Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu
espaço multifuncional

Como pensar um ambiente multifuncional 

Dicas Pointer
Autor: Pointer - Data:

Com os novos empreendimentos residenciais ficando cada vez mais compactos, ter um espaço multifuncional em casa — ou até mais de um — é uma maneira criativa de aproveitar da melhor maneira possível todas as áreas disponíveis.

Para ter espaços multifuncionais realmente adequados às necessidades dos moradores, é preciso contar com bons projetos, de maneira a manter o conforto e otimizar a organização de mobiliário e circulação.

Afinal, o que é um espaço multifuncional?

A integração de ambientes está bastante presente no nosso cotidiano. Os espaços multifuncionais são aqueles que aproveitam um ambiente não apenas com a função primária para a qual este foi projetado, mas também para usos adicionais. Por exemplo, um living que conta com home office ou uma cozinha onde também se faz as refeições.

É importante salientar que, em um espaço multifuncional, a divisão entre as funções a serem desempenhadas nele são feitas pela diferenciação de mobiliário, pela organização de layout e outras técnicas semelhantes.

Esse conceito traz maior fluidez. Afinal, se contrapõe às divisões tradicionais entre os ambientes, que contam com paredes ou balcões para determinar onde termina um espaço e começa o outro.

A multifuncionalidade é uma das soluções mais utilizadas para resolver a organização de imóveis pequenos, sem perder o foco em atender a todas as necessidades apresentadas pelos moradores.

Quais são os tipos de espaços multifuncionais mais comuns?

Sem dúvidas, alguns desses espaços já se tornaram clássicos, devido à frequência com que a estratégia é utilizada. Veja a seguir.

Sala de estar + sala de jantar

espaço multifuncional

Espaço revestido com piso Ilhéus Canela, da linha Tropicália, que torna o ambiente moderno e aconchegante. A união entre a sala de estar e a de jantar deixa o local mais informal, fazendo com que os convidados fiquem mais à vontade para circular pelos espaços e conversar

É o espaço multifuncional que mais vemos em apartamentos, tanto nos compactos quanto nos mais amplos, tamanha é sua praticidade. A união entre a sala de estar e a de jantar torna o ambiente mais irreverente e informal. Com isso, as pessoas se sentem mais à vontade para conversar e passar um tempo com a família e amigos, seja em um jantar comemorativo, seja em um almoço de domingo.

Uma boa solução para esse ambiente é usar um tapete para deixar a área destinada a sofás e poltronas mais aconchegante. Outra ideia muito bem-vinda é instalar um lustre ou um pendente para dar destaque à mesa de jantar – com certeza o visual do ambiente fica ainda mais especial.

Cozinha + sala de jantar

espaço multifuncional

Aliar a cozinha à sala de jantar é uma boa opção para deixar o ambiente mais espaçoso. O piso revestido com Urbana Branco, que reproduz concreto, torna o local mais contemporâneo e aumenta a sensação de amplitude

A cozinha, por ser um local de preparo de comidas, já é atrativa por si só. Então, uma das melhores maneiras de reforçar isso é trazer a sala de jantar para mais perto de onde as delícias saem.

É uma união que funciona bem para aumentar a área da cozinha, quando esta é muito reduzida, ou para deixar o projeto mais charmoso e prático para o cotidiano, em ambientes mais generosos.

Em cozinhas amplas, colocar a mesa em uma posição estratégica é sempre uma boa ideia. Já nas cozinhas menores, a bancada de refeições pode ser integrada a uma mais alta, de preparo de alimentos, ou funcionar como divisão entre ambientes.

Varanda + sala de jantar + espaço gourmet

espaço multifuncional

Área externa multifuncional, ótima para receber os amigos. O piso revestido com Pietra di Basalto Grigia, que reproduz a pedra natural com interpretação urbana e contemporânea, é uma proposta arrojada para um décor elaborado

Cada vez mais, os apartamentos têm aproveitado as varandas para dar um espaço de lazer particular para os moradores. Nelas, são instalados bancada com cuba, armários, churrasqueira e outros equipamentos que permitem cozinhar, descansar e receber amigos em um só lugar.

