Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu
Decoração de quarto para jovens: aprenda como criar um ambiente personalizado

Decoração de quarto para jovens: aprenda como criar um ambiente personalizado

Tendências de Decoração
Autor: Pointer - Data:

Todo adolescente sonha em ter um quarto que combine com toda a sua energia. Afinal, esse é o primeiro espaço que ele chama de seu, certo? Portanto, escolher tema e objetos de decoração de quarto para jovens merece toda a atenção e participação direta dos futuros usuários.

Além do mobiliário básico, como cama, armário e uma mesa de estudos, uma decoração de quarto para jovens precisa contar com elementos como luminárias, almofadas, objetos de coleção e o que mais reflita sua energia.

Para criar um ambiente com a cara do seu filho, acompanhe nossas dicas e inspire-se!

Escolha um tema

Antes de tudo, convide o jovem para participar da escolha de um tema para a decoração do quarto. É justo, uma vez que aquele será o local no qual o adolescente mais vai se sentir seguro e à vontade.

Nesse ponto, a criatividade e os gostos pessoais do dono ou da dona do quarto é que vão orientar por onde o projeto deve começar. Para ajudar na tarefa, procure lembrar, junto a ele ou a ela, as atividades que mais gosta de fazer: seja ler, seja jogar videogames ou acompanhar filmes e séries, tudo pode virar um tema.

A partir daí é possível escolher os objetos decorativos que vão caracterizar o espaço. É bom fazer pesquisas considerando várias lojas, para aproveitar os melhores preços. No caso de compras pela internet, verifique a confiabilidade da marca e os prazos de entrega, de modo a ter tudo em mãos na hora certa.

O importante aqui é, acima de qualquer coisa, respeitar o estilo do jovem e deixá-lo se envolver no processo de escolha de cores, móveis e qualquer outro objeto que componha o ambiente.

Aposte em um layout criativo

decoração-de-quartos-para-jovens

Quarto personalizado com layout criativo

Nada enche mais os olhos dos jovens, no caso do design de interiores, do que uma distribuição de móveis que foge do convencional. Ao contrário do que se pode pensar, esse jogo com o layout é possível em qualquer espaço, dos amplos aos compactos, e gera resultados surpreendentes!

Um bom exemplo é a cama suspensa: funciona como se fosse um beliche, mas sem a cama inferior, deixando o espaço livre. Ali, pode ser colocada uma mesa de estudos, poltrona e TV para jogar videogame, uma casinha de bonecas ou deixar livre para brincadeiras diversas.

Outra ideia de layout criativo para irmãos que compartilham o mesmo cômodo é criar um miniambiente para cada um. Use beliches planejados, diferentes cores para deixar o cantinho de cada um bem definido e distribua o mobiliário de maneira igualitária, para evitar desentendimentos.

Selecione a paleta de cores

A paleta precisa combinar com o tema escolhido e com a personalidade dos jovens. Como as definições de cores, brinquedos e atividades “de menino” e “de menina” estão cada vez mais em desuso, o ideal mesmo é deixar que o jovem se sinta livre durante a seleção das tonalidades.

Uma boa estratégia para facilitar futuras reformas é escolher uma base neutra para a decoração. Brancos, cinzas, beges e amadeirados cumprem muito bem essa função e permitem uma ampla gama de combinações com outras cores.

Para uma atmosfera mais suave, os tons pastéis são as grandes apostas do momento. Já para o adolescente que gosta de um visual mais vibrante, cores como o amarelo, o azul e o laranja são boas ideias para uma cor predominante. Fique atento apenas ao excesso de tonalidades muito escuras, uma vez que elas comprometem o desempenho da iluminação.

Prefira mobiliário inteligente

decoração-de-quartos-para-jovens

Quarto criativo revestido com a linha Metropolitan Branco e Mônaco Nude

Móveis bem planejados, feitos sob medida ou não, são aqueles capazes de acompanhar o crescimento de uma criança ou um adolescente por vários anos, independentemente das mudanças nas preferências, na rotina ou mesmo no tema da decoração do quarto.

