica é apostar em jardins suspensos. Eles podem surgir a partir da disposição de vasos fixados nas paredes ou em suportes pendentes (presos ao teto). É a melhor solução para otimizar o espaço e incluir um toque de verde em ambientes compactos.

Por fim, há a possibilidade de trabalhar com arranjos individuais. Pequenas canecas, bules, potes decorados e terrários são perfeitos para cultivar plantas menores e têm a vantagem da mobilidade. Você pode colocá-los sobre uma mesa de centro, no peitoril da janela, na bancada da cozinha ou em nichos e prateleiras. Nada impede que você tenha uma mini urban jungle, o importante é o cuidado com a natureza.

Combine o verde com materiais naturais

Urban jungle

Área externa decorada com arranjos verdes criando a selva urbana. O piso revestido de Madeira Mineira Patina Natural, da linha Raízes, traz um olhar contemporâneo para o ambiente

Uma dica incrível para caprichar no efeito urban jungle é investir em materiais naturais. Bambu, madeira, rochas e outros recursos rústicos ficam excelentes quando combinados com o verde das folhagens. Vale usar as cores e texturas dessas matérias-primas nos móveis, nos pisos, nas paredes e nos detalhes.

Materiais naturais, no entanto, podem não responder bem à humidade que acerca as plantas. A boa notícia é que existem revestimentos cerâmicos de qualidade que representam diversas superfícies. Você pode, por exemplo, usar uma cerâmica que reproduz madeira, como Amazônia, da linha Tropicália, para criar um painel de ripado. Outra ideia é usar um porcelanato que reproduz piso de pedra, como o Assis, da linha Pedras Brasileiras, em uma área de lazer.

São muitas as possibilidades para incluir os desenhos e os relevos dos materiais encontrados na natureza dentro da sua casa e ornar com as plantas escolhidas.

Finalize com peças de decoração

Urban jungle

Ambiente decorado com tons terrosos e plantas, que combinam muito bem com a parede revestida de Industrial Brick Red e piso Pietra Di Basalto

Para um efeito de selva mais intenso, você pode apostar nas estampas de folhagens e aplicá-las em diversos elementos da casa. Isso inclui os estofados dos sofás, as capas de almofadas, as mantas, cortinas, tapetes e papel de parede. Emoldurar figuras de folhas e galhos é outra opção interessante e agrega um toque moderno à decoração.

E então, o que achou da proposta de transformar seu lar em uma urban jungle? Aproveite a versatilidade do estilo que se inspira na natureza para deixar os ambientes mais vivos e cheios de cor. Sua rotina em meio à energia do verde certamente será mais tranquila e agradável.

Agora, que tal mostrar a outras pessoas que pretendem incluir mais plantas em casa como isso pode ser feito? Compartilhe o conteúdo em suas redes sociais!

#VivaSuaCasa #DesignDemocrático #DicaPointer #Decoração #MaisDesignEmSuaVida