Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu
luz natural

Truques para aproveitar a luz natural e economizar energia

Dicas Pointer
Autor: Pointer - Data:

As vantagens de aproveitar a luz natural são inegáveis: faz bem para o corpo e para a mente, dá todo um charme a mais para a decoração, além de ainda ser ótimo para o bolso! Como soluções econômicas e benefícios para a saúde são sempre bem-vindos, deixar os raios de sol entrarem em casa é, de fato, uma excelente escolha.

Acompanhe nossas dicas para descobrir como aproveitar a luz natural a fim de tornar sua casa ainda mais aconchegante, saudável e sustentável!

Apare a vegetação ao redor

Ter árvores por perto ajuda a reduzir a temperatura ao redor do imóvel, purifica o ar e é esteticamente muito agradável, não é verdade? No entanto, para aproveitar a luz natural da melhor forma possível, é preciso observar se há plantas na direção da entrada da luz pelas janelas e portas da casa. Se sim, é preciso fazer podas periódicas, de modo a permitir que a luz passe por entre os galhos e folhas, entrando na residência.

Mas atenção: de forma alguma elimine por completo a vegetação. Afinal, sabemos que árvores e arbustos são cruciais para aplacar os efeitos das altas temperaturas, principalmente durante o verão. Além disso, manter essas espécies próximas às aberturas da casa ajuda a filtrar a luz natural que entra no ambiente, impedindo alguns efeitos indesejados — como calor excessivo, ofuscamento da visão, entre outros.

Acrescente espelhos

 luz natural

Banheiro com piso em cerâmica Clássico Branco, da linha Neutra, que fica lindo com os detalhes em branco e madeira do banheiro, além do toque especial do espelho que contribui para a eficiência da luz natural

Fazer uso de espelhos dentro dos ambientes contribui (e muito) para a eficiência da luz natural. Para isso, no entanto, eles precisam ser instalados em pontos estratégicos. Evite posicionar espelhos na direção de onde os raios de sol entram, por exemplo, porque a alta reflexão que a superfície espelhada proporciona pode causar incômodo visual e até mesmo problemas de concentração de calor em certos pontos do espaço, prejudicando os materiais e o conforto térmico.

O ideal é que os espelhos sejam instalados de forma a dispersar a luz natural indireta que entra no espaço. O efeito é impressionante: não só traz aconchego como ainda reforça a sensação de amplitude do ambiente.

Aposte em acabamentos claros

 luz natural

Lindo quarto infantil com piso em cerâmica Clássico Cru, e paredes revestidas com o Clássico Branco, da linha Neutra, que juntos deixam o quarto em perfeita harmonia aproveitando a luz natural do ambiente

Seja nos revestimentos cerâmicos ou na pintura, a verdade é que o uso de cores claras também é um ótimo truque de aproveitamento da luz natural. A Pointer traz a linha Neutra com Classico Branco e Classico Cru, de tons bem claros e sem detalhes. Para quem deseja ousar um pouco mais, Alchimia Sabbia também é clara, mas traz em sua textura a fusão de pedra e cimento. Para mais sofisticação, sugerimos Bianco Gioia, da linha Clássica, que reproduz mármore.

O conceito é semelhante ao dos espelhos: essas tonalidades ajudam a espalhar a iluminação indireta, deixando o lugar mais claro e fazendo-o parecer mais amplo. E o melhor é que essa dica dos tons claros é bem-vinda para qualquer tipo de ambiente, desde quartos a cozinhas, para evitar a concentração de micro-organismos e fornecer mais luz para qualquer que seja a atividade exercida ali. As decorações off-white, por exemplo, continuam em alta, conferindo elegância até aos menores espaços.

É especialmente importante evitar cores escuras em ambientes pequenos, como nos banheiros, para evitar que o visual pareça sufocante. Da mesma forma, tonalidades claras e vibrantes devem estar presentes em locais nos quais a criatividade e a vivacidade são importantes, como os home offices e espaços voltados à atividade física.

