Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu
pureza

A pureza do branco na decoração

Dicas Pointer
Autor: Pointer - Data:

Se você busca uma decoração que garanta uma casa mais espaçosa, tranquila e atemporal, a solução pode ser apostar na cor branca. Se interessou pelo assunto? Continue a leitura para saber mais sobre a pureza da cor e como essa qualidade pode fazer toda a diferença nos seus ambientes.

Significado da cor branca

pureza

A cor branca carrega o status de pureza, feminilidade e limpeza. O piso revestido de Bellini Bianco deixa o branco moderno com sua reprodução de granilite

Branco é uma cor? Essa pergunta, embora simples, pode gerar indagações bem complexas. Por ser a representação da neutralidade, do minimalismo e da limpeza, é comum questionar se o branco é realmente considerado um tom, como o vermelho, o azul e o roxo. A resposta é sim!

No design, todo elemento que gera um efeito, mesmo que por contraste — por exemplo, a dualidade do preto e do branco — tem sua importância. Nesse caso, é interessante entender os significados do branco antes de aplicá-lo em projetos de decoração.

Pureza

A cor dos vestidos de noiva, das roupas que usamos no Ano-novo, dos trajes de cerimônias importantes em diversas religiões: o branco carrega um status de pureza, sendo uma cor comumente associada à feminilidade e à limpeza. O que existe de comum nesses exemplos que citamos é o uso da cor em momentos marcantes, nos quais buscamos a purificação e a abertura para novas boas energias.

Simplicidade

pureza

O tom branco do revestimento Carrara Statuário, da linha Clássica, possibilita infinitas combinações com outras cores e texturas, ampliando as opções de decoração dos ambientes

A cor branca, do ponto de vista físico, é a união de todas as cores do espectro. A soma de todos os tons resulta nessa cor luminosa. Interessante, não é? Falando de forma simbólica, é interessante observar que, devido a essa característica única, o branco se torna representativo da simplicidade e do minimalismo. Afinal, temos impressões marcantes quando vemos objetos e cenários com amarelo, laranja e verde predominantes — essas cores nos remetem a uma série de ideias semióticas, diferentemente do branco.

Tradição

A cor branca pode ser classificada também como sofisticada e elegante. Quando usada em roupas, objetos, decoração e design, seu significado perdura e pode ser combinado com infinitas possibilidades. Assim, o branco é um tom clássico e atemporal — seja na sua cor pura ou em variações, como tons gelo e areia.

Vantagens de usar branco na decoração

pureza

A utilização do revestimento Clássico Branco na decoração favorece a percepção de um espaço maior e mais amplo

Agora que você já conheceu as principais características e simbolismos da cor branca, vamos trazer mais informações sobre as vantagens de usar esse tom na decoração de ambientes. Confira a seguir!

Atemporalidade

A moda e as tendências de decoração e design vêm e vão, assim como as cores de cada ano ou estação. O branco, por suas qualidades únicas, fica fora da efemeridade das tendências. Ele é uma cor atemporal, que não se esgota facilmente graças às suas possibilidades infinitas de combinações com outras cores e texturas.

Bom aproveitamento da luz

Por representar a união de todas as cores do espectro, quando aplicada em grandes áreas — como piso e paredes —, a cor branca reflete a luz, potencializando os efeitos de iluminações natural ou artificial.

Melhor percepção do espaço

Em associação com o item anterior, é comprovado que a utilização do branco na decoração favorece a percepção de um espaço maior e mais amplo. Já reparou que lugares como galerias de arte são, com frequência, completamente brancos, dando destaque para as obras ali expostas? Essa escolha tem um propósito, afinal, devido à sua clareza, a cor cria uma sensação de amplitude.

Maior sensação de bem-estar

Nosso lar é um lugar onde buscamos sentir bem-estar, tranquilidade e pureza. Além disso, a sensação de estar em um lugar limpo é muito agradável. Aposte no branco na decoração para ter essa percepção todos os dias!

Maneiras de aplicar branco na decoração

Por se tratar de um tom extremamente versátil, é possível aplicar o branco na decoração utilizando uma infinidade de suportes diferentes. Para potencializar as vantagens que listamos, uma ótima ideia é apostar nas diversas facetas da cerâmica branca. Listamos, a seguir, alguns exemplos para ajudar você a investir na pureza do branco.

Branquinho básico

pureza

O revestimento Clássico Branco, da linha Neutra, é sofisticado e elegante. Quando aliado ao tom cinza da parede, torna o banheiro atemporal, possibilitando diversas personalizações na decoração

Se você tem medo de ousar na decoração ou precisa de um branco liso para equilibrar outros revestimentos estampados, não vai ter dúvidas com a linha Neutra da Pointer. São cerâmicas lisas, sem detalhes, incluindo o Clássico Branco.

Sofisticação do mármore

pureza

O revestimento Carrara Statuário, da linha Clássica, quando aplicado nas paredes e pisos, reflete a luz natural e proporciona uma sensação de pureza

A textura e o design do mármore são clássicos que, assim como a cor branca, nunca sairão de moda. Se você quer investir nesse tom e associá-lo a uma decoração sofisticada e elegante, busque por cerâmicas que reproduzem mármore claro: são opções com ótimo custo-benefício e que deixarão a decoração dos seus ambientes equilibrada e elegante. Uma boa escolha nesse sentido é o Carrara Statuário, da Linha Clássica da Pointer.

Natural e aconchegante

pureza

O piso revestido de Madeira Mineira Pátina Branca, da linha Raízes, dá ao ambiente um toque de naturalidade e leveza

É possível associar o branco na decoração não apenas com um estilo clássico. Quando usado em outros tipos de revestimento, pode trazer sensações de aconchego e conforto.

Uma tendência forte da decoração voltada para tons claros e neutros são as madeiras com pátina, como a Madeira Mineira Pátina Branca, da linha Raízes.

Textura e movimento

A pureza do branco na decoração não é destacada apenas com cerâmicas lisas: você pode trazer movimento para as paredes dos ambientes com texturas e padrões. Para investir, conheça a linha Decora Branco, que conta com opções de cerâmicas com relevo 3D, como o Diamante Puro.

Gostou de saber mais sobre as qualidades do branco e como aplicá-lo na decoração? Aproveite também para conhecer o catálogo completo de revestimentos cerâmicos da Pointer e encontre os melhores produtos para cada área da sua casa!