Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

Inclua características da cultura nordestina na decoração

Tendências de Decoração
Autor: Pointer - Data:

O Nordeste é a terceira maior região brasileira em termos de território, mas ela não se limita a isso. É também uma das mais ricas quando se trata de cultura. As terras nordestinas reúnem tradições e costumes que constroem uma identidade fortíssima, marcada por sons, cores, formas e sabores famosos no mundo todo.

A dança, a música, o vocabulário, a culinária, a religiosidade e a arte estão entre as manifestações culturais mais representativas do povo nordestino e resultam da mescla das influências africana, indígena e portuguesa.

Vale destacar que o folclore é muito forte em todos os estados nordestinos. Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe simplesmente exalam cultura.

Se você aprecia o visual e a essência do Nordeste e deseja levar um pedacinho dessa região para sua casa, confira a seguir algumas dicas para incluir a cultura nordestina na decoração. Venha com a gente!

Grande contraste de cores

O misto de cores é a cara do Nordeste. Basta pensar em frevo, fitas do Senhor do Bonfim, praias paradisíacas e coqueirais cheios de vida para ter a certeza de que essa região é colorida por natureza.

Sendo assim, essa mistura de tonalidades pode servir de inspiração ao decorar a casa. Aposte nesse contraste nos móveis, paredes e revestimentos. Para completar, invista em detalhes decorativos vibrantes — em vermelho, amarelo ou laranja, por exemplo.

Xilogravuras em quadros, tapetes e almofadas

Inspire-se no agreste nordestino e use xilogravura para decorar a sua casa. Essa é uma maneira interessante de deixar a residência com um visual bem nordestino. A xilogravura é a técnica artística de fazer gravuras em relevo sobre a madeira. Usado nas ilustrações da literatura de cordel, esse método pode ser aplicado em quadros, tapetes e na estampa de almofadas.

Souvenirs regionais

Na sua próxima viagem ao Nordeste, que tal passear pelas cidades históricas e trazer para casa alguns souvenirs locais? Invista em miniesculturas, réplicas de pontos turísticos, garrafas decoradas, bonecos, personagens folclóricos, cestas etc.

Você pode criar uma pequena galeria com essas recordações. Além de enfeitar a residência, esse espaço será carregado de memórias afetivas. Não é difícil encontrar esses itens nas cidades nordestinas. Basta visitar feirinhas regionais e mercados de trabalhos manuais. O roteiro do artesanato na região é muito rico!

Alguns exemplos de locais interessantes para visitar e encher as sacolas de souvenirs decorativos são a Feira de Arte e Artesanato de Boa Viagem, a Feira da Sé e o Mercado da Ribeira em Olinda, Pelourinho e Mercado Modelo em Salvador, Mercado de Artesanato Paraibano em João Pessoa, Mercado Central de Fortaleza e Feirinha de Artesanato da Pajuçara, em Maceió.

Artesanato tradicional do Nordeste

O artesanato nordestino é tão rico que merece aparecer em destaque na sua decoração. Vale a pena acrescentar os instrumentos musicais produzidos artesanalmente na Bahia, como o Berimbau e o Atabaque. Os tapetes, cortinas e toalhas feitos pelas rendeiras do Ceará também são lindos objetos decorativos, capazes de deixar a casa mais bonita e cheia de significado.

Elementos naturais na decoração

Se você pretende se deixar levar pela influência da cultura nordestina, sem cometer excessos e tornar a decoração caricata, uma forma sutil e elegante de fazer isso é escolher móveis e itens feitos com materiais encontrados na região. Bons exemplos são: madeira, bambu, rendas, couro, cerâmica, argila, fibra do buriti, entre outros.

Referências religiosas

A religiosidade está muito presente na cultura nordestina e, para quem gosta de unir fé e decoração, um recurso que funciona bem é apostar em imagens e santos.

Santo Antônio, São João e São Pedro são os católicos de maior importância no Nordeste. Outra imagem religiosa de grande representatividade é Iemanjá. Caso você curta a ideia, a escultura da Rainha do Mar pode ser combinada com elementos náuticos, já que o estilo Navy está em alta.

E aí, gostou das nossas dicas de decoração? Para ter acesso a outros conteúdos exclusivos como este, nos acompanhe nas redes sociais. Estamos no Facebook e no Instagram. Até a próxima!

#VivaSuaCasa #DesignDemocrático #DicaPointer #Decoração #MaisDesignEmSuaVida