Uma dica interessante para deixar a sua varanda versátil é utilizar um mobiliário que seja fácil de dobrar ou empilhar. Isso permite que você abra mais espaço para estender uma rede, por exemplo, quando não for receber convidados.

Sala de estar + home office

espaço multifuncional

Uma boa opção para criar espaços multifuncionais são móveis planejados que integram os ambientes. Nesse exemplo, temos o painel da sala de estar junto à mesa para home office. O destaque do local fica com a parede revestida de Mos Metropolitan Mix, que deixa o espaço decorado e moderno

O mobiliário e a organização do layout também são elementos-chave para integrar com sucesso o home office à sala de estar. Aproveitar uma parede para instalar uma bancada e nichos para computador e livros já é uma boa maneira de aproveitar uma área que seria apenas de circulação.

No entanto, é preciso ter alguns cuidados. Caso você precise armazenar muitos livros, é recomendado que seja em armários com portas, do contrário, pode parecer que a sua sala é desorganizada e visualmente desconfortável. Porém, se preferir estantes abertas, procure usá-las a seu favor: que tal fazer uma composição com livros e objetos decorativos como porta-retratos ou souvenires de viagem?

Quarto + home office

espaço multifuncional

Quarto com um espaço preparado para estudar ou trabalhar. O ambiente tem o piso revestido com Tijuca Mix, da linha Tropicália, que deixa o local aconchegante. Além disso, o espaço é bastante arejado com iluminação natural, o que contribui para a concentração

Quer mais praticidade do que ter um espaço preparado para horas de estudo ou trabalho dentro do quarto? A bancada para computador pode ser integrada ao projeto de móveis planejados, ficando lado a lado com o armário ou incluindo um rebaixamento para funcionar como cabeceira da cama.

Nesse ponto, é essencial prestar atenção à iluminação: em geral, os quartos precisam de luz mais amena, que favoreça descanso e relaxamento para boas noites de sono. No entanto, para melhorar a concentração no trabalho ou nos estudos, é essencial contar com uma iluminação que deixe a pessoa mais desperta. A fim de resolver esse impasse, uma ótima estratégia é o uso de spots instalados na direção da bancada ou de iluminação de tarefa, feita por pendente ou luminária de mesa.

Que outros ambientes podem ser multifuncionais?

Além das combinações que listamos, dependendo das demandas da família e dos espaços à disposição, outras alternativas podem surgir.

Varanda + brinquedoteca

Se falta um espaço lúdico para as crianças na casa, que tal transformar uma parte da varanda em uma brinquedoteca? Usando materiais simples, como alguns nichos e caixas para armazenar os brinquedos, pufes, tapete ou colchões de tecido impermeável e uma mesa de tamanho infantil, já é possível criar uma área de diversão para os pequenos e reservar um espaço para a bagunça das brincadeiras.

Hall + closet

Algumas suítes contam um pequeno corredor até a sua parte mais ampla. Caso as dimensões permitam, esse é um excelente espaço para instalar um armário sob medida e usar como closet. Spots, trilhos eletrificados e fitas LED são opções muito boas para compor a iluminação e deixar o lugar ainda mais sofisticado.

Quarto de hóspedes + home office

Se a sua casa tem um quarto de hóspedes e não é possível montar um espaço para trabalho e estudo em outros ambientes, uma dica é unir esses dois ambientes. Planejando o layout e o mobiliário, é viável incluir nesse espaço uma bancada para computador e acessórios, TV para os hóspedes, estante de livros e armário. Substituir a cama por um sofá-cama também é uma boa ideia para liberar espaço de circulação.

Área externa + cozinha + sala de jantar

Esta é uma opção especial para casas de veraneio. Afinal, nada melhor do que preparar uma boa comida ao ar livre, com uma boa área de lazer e descanso ao redor, na companhia de familiares e amigos.

Para esse ambiente, uma decoração baseada em tons amadeirados, com ladrilhos hidráulicos e revestimentos que reproduzem madeira – como os da linha Tropicalia – podem completar a atmosfera de acolhimento.

Todas as combinações permitem também uma boa dose de personalização de ambientes. Afinal, sua casa deve ter a sua personalidade!

Agora que você já sabe como compor o seu espaço multifuncional, assine a nossa newsletter e fique sempre por dentro de outras dicas para personalizar a sua casa!