Dessa forma, assim como durante a seleção da paleta de cores, apostar em armário, mesa, cadeira e estante neutros é um bom truque para economizar no futuro. O melhor mesmo é adquirir móveis que, ainda que não sejam personalizados, sejam duradouros e que aproveitem bem cada cantinho do ambiente.

Algumas camas contam com cama auxiliar, que é excelente para receber amigos para dormir. Outras recebem gavetas em sua estrutura, perfeitas para guardar sapatos ou brinquedos, evitando que fiquem espalhados. Além disso, uma quantidade generosa de gavetas, de nichos e de prateleiras ajuda a manter tudo arrumado. Tudo depende das preferências do jovem!

Lembre-se da iluminação

A iluminação está longe de apenas clarear um espaço. Mais do que isso, ela é capaz de valorizar formas, melhorar o desempenho e a concentração nos estudos e possibilitar descansos de qualidade.

Para a iluminação geral de um quarto, a luz indireta é a mais indicada, feita por meio de sancas, rasgos no forro ou luminárias com essa propriedade. Isso porque, ao contrário da luz direta, ela proporciona maior conforto visual e causa menos estresse ao organismo, permitindo que o descanso seja mais eficiente, ainda que de luz acesa.

Como a luz indireta reflete no teto para se espalhar por todo o ambiente, a iluminação fica também mais uniforme, causando poucos contrastes visuais. Uma luz amarelada dá um clima mais aconchegante ao quarto, o que é ótimo para acalmar o ritmo acelerado do cotidiano.

Para a mesa de estudos, o melhor é contar com uma iluminação de tarefa. Pode ser feita com pendentes, com luminária de mesa ou com spots e deve ser na cor branca fria, que é a tonalidade de luz que estimula concentração e atenção.

Para as meninas que gostam de se maquiar, as várias lâmpadas que possibilitam aquele efeito de camarim não são à toa: a iluminação da penteadeira deve ser o mais neutra possível e posicionada de frente para o rosto, para evitar a formação de sombras, que prejudicam o resultado da produção.

Outras formas de iluminar muito interessantes são as fitas LED, as luminárias criativas e as fibras ópticas, que sempre proporcionam efeitos encantadores no décor.

Invista nos acabamentos

Na decoração de quarto para jovens, o piso é uma das maiores superfícies, assim como no restante da casa. Por esse motivo, instalar revestimentos bonitos e de qualidade é um dos pontos mais importantes do projeto. Assim, além da boa durabilidade ser um requisito essencial, o design também vai ter uma forte contribuição para o visual final do espaço.

Os porcelanatos, as cerâmicas em grandes formatos e os supercerâmicos — que têm cada vez mais se estabelecido como grande tendência no mercado — são ótimas opções para cômodos de quaisquer dimensões. Afinal, dão uma sensação de amplitude e sofisticação ao décor mesmo em ambientes reduzidos.

Por outro lado, durante muito tempo os papéis e tecidos de parede comandaram as tendências para decoração de quarto para jovens. No entanto, outra forte tendência que tem se estabelecido é a de instalar, mesmo em ambientes sem contato constante com umidade, revestimentos com relevo em 3D, com estampas e formatos criativos.

Essa solução tem se mostrado vantajosa porque apresenta grande durabilidade e resistência, assim como os revestimentos de piso, e requerem menos manutenção, quando comparada à pintura ou aplicação de papel. Ou seja, o investimento maior, em princípio, compensa pela ausência de necessidade de retoques ou troca de materiais.

Pode parecer complicado, mas juntar todas essas dicas para compor um ambiente que agrade os jovens exige apenas paciência e foco para escolher móveis, tecidos e outros elementos que harmonizem entre si e ajudem a traduzir toda a individualidade do jovem.

Não existe uma receita exata de sucesso. O essencial é manter sempre o diálogo em aberto entre pais ou responsáveis, futuros usuários do espaço e, é claro, o profissional contratado para ajudar no processo.

A Pointer conta com uma série de coleções e modelos de revestimentos que vão muito bem no piso ou nas paredes da decoração de quarto para jovens. Confira já como harmonizar as opções no nosso simulador de ambientes! Até a próxima!

#VivaSuaCasa #DesignDemocrático #DicaPointer #Decoração #MaisDesignEmSuaVida