Fique atento ao layout

 luz natural

Cozinha clara com piso em cerâmica Clássico Branco, da linha Neutra, que contribui para a entrada da luz natural no ambiente

O posicionamento dos móveis dentro dos espaços também contribui bastante para o bom aproveitamento da luz natural no cotidiano. Acima de tudo, evite dispor móveis grandes, pesados e de cores escuras em frente às janelas. Assim, além de impedir que a iluminação entre no ambiente, há grandes chances de a incidência solar prolongada causar danos ao mobiliário, como desbotamento e manchas.

É bom evitar também sobrecarregar o piso e as paredes dos espaços com muitos objetos decorativos, como quadros, nichos, tapetes e mesas auxiliares, especialmente se forem de cores escuras. Além de deixar a decoração confusa, o excesso desses elementos impede que a luz natural se espalhe como deveria. Prefira, portanto, a máxima do menos é mais!

Prefira grandes aberturas

Caso exista a possibilidade ou intenção de fazer uma reforma no imóvel para melhorar o aproveitamento da luz natural, o ideal é substituir as janelas e portas pequenas, de esquadrias espessas, por grandes aberturas, com guarnições claras e leves.

Essa medida certamente dá um pouco mais de trabalho para ser executada, mas é essencial para residências que, devido ao posicionamento em relação ao sol, recebem pouca luz natural direta ao longo do dia. Com aberturas maiores, mais iluminação indireta é captada.

No caso de apartamentos em edifícios mais antigos, a situação complica devido a normas recorrentes sobre intervenções em fachadas, por exemplo. No entanto, vale a tentativa de propor em reunião do condomínio que seja feita ao menos a pintura ou, de preferência, a troca das esquadrias para otimizar o sistema de iluminação. Afinal, economia na conta de luz sempre é bem-vinda!

Mantenha os vidros limpos

Devido a sua transparência inerente, janelas, portas e demais elementos de vidro são os principais responsáveis pela entrada de luz natural nos espaços internos de uma casa. Se essa propriedade é prejudicada pela falta de manutenção, os níveis de iluminação também são afetados. É fundamental, assim, que quaisquer elementos arquitetônicos de vidro sejam limpos periodicamente — essa ação simples já permite que a iluminação seja aproveitada como deve.

Observe também que a limpeza de vidros deve ser executada com produtos que não agridam o material, tornando-o translúcido ou mesmo opaco ao longo do tempo. Use esponjas ou tecidos de fibras macias e produtos não abrasivos para manter o vidro sempre em boas condições.

Use elementos arquitetônicos a seu favor

 luz natural

O piso em cerâmica Clássico Cru, da linha Neutra, integrou perfeitamente a cozinha e sala de jantar, trazendo mais claridade para o ambiente em conjunto com a luz natural vinda das janelas

São inúmeros os exemplos na arquitetura mundial de como aproveitar bem a luz natural. Enquanto algumas técnicas servem para levar a iluminação além, outras focam em filtrar os raios solares com maior ou menor intensidade. Para fazer a melhor escolha no seu projeto, é importante contar com a ajuda de um profissional especializado e verificar quais as necessidades a serem atendidas em cada espaço.

Cobogós ou folhas de vidro, por exemplo, são ótimas pedidas para dividir área de serviço e cozinha sem impedir que a luz natural ilumine ambos os ambientes. No quarto ou em uma sala de estudo grande, uma prateleira de luz na parede oposta à janela faz com que os raios solares sejam refletidos para dentro do ambiente, enriquecendo e filtrando a iluminação. Para ser mais eficiente, o teto deve ser pintado em cor clara. Já em uma área de lazer externa, uma estrutura pergolada serve para criar uma região intermediária entre interno e externo, além de fornecer uma sombra fundamental nos dias mais quentes.

Seja com o brilho da manhã ou aquela aura dourada do pôr do sol, a luz natural traz mais vida aos ambientes e deixa qualquer estilo decorativo mais bonito. Vale ressaltar que, para a economia de energia ser real, é preciso que todos os moradores da casa estejam conscientes, usando apenas a luz natural durante as horas do dia nas quais ela é abundante. Nada de acionar as lâmpadas sem necessidade.

Agora que você já conhece os melhores truques para realçar cada cantinho da sua casa com a luz natural, assine nossa newsletter para receber sempre em primeira mão nossas dicas e novidades!